Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Samu recebe 25 ambulâncias e terá qualificada a frota

1

Na manhã desta quinta-feira, 16, em solenidade realizada na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou a entrega de novos equipamentos hospitalares, e de 25 ambulâncias a serem utilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), tanto em bases descentralizadas da capital quanto do interior do Estado. Desses automóveis, 21 foram adquiridos mediante contrato de locação. Os quatro veículos restantes foram obtidos com recursos provenientes de emendas parlamentares dos deputados federais Adelson Barreto (PR) e João Daniel (PT).

Durante a solenidade, 14 viaturas foram apresentadas, sendo as mesmas aptas a serem utilizadas por equipes de suporte básico, formadas por condutor de veículo de urgência e técnico de enfermagem, bem como por equipes de suporte avançado, formadas por médico, enfermeiro e condutor. “Trata-se de um momento inédito vivenciado pela SES, em que cerca de 465 equipamentos médico hospitalares irão compor as 13 unidades inseridas na Rede Estadual de Saúde, no atendimento aos pacientes. Quanto ao Samu, a SES entrega parte das ambulâncias de um novo contrato de locação, a fim de reestruturar a assistência pré-hospitalar móvel.  Trata-se, portanto, de um contrato emergencial, tendo em vista a necessidade de melhorar o atendimento aos cidadãos”, declarou o diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Marcos Chou.

Entre os novos equipamentos disponibilizados pela SES para uso nas ambulâncias estão o desfibrilador externo automático (DEA), aparelho tido como de extrema importância para melhorar o índice de sobrevivência das vítimas que sofrem parada cardiorrespiratória. Além desse, será também utilizado pelo Samu o ventilador portátil destinado aos pacientes que necessitem de ventilação mecânica pulmonar. Para o coordenador de frota do Samu, Geraldo Meneses, as ambulâncias representarão o alívio imediato refletido na melhoria do fluxo de atendimentos em pelo menos nove bases descentralizadas. “Visto que as viaturas utilizadas pelo Samu já acumulam anos de uso, nos alegramos com a chegada dessas 25, tendo em agendamento o recebimento de mais 30 já empenhadas para compra mediante recursos próprios do Estado e, além dessas, outras 30 a serem enviadas pelo Ministério da Saúde”, explicou Geraldo.

Benefícios

Condutor de veículo de urgência há oito anos, Cleverton Costa enfatiza o diferencial na assistência pré-hospitalar móvel de urgência, que é a condição física do seu principal instrumento de trabalho. “Dispor de um veículo que possui condições de uso faz toda a diferença no atendimento prestado ao cidadão. Em boas condições de uso, a ambulância oferece mais conforto aos pacientes e também aos profissionais da saúde. Além disso, não corre o risco de ser baixada por longo espaço de tempo e ainda proporciona equipamentos novos para garantir maior eficiência na prestação de serviços”, pontuou ele.

Para o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, as novas aquisições se sobrepõem a um cenário nacional caracterizado por dificuldades financeiras. “Sergipe não é o único estado brasileiro a apresentar tais dificuldades por conta da crise econômica anunciada no país, porém não poderíamos abrir mão do gerenciamento da máquina pública, de forma que os reflexos da crise não fossem sentidos com tanta intensidade pela população. Tínhamos problemas visíveis no Samu, que do dia a dia estão sendo superados, até mesmo com a alternativa de locação de ambulâncias através de um processo licitatório emergencial. A meta a ser alcançada pelo Governo do Estado, por sua vez, é de disponibilizar 100% da frota de ambulâncias totalmente novas”, concluiu o gestor.

Foto assessoria

Leia também