Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Sergipanos participam do Festival Cultural do Brasil na Europa

1

A 5ª edição do Festival Cultural do Brasil, acontecerá nos próximos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2017, na cidade de Gmünd in Kärnten, Áustria, tendo como finalidade promover a cultura do Brasil no exterior gerando assim um espaço de conhecimento, divulgação e internacionalização das artes e do turismo do Brasil na Europa. Esta edição contará com a parceria entre as associações Papagaio e Austria Brasil. Como não poderia deixar de acontecer, Sergipe estará muito bem representado neste evento através da arte do pianista e compositor sergipano, João Ventura, Luciana Aguilar, Lúcio Telles, Márcio Garcez, Melissa Warwick, Gladston Barroso, Nivaldo Santos, entre tantos. Uma belíssima mostra das bonecas de pano confeccionadas pelas bonequeiras das cidades sergipanas de São Cristóvão e de Nossa Senhora das Dores intitulada “Panós” também se fará presente no evento (sob curadoria da museóloga Sayonara Viana). Abaixo, a lista com todos os participantes.

A comissão organizadora do festival 2017 vem composta por três brasileiras: Vanessa Tölle (Sergipe), Verônica Schell ( Rio Grande do Norte) e Geise Perrelet (Amazonas) ambas radicadas na Europa e, que juntamente com os artistas brasileiros fazem acontecer esta edição do Festival no cenário medieval da cidade austríaca da arte. “O Festival vem crescendo a cada ano, levando a imagem positiva do Brasil para o exterior. A abertura do festival contará com a presença de autoridades austríacas onde a abertura oficial será feita pelo embaixador do Brasil na Áustria Ricardo Neiva Tavares”, revelou a idealizadora do Festival e fundadora da Associação Papagaio, a pedagoga Vanessa Noronha Tölle.

De acordo com Vanessa, a curadoria geral para esta edição vem acontecendo desde o início do ano. “Estivemos viajando o Brasil inteiro observando o que vem sendo feito e o que mais representaria nosso País aqui na Áustria. A cada ano percebemos um crescimento em nosso evento e isto se deve ao empenho que nossos artistas entregam em suas produções. Como não podia deixar de acontecer estamos trazendo o que há de mais significativo em Sergipe aqui para Europa, por entendermos que o nosso estado produz uma arte genuína, e maravilhosa, que deve ser vista e enaltecida no mundo inteiro”, pontuou.

O Festival Cultural do Brasil tem sempre a finalidade promover a cultura do Brasil no exterior gerando um espaço de conhecimento, divulgação e internacionalização das artes e do turismo do Brasil na Europa. “É a forma de mostrarmos no exterior que o Brasil não é apenas o cenário dos escândalos políticos e da corrupção, mas sim um lugar de uma gente que, apesar das diversidades, batalha diariamente para sobreviver de sua arte e da cultura. o Festival Cultural do Brasil é o palco para o nosso Brasil brilhar aos olhos dos europeus”, enfatizou Vanessa.

Através das redes sociais, o prefeito da cidade de Gmünd, Josef Jury, deu boas-vindas aos participantes do Festival de Cultura Brasileira. “Estou muito feliz em poder apoiar este projeto de união entre os povos, juntamente com a Embaixada do Brasil e, dessa forma, fortalecer nossa reputação de cidade das artes. Tudo de bom para todos”, disse.

O show de abertura ficará por conta do pianista e compositor sergipano, João Ventura, que levará ao público o projeto Contraponto. A exposição fotográfica será reapresentada numa celebração coletiva intitulada “Brasil Autoral” composta por 10 fotógrafos brasileiros sendo eles: Flávia K, Guto Esteves, Júlia Duarte, Luciana Aguilar, Lúcio Telles, Melissa Warwick, Nino Nogueira, Rogério Maranhão e Zeca Fernandes sobre a curadoria do renomado curador internacional Mário Britto. Fotografias de Antonius Mansus e José Lemos também serão apresentadas dentro deste contexto. O fotojornalista Márcio Garcez, apresentará a festa religiosa Senhor dos Passos da cidade de São Cristóvão.

Na sala principal do Alter Burg, castelo medieval de Gmünd os artistas brasileiros: Anízia Marques, Arthur Dommer, Cybele Ramalho, Daniel Torres, Doce Freire, Edy Skreinig, Fabio de Ojuara, Felipe Bezerra, Gladston Barroso, Guaraci Gabriel, Helena Briginol Uberti, Ivo Maia, Jandr Reis, Julio Siqueira, Kefren Pok, Márcia Guimarães, Mathieu Duvignaud, Morvan França, Nivaldo Santos e Vanessa Tölle estarão participando da exposição coletiva com obras de artes, sob curadoria do desenhista e artista plástico, Daniel Torres.

Performances de danças ficarão sobre o comando de: Anizia Marques, Alexsandro Rocha, Veronica Schell, Pierre do Vale e Janaína Krauskopf. Na área de audiovisual serão exibidos documentários de Páscoal Maynard, Francisco Bezerra e Francisco das Chagas.

Nadia Gentile do Templo Guaracy/ Graz ministrará uma palestra sobre a Umbanda e os Orixás. Márcia Guimarães estará apresentando poesias dos seus três livros já lançados no Brasil Inquietudes, Amago e Volúpia dentro do programa voltado a literatura.

Confeccionadas pelas bonequeiras das cidades sergipanas de São Cristóvão e Nossa Senhora das Dores, a exposição “Panós” (com curadoria da museóloga Sayonara Viana) será uma intervenção artística. Vitrines Culturais com ícones da cultura popular brasileira também farão parte da exposição.

Oficinas serão ministradas por Veronica Schell e Pierre do Vale (Forró), Janaína Krauskopf (Samba), Helder Batata (Pandeiro), Marcia Guimarães (Pintura/Aquarela), Daniel Torres (Desenho)e Capoeira( Pierre do Vale).

No dia 19 de novembro, no encerramento da 5ª edição do Festival Cultural do Brasil, uma programação especial com a apresentação de Geise Perrelet no espetáculo sobre as “Lendas da Amazônia”, sob direção artística do Juarez Lima.

Outros detalhes, acesse: https://www.facebook.com/festival2017gmund/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Acervo Festival Cultural do Brasil

Leia também