Aracaju, 29 de março de 2024

BANCÁRIOS PROTESTAM CONTRA FECHAMENTO DE AGÊNCIA BRADESCO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

Por Déa Jacobina

Depois de adquirir as duas agências do banco inglês HSBC em Aracaju, o Bradesco fecha nesta sexta-feira (17), às 11h, uma delas: a agência Mariano Salmeron, localizada no populoso Bairro Siqueira Campos. Um pequeno aviso fixado dentro da agência informa aos clientes e beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que o atendimento será transferido para o Bradesco da Rua Santa Catarina, nº 313.

Na manhã desta quinta-feira(16) , os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) realizaram ato de protesto em frente a agência. A presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira voltou a cobrar das autoridades aracajuanas ações para impedir o fechamento da agência no bairro. “O fechamento de uma das agências bancárias no bairro Siqueira Campos representa um total desrespeito aos clientes e aos comerciantes do maior bairro da nossa capital. Ao desativar essa agência, o banco estará criando dificuldades inclusive para a economia dessa comunidade. Além disso, a outra agência do Bradesco localizada na Rua Santa Catarina é um prédio pequeno, com quantitativo reduzido de funcionários e sobrecarregado de clientes e de aposentados do INSS. Assim, não poderá atender com condições adequadas e com mínimo de dignidade a demanda oriunda da agência Mariano Salmeron”, afirma a liderança bancária.

Os sindicalistas destacaram que o Bradesco ganhou a concorrência para pagamento de benefícios dos aposentados no Nordeste brasileiro e que é um dos cinco maiores bilionários lucros de bancos brasileiros. O lucro líquido do Bradesco, o segundo maior banco privado do Brasil, subiu 7,8% no terceiro trimestre de 2017 para 4,8 bilhões de reais, na comparação com o mesmo período de 2016. “De forma gananciosa, os banqueiros objetivam prestar serviços à população e clientes com custo mínimo e com taxas abusivas. E nessa política, fecham agências, reduzem postos de trabalho e sobrecarregam os funcionários”, critica Ivânia Pereira.

E mesmo como todo lucro vem fechando as agências e de Pontos de Atendimento (PA), em todo o País. Em fevereiro deste ano, no município de Barra dos Coqueiros, o Bradesco transformou a agência local em PA. Em Sergipe, o Bradesco tem oito agências na capital e 13 no interior. Em Aracaju, estão instaladas as agências Aracaju Centro; General Valadão; Hiper Bom Preço; Francisco Porto; Siqueira Campos, Jardins Urbana; Prime Jardins e Centro Prime. Já no interior sergipano, o Bradesco tem agências nas cidades de Aquidabã, Capela Boquim, Cristinápolis, Canindé do São Francisco, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Propriá e São Cristóvão.

Linha do tempo

Encerramento de agências bancárias em Sergipe/2017

20.01.2017 _ O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) fechou a agência da Avenida Luiz Magalhães, localizada na cidade de Itabaiana.

17.02.2017_ Banco do Brasil fecha três agências em Aracaju (Aracaju; Santo Antônio e Desembargador Maynard). No interior, duas agências foram transformadas em Posto de Atendimento (Moita Bonita e Itabaiana).

01.03.2017_ Banco do Estado de Sergipe (Banese) fecha a agência localizada dentro do Shopping Center Design (Ponto Novo), na Avenida Augusto Franco.

24.03.2017_ Bradesco transforma agência da Barra dos Coqueiros em Posto de Atendimento.

20.04.2017_ Itaú Unibanco encerrou atividades nas cidades de Lagarto e Itabaiana. Hoje, o banco atua com apenas seis agências e um Ponto de Atendimento Bancário (PAB).

17.11.2017_ Bradesco encerra atividades da agência Mariano Salmeron, localizada no populoso Bairro Siqueira Campos.

20.11.2017_ Banco do Brasil desativará o Ponto de Atendimento na cidade de São Domingos.

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também