Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

‘FERA 90’ ASSUSTA CANDIDATOS A FEDERAL

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A presença do presidente do Sindicato dos Rodoviários de São Paulo, Valdevan Noventa, em Sergipe, tem deixado alguns pré-candidatos a deputado federal – e até mesmo os que tentarão a reeleição – um tanto quanto preocupados. Digamos, utilizando um termo chulo, “estão torando prego”. Ele entrou com os dois pés e iniciou trabalho de conquista de forma ainda não muito clara, ou esclarecida.

Revela-se um cidadão esperto e que sabe “onde o líder político dorme”. Está certo que pretende vaga na Câmara Federal e atua forte nas regiões Sul e Centro Sul. É de Estância e também se imagina prefeito do município em 2020, caso não seja eleito, o que [ele mesmo] acha difícil. Seria ele o próprio ‘carro forte’ a abrir caminhos por Sergipe afora. Vai tentar conquistar o sertão a partir da próxima semana e chegará disposto até a comer cacto.

Lembra um pouco Daniel Tourinho, que desembarcou em Sergipe como presidente do Partido da Reconstrução Nacional (PRN), legenda criada para abrigar Fernando Collor, eleito presidente da República em 1990. Neste mesmo ano, Daniel disputou mandato de deputado federal pela legenda e perdeu. Não soube aplicar a grana que trouxera. Mas, Tourinho perto de Valdevan era uma criança que sequer rastejava.

A ‘Fera 90’ já foi vereador no município de Taboão da Serra (SP), pelo PSB, e hoje está sem partido. Mas iniciou uma paquera com o PPS, inclusive participando do congresso da legenda ontem. Outras siglas já mostram interesse por ele e, cortejado por lideranças sedentas, ele faz a festa por onde passa e assusta a prováveis concorrentes. Sua candidatura é certa e quem quiser que saia de baixo.

Tem um detalhe: o estilo de Valdevan não casa bem com o estilo João Fontes de ser. Ele não tem o mesmo perfil que Fontes exige dos seus companheiros de partido, mesmo sendo candidato ao Senado da República. Aguardem surpresas…

VALDEVAN SERÁ ELEITO

Um deputado federal contou ontem à coluna, pedindo off, que Valdevan Noventa, atual presidente do Sindicato de Transportes de São Paulo, será eleito por Sergipe.

Valdevan é sergipano e participou ativamente da campanha de 2016.

ESTÁ COMPRANDO VOTOS

Segundo a mesma fonte, o pré-candidato Valdevan Noventa estaria comprando votos em suas bases na região Sul, e terá entre 80 a 90 mil votos em Sergipe.

– Para comprovar a compra de votos, basta olhar as contas de lideranças, denunciou.

FOI BEM MAIS LONGE

O deputado também informou que as compras de votos estão sendo feitas em colônias de pescadores, junto a vereadores e até prefeitos da região Sul e Centro Sul.

– Parte desses prefeitos foi eleita com a ajuda de Valdevan.

ITABAIANINHA NA MÃO

Vereadores da situação e oposição em Itabaianinha já estão fechados com Valdevan e a informação é que o prefeito Danilo Carvalho vai também. É uma loucura…

Atenção pessoal do sertão: Valdevan Noventa está chegando com ‘água na mão’.

VALDEVAN NO PPS?

Ontem à tarde, Valdevan Noventa [sem partido] esteve no congresso do PPS ao lado de alguns vereadores das regiões Sul e Centro Sul do Estado.

Teve conversa com a direção do partido e está com um pé dentro.

NÃO É QUESTÃO DE POLÍCIA.

O problema de recursos entre a Prefeitura de Aracaju e o Hospital de Cirurgia não é uma questão de Polícia, mas de vida.

A sociedade quer solução e não ação policial.

POVO JÁ ESTÁ CANSADO

Toda a população está cansada dos caprichos políticos que mexem com a saúde e expõem rixas que não servem às necessidades da população.

Já que o caso está na Polícia, que prendam os responsáveis.

O PMDB ANUNCIA APOIO

Será hoje, no Instituto Histórico, a festa do PMDB para anunciar apoio total ao filiado Belivaldo Chagas, pré-candidato ao Governo do Estado em 2018.

Com a oficialização acabam-se especulações em torno da campanha.

A FESTA DE APOIO DO PSD

No próximo sábado será a vez do PSD fazer uma grande festa para fechar apoio à pré-candidatura de Belivaldo Chagas. A reunião será na fazenda de Mitidieri.

A previsão é de que 400 lideranças do partido participem.

METRALHADORA FUNCIONA

O advogado João Fontes (PPS), pré-candidato a senador pela legenda, aponta arma e atira firme no senador Valadares (PSB) e no governador Jackson Barreto (PMDB).

Já os elegeu seus adversários nas eleições do próximo ano.

MENDONÇA NO SERTÃO

Já o pré-candidato a governador pelo PPS, Mendonça Prado, está se movimentando para levar essa sua pretensão aos eleitores e ‘vender’ suas propostas.

Não deixará de lembrar João Alves Filho.

NÃO TRATA SOBRE TURISMO

O ex-deputado Sergio Reis (PMDB) não trata sobre assumir o Ministério do Turismo e nem qualquer outro cargo. Foca nas eleições estaduais do próximo ano.

Sergio pretende ser suplente de Jackson na disputa pelo Senado.

JOÃO DANIEL E GRÃ CRUZ

O deputado federal João Daniel (PT) feliz por ter recebido ontem a Comenda Grã Cruz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Foi o único parlamentar de Sergipe a receber a comenda.

DEPUTADO E UM SENADOR

João Daniel calcula que o PT vai eleger no próximo pleito um deputado federal e um senador, nesse caso seria o ex-deputado Rogério Carvalho.

Acha que o federal será ele, claro.

PHS ABERTO A SUKITA

O PHS está aberto para filiação de Manoel Messias Sukita ao partido, para que seja o candidato da legenda a deputado federal.

As conversas acontecem e as portas estão abertas.

FALTA DE ORIENTAÇÃO

Grupo de Zezinho Guimarães (PMDB), em Itabaianinha, quer uma definição dele em relação aos candidatos ao Governo e Senado. “Um dia ele aparece com Belivaldo…

… no outro, com André Moura e Eduardo Amorim”.

TERMINOU COM FESTA

O congresso do PPS terminou ontem com festa em um salão, inclusive com música ao vivo e muita animação. A comemoração foi até à noite.

Todos acharam que o congresso foi uma ‘festa de arromba’.

CÂMARA EM CANINDÉ

Muita confusão entre vereadores da Câmara Municipal de Canindé do São Francisco, na quinta-feira à noite. Discussões violentas que chegarão à justiça.

Houve até denúncia de ameaça de morte. Ufa!

Notas

Renan é condenado – A 14ª Vara Federal de Brasília condenou na 5ª feira o senador Renan Calheiros a perder o mandato e suspendeu seus direitos políticos por oito anos. A informação é do Uol. A condenação seria por improbidade administrativa. O alagoano permanecer no cargo enquanto a Justiça não decidir sobre recursos.

0x0

Quê vergonha hein? – Os ministros que votaram a favor da autorização do Senado para a adoção de medidas cautelares contra Aécio Neves estão satisfeitos com a “repercussão geral” no Rio de Janeiro? Pergunta ‘O Antagonista’, em relação à revogação da prisão dos deputados por decisão da Assembleia do Rio de Janeiro.

0x0

Bolsonaro ajuíza ação – Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ajuizou uma ação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para que o apresentador e jornalista Marcelo Tas se abstenha “de voltar a usar adjetivos como racista e homofóbico, ou similares” para qualificá-lo, sob pena de multa de R$ 10 mil a cada vez que fizer isso.

0x0

Psol expulsa deputado – O PSOL decidiu pelo imediato afastamento do deputado estadual Paulo Ramos do partido e iniciou, na comissão de ética, seu processo de expulsão, após o parlamentar votar, na sexta-feira, acompanhando a maioria, pela libertação de deputados estaduais do Rio de Janeiro (Alerj), presos por corrupção.

0x0

Escudo para corruptos – O procurador Deltan Dallagnol considera que o caso da libertação de deputados do Rio apenas torna mais evidente a injustiça e o risco decorrentes da decisão do STF no “caso Aécio Neves”, que criou um escudo para corruptos poderosos contra prisões e outras medidas determinadas pela Justiça.

0x0

Rejeita liberdade de gênero – Segundo o “Conexão Política”, moradores da cidade mineira de Pouso Alegre, lotaram a Câmara Municipal que, por 12 votos a 1, rejeitou projeto de lei LGBT proposto pelo PSDB, que abria espaço para ideologia de gênero nas escolas. “Família unida jamais será vencida”, falavam como palavra de ordem.

Conversando

Luzes e Luízas – Cezar Britto anuncia que acaba de receber o seu novo livro “Luzes, Luízes e Luízas no Brasil Escravista”.

Eternos candidatos – Pelos grupos sociais da internet a campanha já começou, através das assessorias bem já conhecidas de eternos candidatos.

Apenas promessas – Há muita gente percorrendo o Estado em campanha prometendo o que não fizeram durante o período da eleição.

Sigla aberta – O ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita, deve se filiar mesmo no PHS. A sigla está aberta para ele.

Chamar de seu – O grande problema é que o Sukita está querendo um partido para chamar de seu. Mas não está encontrando.

Alese paga – O presidente da Alese, Luciano Bispo, anuncia pagamento dos salários de novembro e 13º para a segunda-feira, dia 20.

Lava Jato sufocada – De Ricardo Noblat: Diante de nossos olhos, e graças à nossa passividade, a Lava Jato vem sendo sufocada aos poucos.

Direito à orientação – A vereadora Emília Correa lembra que o cidadão tem o direito de receber orientação sobre o consumo adequado e correto dos produtos e serviços.

Corruptos ativos – Esquerda e Direita se unem no Brasil para derrubar a Lava Jato. Usam todas as artimanhas que a lei protege para manter corruptos ativos.

Leia também