Aracaju, 28 de março de 2024

Prefeitura lança edital para Processo Seletivo Simplificado de cuidadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
11

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju,  publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 17, o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de cuidadores sociais no âmbito dos serviços de acolhimento institucional. Serão quarenta vagas, mais cadastro reserva, para profissionais com formação em nível médio. A perspectiva é de que todo o processo avaliatório seja feito no período de um mês.

A carga horária será de 44 horas semanais, na jornada 12 X 36 (12 horas de trabalho seguidas por 36 horas de descanso), com remuneração de R$937,00 (novecentos e trinta e sete reais). De acordo com a prefeita em exercício, Eliane Aquino, é importante que os interessados em concorrer à vaga sintam afinidade com a função a ser desempenhada. “A equipe da Assistência Social está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas referentes ao processo, que desejamos que seja o mais transparente possível. Mas, além disso, gostaria de destacar a importância de que todos os interessados em concorrer às vagas avaliem de modo criterioso se realmente possuem afinidade com as atividades descritas no edital. Precisamos de profissionais que, mais que compreender, possam abraçar com muito carinho as responsabilidades de ser um cuidador social”.

A diretora de Proteção Social do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Inácia Brito, explicou quais são as atribuições primordiais dos candidatos às vagas. “Eles deverão ter em mente que devem estar aptos para acolher crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. Cabe a cada profissional desenvolver atividades indispensáveis de acolhimento, proteção integral e promoção da autonomia, que vão de cuidados básicos de higiene pessoal, à locomoção e organização do local, como forma de aumentar a autoestima dos assistidos.”

Inácia Brito ainda ressaltou a importância da vocação, acima das atribuições técnicas e curriculares. “É preciso que se tenha aptidão e amor para ser um cuidador social, pois ele é quem vai dispor de toda a atenção fundamental para os cidadãos que, naquele momento, dependem dele.”

Requisitos

As inscrições serão gratuitas e feitas através do site www.aracaju.se.gov.br, entre os dias 25 e 30 de novembro (horário local). Para participar da seleção é preciso ser maior de 18 (dezoito anos) e não exercer cargo ou emprego público da administração direta ou indireta da União, Estado ou município. Do total de vagas, 5% serão reservados às pessoas com deficiência, desde que as as atribuições sejam compatíveis com as deficiências comprovadas.

Confira o cronograma

Publicação do edital de abertura: 17/11/2017

Inscrições via sistema eletrônico: 25 a 30/11/2017

Publicação dos inscritos: 04/12/2017

Convocação para a entrega de títulos: 06/12/2017

Entrega dos envelopes para a Seplog: 09/12/2017

Publicação do resultado provisório: 18/12/2017

Prazo para recursos: 19/12/2017

Publicação do resultado final: 22/12/2017

Foto: Danillo França

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também