Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

DEFESA SOCIAL ALERTA PARA CUIDADOS NAS REFORMAS

1

Os edifícios construídos em alvenaria estrutural demandam cuidados, especialmente, durante as reformas. Foi justamente para orientar a população que a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, na manhã deste sábado, 18, deu início à campanha educativa e preventiva para inibir o surgimento de riscos estruturais.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, a iniciativa reforça o compromisso da gestão em atuar de forma preventiva para evitar riscos e preservar a segurança da população. “Em situações de reformas nos apartamentos a retirada de paredes, abertura de portas e janelas podem ocasionar riscos à estrutura do prédio e, consequentemente, à segurança de todos os moradores”, alertou.

O primeiro condomínio visitado foi o Parque Diamante, composto por 37 prédios, localizado no bairro Ponto Novo. Durante a ação educativa, os técnicos dialogaram com síndicos e moradores dos apartamentos, em um esforço de ampliar o conhecimento da população sobre o tema, assim como para formar multiplicadores das informações.

O coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, capitão Sílvio Prado, revela que, entre os fatores que motivaram a iniciativa, estão as constatações realizadas no próprio Parque Diamante, diante de demandas do Ministério Público. “Chegamos a verificar, em uma das vistorias, que cerca de 50% dos apartamentos de um dos prédios haviam realizado reformas com ampliação de salas, cozinha americana, abertura de portas e janelas, desconfigurando a estrutura original da edificação”, informou.

A partir dessa situação, o coordenador explica que são adotadas medidas para restabelecer os elementos estruturais. “Solicitamos e recomendamos, também via Ministério Público, a recomposição desses elementos”, complementou o capitão Sílvio.

Antônio Santos mora há 32 anos no condomínio. Diante das imprudências já presenciadas em reformas, ao longo desse tempo, ele comemora a realização da campanha. “Essa iniciativa contribui com a nossa segurança. As pessoas que interferem nessas estruturas têm total desconhecimento sobre as implicações do que estão fazendo”, avaliou.

A síndica de um dos edifícios, Solange Andrade, considera que esse tipo de ação promove avanços para a comunidade. “Essa campanha nos proporciona melhorias. A Defesa Civil está sempre presente para que as pessoas conservem os prédios. Gostei muito dessa visita hoje”, declarou.

Na oportunidade, a equipe da Defesa Civil de Aracaju fixou cartazes com esclarecimentos e alertas, além de ter sido possível difundir o número emergencial 199 para eventuais necessidades.

Foto assessoria

Leia também