Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

PRESIDENTE DO TST FAZ PALESTRA PARA EMPRESÁRIOS DE SE

22

Nessa sexta-feira (17), foi realizada mais uma edição do Ciclo de Diálogos Empresariais, promovido pela Fecomércio, em parceria com o Almoço com Negócios, da Associação Comercial e empresarial de Sergipe (Acese). Dessa vez, o evento contou com uma palestra importante para o setor empresarial e de profissionais liberais de Sergipe, proferida pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, que falou para uma plateia composta por quase 400 pessoas no auditório do Hotel Radisson, em Aracaju.

O ministro disse em sua palavra para os participantes, como a reforma trabalhista e regulamentação da terceirização influenciam na evolução do quadro profissional brasileiro, promovendo impactos positivos na contratação de trabalhadores em todo o país. Gandra destacou que A reforma trabalhista valorizou a potencialidade da negociação coletiva, dando mais poder de decisão para o acordo entre empregados e patrões.

“Sempre defendi que tínhamos que flexibilizar mais a nossa legislação, para proteger melhor o trabalhador. Valorizando mais a vontade do trabalhador coletivamente, com convenções e acordo coletivos que protegem melhor o trabalhador, do que uma legislação rígida que muitas vezes não permite em época de crise, você resolver os problemas do trabalhador. A lei agora põe claramente o que se pode negociar e o que não se pode negociar. Não tenho dúvida que as relações de trabalho estão mais seguras, por ter marcos regulatórios claros. Desde que começou a reforma, estamos com os índices de desemprego caindo, a inflação caindo, bolsa subindo, o simples fato de ter a reforma já mexeu com a economia. Estou otimista”, destacou o presidente do TST.

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, valorizou a presença de Ives Gandra no evento, lembrando que ele é uma referência internacional no direito trabalhista e um homem que ajudou a formular as melhorias nas relações de trabalho por meio da flexibilização. Laércio destacou que a regulamentação da terceirização e a reforma trabalhista colocam o Brasil em condições de competitividade com um melhor mercado de trabalho, com mais geração de emprego e renda para a população.

“A importância de Ives Gandra Filho para o novo momento das relações de trabalho é muito grande. Sua participação foi fundamental para o novo momento que o Brasil passou a viver. O que mais me impressiona no Ives Gandra é a consciência de seu papel, enquanto presidente do TST e do momento que o Brasil passou a vivenciar desde a entrada em vigor das novas relações de trabalho no país. Vivemos hoje um momento muito especial. Os números de emprego já estão apresentando sinais de recuperação desde o período da regulamentação da terceirização. Eu mesmo fui vítima de ataques dos mais diversos possíveis, e os indicativos são a melhor resposta para aqueles que trabalharam e ainda trabalham contra esse momento novo. Aí está a terceirização, após seis meses da lei em vigor e o resultado está aí. Temos um saldo positivo de emprego no país. Já recolocamos no mercado de trabalho mais de um milhão e meio de brasileiros. Isso precisa ser celebrado. Essa é a melhor resposta para quem atacava a terceirização e a reforma trabalhista. Nos próximos meses os resultados serão ainda melhores. Estamos vivendo no Brasil do emprego, do crescimento econômico. Um Brasil forte, com mais emprego para as pessoas, o Brasil que acolhe seus filhos num ambiente melhor, um ambiente de geração de emprego”, afirmou o presidente.

O presidente do Brasil Convention&Visitors Bureau, Márcio Santiago, que em visita a Sergipe acompanhou os Diálogos Empresariais, lembrou que a reforma trabalhista e a regulamentação da terceirização promoveram recuperação de empregos em todo o Brasil e que as expectativas são as melhores possíveis para a recuperação do mercado de trabalho no país.

“O mercado de trabalho brasileiro estava sofrendo com uma legislação muito defasada. A reforma trabalhista já está trazendo muitos benefícios. A ação da Fecomércio em trazer uma palestra como essa do doutor Ives Gandra filho foi muito importante, pois nos fornece conhecimento para atuar diante do cenário de um país que precisa crescer, voltar a ter uma economia forte e sólida, e precisa gerar emprego. O setor do turismo tem muito a agradecer ao doutor Ives pelo seu papel importante e sua contribuição no crescimento do país”, disse.

De acordo com o presidente da Acese, Marco Aurélio Pinheiro, a Reforma Trabalhista é necessária, pois gera segurança jurídica nas relações de trabalho, tanto para atrair investimentos, quanto para o empregador e o empregado. “Infelizmente, ainda há muita desinformação. Muitas pessoas não buscam se instruir. O Brasil é um ambiente de negócios com muita burocracia, onde as negociações nem sempre eram flexíveis. Isso vai melhorar as relações de trabalho. Fazendo com que haja menos tutela do Estado e mais liberdades em nossas ações. Também gera poder aos sindicatos patronais e laborais para celebrarem suas convenções de acordo com os interesses de ambos. É preciso dar uma conotação maior para isso”, comentou Pinheiro.

Por Márcio Rocha

Foto assessoria

Leia também