Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Comenda Abdias Nascimento é entregue a professoras, parteira e quilombolas

1

O Dia da Consciência Negra foi comemorado no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, no final da tarde desta segunda-feira, 20, com uma Sessão Especial de entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento a professoras, parteira e quilombolas, que lutam contra a desigualdade racial. A autoria é da Comissão de Direitos Humanos da Alese.

O projeto de resolução que cria a comenda é de autoria da deputada Ana Lúcia Vieira (PT) com a finalidade de homenagear anualmente militantes sociais e personalidades que lutam contra o preconceito racial.

A comenda leva o nome de Abdias Nascimento, um grande artista engajado, militante social de vanguarda, intelectual renomado internacionalmente, pan-africanista, militante trabalhista, político e ex-parlamentar, que dedicou sua vida à superação do racismo no Brasil.

“A tarde de hoje, Dia em que o país comemora a Consciência Negra, é marcado por pessoas que lutaram e lutam contra o racismo em Sergipe e em defesa da cultura afro-brasileira, entregando-lhes a comenda Senador Abdias e Nascimento, grande líder da resistência contra o apartheid”, ressalta a deputada Ana Lúcia.

“Abdias Nascimento viveu, acompanhou e ajudou a construir quase um século de lutas ao longo da história moderna do Brasil. Enfrentou duas ditaduras, participou de momentos de construção e reconstrução da nossa democracia, sempre defendendo a justiça, os direitos humanos e a igualdade racial. É necessário passar a limpo a história brasileira, de perpetuação do racismo. A história de vocês que estão sendo homenageados aqui na Assembleia Legislativa, está escrita e ninguém vai apagar”, complementa a deputada Ana Lúcia.

Homenageados

Foram homenageadas as professoras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e militantes do Movimento Negro em Sergipe, Maria Batista Lima e Maria Nely Santos, a parteira e rezadeira Josefa Maria da Silva Santos, conhecida como Zefa da Guia (que contabiliza mais de 5 mil partos) e as lideranças do movimento quilombola em Sergipe, que tem lutado em defesa da terra e da dignidade das comunidades: Maria Izaltina Silva Santos (Brejão dos Negros), em Brejo Grande, Luiz Augusto Bomfim (Maloca-Aracaju); Xifroneze Santos (Caraíbas – Canhoba). Maria Gressi de Santana Silveira (Mocambo-Aquidabã); Magno de Oliveira Barros (Brejão dos Negros – Brejo Grande) e José Wellington Fontes (Porto D’Areia – Estância).

“Gostaria de agradecer à deputada Ana Lúcia e a todos que compareceram a esta Casa e a todos que estão sendo homenageados. Quanta honra estar aqui na presença de todos vocês que estão recebendo essa homenagem, que não são apenas nossa, mas de todos os irmãos que estão nas comunidades. Sabemos o quanto é difícil estarmos na trincheira da luta buscando melhorias para os nossos jovens e as mulheres guerreiras”, destaca o líder negro José Wellington Fontes, lembrando do decreto que vai trazer a forma de lutar pelas terras, pela vida e cidadania, que deverá ser votado ainda este ano pelo Supremo.

Ele lembrou ainda que em Sergipe, algumas comunidades quilombolas não têm casa para morar e nem terras para plantar.

“Estou aqui para ajudar e reconstruir. Sou quilombola e nunca vou desistir, sou bisneta de uma índia e continuo trabalhando como parteira e rezadeira porque o dinheiro não vale nada, ele cega. Vamos trabalhar em união, em paz e resgatar o nosso trabalho e a nossa cultura. A Serra da Guia está muito beneficiada e agradeço a Deus porque as barragens encheram e aos governantes porque temos água de qualidade. Zefa da Guia não sabe assinar o nome, mas a minha palavra é de qualidade, sem mentir”, enfatiza agradecendo aos deputados e aos colegas quilombolas.

Mesa

A mesa foi composta pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PMDB), a deputada Ana Lúcia Vieira, o deputado Georgeo Passos (PTC), o vereador Antônio Bittencourt (PcdoB), representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o vereador Hiran Barbosa (PT), representando a Câmara Municipal de Aracaju.

Os deputados Jairo de Glória (PRB) e Maria Mendonça (PP), além do deputado federal por Sergipe, João Daniel (PT).

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Cesar de Oliveira

Leia também