Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

O POVO NÃO VAI ACEITAR IMPOSIÇÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O eleitorado mostra que ainda não chegou o momento de falar em eleições. Diante do que vem sendo exposto em todo o País, a sociedade demonstra que repensa como vai se comportar, diante de tantos escândalos que surgiram no decorrer de Governos que se imaginavam corretos. Não é fácil adotar uma posição agora. É preciso reflexão para saber a quem depositar a confiança do voto.

Talvez uma pesquisa para saber, com verdade absoluta, o que a sociedade quer para o Estado – também para o País – surtisse melhor efeito na escolha de nomes que devem disputar mandatos proporcionais e majoritários. Não dá para acreditar que o cidadão, por mais vulnerável que seja à concessão do voto, vá engolir, estômago adentro, indicações impostas por partidos políticos.

O que pode ser bom para as legenda, talvez não seja para o povo…

O marketing não é a modelação de um indivíduo para submetê-lo à preferência popular. Mas, aí sim, a construção de um candidato que esteja no contexto da opinião do eleitor, para aquisição do seu voto. Aliás, o melhor conceito do marketing ainda é o de atender  desejos do eleitorado e oferecer-lhe o modelo que se adapta às suas exigências. Nunca impor um projeto pronto.

As pesquisas expostas ontem demonstraram bem que o conceito de escolha já não é o mesmo. Tanto que o dobro das pessoas consultadas se recusou a indicar qualquer um dos que foram ofertados na bandeja das avaliações, que geralmente demonstram desejos pessoais ou partidários. Ao ignorar essa ofertas, percebe-se que o eleitor mudou, mas os pré-candidatos e seus estilos ainda não.

Candidatos não vencerão as próximas eleições por imposição, mesmo que bem financiadas. Mas pela perspectiva de seriedade, honestidade e mudança nesse modelo arcaico utilizado até agora. É ver para crer.

AS PESQUISAS E OS NÚMEROS

Pelo menos duas pesquisas rolaram neste final de semana com uma coincidência: o percentual de quem não tem candidato é o dobro dos nomes lembrados.

Ou o povo quer distância dos políticos ou os nomes não satisfazem.

PERCENTUAIS BEM PEQUENOS

Em uma das pesquisas, para o Governo do Estado, 59,09% são de nulos e brancos; não sabem e não quiseram responder, e de indecisos.

Os vários nomes sugeridos obtiveram percentual de 40,1%.

E SÃO OS MAIS COMPETITIVOS

Nestes fracassos de opiniões sobre candidaturas, a consulta foi realizada para identificar candidatos mais competitivos na situação e oposição.

Pior: ainda tem quem comemore.

É MELHOR TER CUIDADO

Deputado Capitão Samuel não tem a menor dúvida que somente a conscientização do eleitor fará melhorar os representantes políticos.

Opa! Não diz isso Capitão Samuel…

SEMPRE BEM ACOMPANHADO

O secretário da Saúde, Almeida Lima (PMDB), está mais cuidadoso. Agora só vai a atos do Governo ou políticos acompanhado da mulher.

Alguma coisa está se reajustando.

SEM PRECONCEITO RACIAL

Abraçados com o ator negro Severo D’Acelino, Mendonça Prado e João Fontes dizem que o PPS em Sergipe é democrático e que atua contra preconceito e racismo.

Fontes e Mendonça estão vestidos de camisas cor rosa.

AMORIM VÊ OPOSIÇÃO UNIDA

O senador Eduardo Amorim (PSDB) disse ontem que a oposição está unida e viu seu nome bem nas pesquisas por conta de sua posições e reconhecimento da população.

Insiste que não há discussão sobre candidaturas no bloco.

ANDRÉ MOURA SURPREENDEU

A presença rala do deputado André Moura nas pesquisas surpreendeu. Esperava-se que ele apresentasse melhor posição em razão das suas ações políticas.

A rejeição ainda se mantém muito alta.

VALDEVAN ESCOLHE PARTIDOS

Três partidos convidaram Valdevan Noventa para filiação porque desejam tê-lo como candidato a deputado federal nas eleições do próximo ano.

Um deles foi o PPS, com o qual Noventa tem conversado.

JORGE ALBERTO E O PPS

O ex-deputado federal Jorge Alberto filiou-se ao PPS. Diz que, para se habilitar a participar ou não das eleições de 2018, o primeiro passo é estar em uma sigla.

– Agora, ser ou não ser candidato é uma circunstância, disse.

MUITA COISA ADIANTE

Jorge Alberto ainda não definiu candidatura, embora tenha consciência de que isso pode ser um objetivo que importante para fortalecer o partido.

Admite que ainda haja muita coisa pela frente…

DENÚNCIA A SE APURAR

Um servidor da Huse denunciou, mesmo mostrando medo, que muita coisa só funciona no hospital através da ‘gorjeta’, para que se tenha algum direito.

Deu como exemplo simples a troca de lençóis.

ATO DO PMDB MEXEU

O ato do PMDB em apoio à pré-candidatura de Belivaldo Chagas ao Governo, segundo observação de um filiado, preocupou setores da oposição, pelo número de pessoas.

– O senador Valadares criticou porque sentiu a força do lançamento.

FABIO DIZ QUE HÁ FOFOCA

Fabio Henrique (PDT) reafirmou ontem que é pré-candidato a deputado federal, mas que nunca fechou acordo com ninguém para 2018.

– Sou aliado do governador e meu candidato é Belivaldo Chagas, o resto é fofoca…

RETORNANDO A BRASÍLIA

Deputados federais e senadores estão retornando a Brasília e hoje participam de sessão. Estavam ausentes desde o dia 10, em razão do feriado no dia 15.

Um recesso branco por conta do povo…

JANIER FICA NO PPS

A vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Primo (PPS), vai permanecer no partido e em breve confirmará ou não sua candidatura a deputada estadual.

Ela vai assumir a Presidência do partido em Itabaianinha.

CONVERSAS PARA DEPOIS

O PSB continua de olho no líder da oposição na Alese, George Passos, mas não tem nada fechado em relação à sua filiação no partido.

Uma das razões: oposição anterior em Ribeirópolis deixou marcas.

BOSCO DISPUTA MANDATO

O ex-deputado Bosco Costa (Pros) tentará retornar à Câmara Federal e tem trabalhado muito para reconstruir o caminho de volta ao lado de lideranças de sua região.

Aliás, o Pros pode fazer composição com o PPS.

Notas

TSE nas redes sociais – O TSE lançou ontem o serviço de atendimento ao público pelo Twitter. Os usuários podem entrar em contato por mensagem direta para tirar dúvidas e obter informações. A nova ferramenta permite verificar a situação eleitoral, fazer o download do documento de quitação eleitoral e consultar o local de votação.

0x0

Consciência humana – Segundo o Antagonista, jornalista Glória Maria,  quatro dias atrás, postou a seguinte frase de Morgan Freeman no Instagram: “O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela, ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece”.

0x0

Medidas provisórias – Michel Temer é o presidente da República com maior média de medidas provisórias (MPs) editadas desde o primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O dado faz parte de um levantamento realizado pela Câmara dos Deputados e publicado ontem pelo site G1.

0x0

Aposentadoria precoce – Segundo Poder360, a aposentadoria do ex-diretor-geral da Polícia Federal Leandro Daiello, 51 anos, foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Daiello comandou o órgão por 6 anos e 10 meses, indicado pelo ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, no governo Dilma Rousseff.

0x0

Emprego melhora – O mercado de trabalho brasileiro abriu 76.599 empregos formais em outubro. E o melhor resultado para o mês desde outubro de 2013, quando foram criadas 94,8 mil vagas. No acumulado do ano, o total de vagas criadas chega a 302.189. No mesmo período de 2016, foram desligados 751.816 trabalhadores.

0x0

Projeto de segurança – A Câmara dos Deputados deve retomar nesta semana a votação de projetos sobre a segurança pública. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encampa as propostas. Das 9 propostas do pacote de segurança, 6 já foram aprovadas pelos deputados e estão no Senado.

Conversando

Impacta trabalho – Segundo publica o El País, racismo não dá descanso e impacta a saúde e o trabalho dos negros no Brasil.

Pesquisas à solta – As pesquisas estão à solta e anima pré-candidatos que sequer têm nomes postos na disputa eleitoral para mandato proporcional.

Ajuda da televisão – O deputado Gilmar Carvalho (sem partido) tende a ser um dos mais votados para reeleição. A TV o ajuda bastante.

Rogério aparece – Rogério Carvalho (PT) surpreende ao ser um dos únicos nomes da base aliada bem citado para o Senado e oposição, na última pesquisa.

PRB em Glória – Todos os nomes do PRB se saem bem na pesquisa realizada pelo Instituto França em Nossa Senhora da Glória.

Debate segurança – O grupo Café com Política fará debate sobre segurança pública na próxima quinta-feira, com a participação de pessoas vinculadas à área.

Lança romance – Claudia Vahlle Franco lança o romance autobiográfico “Desnuda”, às 18 horas de sexta-feira, na livraria Escariz da Jorge Amado.

Prefeitos se agitam – Prefeitos do Interior continuam preocupados com atrasos no ICMS e farão movimento em todo o Brasil para tentar solução sob pressão.

Emília Corrêa – Direito penal é o complexo de preceitos legais que definem os crimes, determinam as penas e as medidas de segurança aplicáveis aos infratores.

 

 

Leia também