Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Venâncio entrega medalha de “Mérito Parlamentar à Capitania dos Portos de SE”

1

Uma proposta do deputado Estadual Venâncio Fonseca, do (PP),  foi realizado na manhã desta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE),  a entrega da Medalha de Mérito Parlamentar à Capitania dos Portos de Sergipe. O recebimento da medalha à Marinha de Sergipe foi feito pelo capitão  de Fragata da Capitania dos Portos de Sergipe,  João Batista Barbosa.

Bastante concorrida, entre autoridades e convidados das forças armadas, evento foi dirigido pelo presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo, a qual outorga da medalha de Mérito foi aprovada pela Ordem do Conselho.  Segundo salientou o autor da proposta, deputado Venâncio Fonseca,  a Casa Legislativa, entregou à Marinha de Sergipe,  a mais alta honraria da Casa Legislativa, criada no ano de  1987, por meio de Decreto Legislativo. “A Casa Legislativa fica  muito feliz em galardoar esse momento, pois a Marinha de Sergipe, em tempo de paz ou de guerra, tem cumprido com excelência o seu papel”, destacou Venâncio durante ampla exposição sobre o trabalho realizado pela marinha em tempos atuais, e do que realizou durante a Segunda Guerra Mundial.

“Naquela época, há 75 anos, a Marina de Sergipe entrou em defesa da população diante do combate, navios foram torpeados por submarino alemão na Costa de Sergipe, país que ainda era neutro na guerra. Conta-se que o capitão dos Portos de Sergipe, capitão de Corveta Gentil Homem Joaquim de Meneses, tomou a primeira ação na busca dos navios, frente ao incomum atraso da chegada do navio Aníbal Benévolo de Aracaju, que contou com o apoio dos pilotos do Aeroclube de Sergipe, que possibilitou o encontro dos náufragos.  Muitas vidas se perderam nesse episódio,  e corpos de crianças e e mulheres, s foram encontrados nas prais.

Capitão de Fragata da Marinha de Sergipe, – vinculada ao 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil,  João Barbosa Batista,  citou essencial papel social desenvolvido pela Marinha no Estado. “Com apoio de parceiros, a marinha desenvolve ações cívico-sociais em Aracaju, e municípios circunvizinhos, oferecimento médico, odontológico, distribuição de alimentos, e kits de escovação bucal e palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, combate a mosquito de dengue”, destacou o comandante em seu discurso emocionado.

Convidados Especiais

Quem também veio participar da entrega da Medalha da Ordem de Mérito Parlamentar à Capitania dos Portos de Sergipe foram os alunos da Escola Municipal Bebé Tiúba, do bairro Luzia, em Aracaju.  Com idades entre 6 a 10 anininhos, meninos e meninas foram convidados pela Capitania dos Portos para participarem da entrega da medalha.  Acompanhados pela diretora da instituição escolar, eles aplaudiram com muita alegria ao evento. “Eles fazem parte do PROFEST, projeto de Força no Esporte que é realizado pela capitania. Um trabalho que é executado nas instalações da Capitania dos Portos de Sergipe em duas vezes por semana, e que promove  a integração entre os alunos, contribuindo para a formação dos mesmos,  bem como no melhor relacionamento entre eles, e na promoção da Saúde”, revelou a diretora da Escola, Auridete Santana Carvalho.

Mesa da solenidade

O  coronel Henrique Santos, representou o governador do Estado, Jackson Barreto; o coronel, Geraldo Almeida, representou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira,  o capitão Diego Teixeira, da Aeronáutica; o I tenente Monteiro, representante 28 BC, Batalhão de Caçadores; Leonardo Inácio, Sociedade Amigos Marinha;  além do capitão de Fragata da Marinha de Sergipe, João Batista, e os deputados Estaduais Venâncio Fonseca, e o presidente da Alese, Luciano Bispo.

Por, Agência de Notícias Alese

Foto Jadilson Simões

Leia também