21/11/17 - 14:17:07

Vladimir Carvalho lança livro “Fogo de Monturo e Outras Fumaças”

Lançamento ocorrerá nesta quarta-feira (22), às 17h, no TRF5

O desembargador federal Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, lança, nesta quarta-feira (22), o livro “Fogo de Monturo e Outras Fumaças”, pela editora Juruá. O lançamento ocorre às 17h, no foyer do Pleno do TRF5.

“Fogo de Monturo e Outras Fumaças” reúne mais de 30 contos que versam, em sua maioria, sobre o sexo, com uma linguagem poética que corteja o surrealismo e o absurdo – o que justifica o título do livro, na consagração do fogo que vem de baixo.  Contém, ainda, algumas histórias de amor com pitadas de regionalismo, que têm marcado a trajetória literária do desembargador.

Em março deste ano, Vladimir Carvalho foi incluído no Mapa Literário do Brasil (confira aqui), organizado e publicado pela redação da revista Super Interessante, que relaciona os 26 autores mais importantes de cada estado brasileiro, figurando ao lado de nomes como Mário de Andrade, Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Milton Hatoum, Manoel de Barros, Cruz e Sousa, Érico Veríssimo, Rubem Braga e Clarice Lispector.

De acordo com o Mapa, a seleção se baseou em número de prêmios ganhos, participações em Academia de Letras de suas respectivas federações, cobrança nos vestibulares locais, número de traduções para línguas estrangeiras e se o autor é reconhecido por sintetizar a identidade de cada estado, não sendo determinante seu local de nascimento.

Perfil – Nascido na cidade de Itabaiana/SE, Vladimir Carvalho ocupa a Cadeira 25 da Academia Sergipana de Letras e já conta com mais de 20 obras publicadas. Ele é o contista de “Quando as cabras dão leite” (1971), “Mulungu Desfolhado” (1995), “Água de Cabaça” (2003) e “Feijão de Cego” (2009), entre outros; o historiador de “Santas Almas de Itabaiana Grande” (1973), “A República Velha em Itabaiana” (2000) e “Vila de Santo Antônio de Itabaiana” (2009); o folclorista de “O Caxangá na História de Itabaiana” (1976), “Apelidos em Itabaiana” (1995) e “Adivinhas Sergipanas” (1999); o poeta de “Sinal Verde, Trânsito Vermelho” (1972); e o polemizador de “Dom Casmurro: a história que Machado de Assis não contou” (2014). No prelo, tem “Crônicas da Infância Vivida”, “Crônicas da Vida e da Morte Corriqueiras” e “Crônicas da Faculdade ao Tribunal”, além do livro de história municipal “Euclides Paes Mendonça na História de Itabaiana”.

O desembargador também é autor de uma das mais importantes obras jurídicas do País, “Competência da Justiça Federal” (1990), que, até hoje, é manuseada por gerações de estudantes e profissionais do Direito. Sobre essa área, ele ainda escreveu: “Da Justiça Federal e suas Competências” (1980), “Manual de Judicatura Aplicada” (1993) e “Manual de Competência da Justiça Federal” (2010) e “Ilegalidade e Inconstitucionalidade do Exame de Ordem” (2011).

Carvalho foi, ainda, um dos fundadores e principais redatores do jornal “O Serrano”, de Itabaiana, e colaborador de diversos jornais de Aracaju, como Diário de Aracaju, Jornal da Cidade, Gazeta de Sergipe e Jornal da Manhã e do Diário de Pernambuco, no Recife. Atualmente, a cada 15 dias, colabora com uma coluna nos jornais “Correio de Sergipe”, em Aracaju, e “Folha de Pernambuco”, no Recife/PE.

Lançamento do livro Fogo de Monturo e Outras Fumaças, de Vladimir Carvalho (Ed. Juruá). Dia 22/11, às 17, no foyer do Pleno do TRF5 (Av. Cais do Apolo, s/n, Edifício Ministro Djaci Falcão, 1º andar). Mais informações para a Imprensa com Isabelle Câmara, Christine Matos e Lorena Mascarenhas: (81) 98726.6123 / 98726.6126 / 3425.9018 / 3425.9065.

Por Isabelle Câmara

Foto assessoria