22/11/17 - 00:01:13

PERCEBE-SE UM CLIMA DE DESCONFIANÇA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Alguns políticos ainda não enxergaram mudança no pensamento da sociedade. O fato de uma pesquisa revelar que o eleitorado está evitando opinião sobre prováveis candidatos majoritários e proporcionais é um bom sinal. A recusa é um alerta de que o voto qualificado terá dimensão mais ampla do que os políticos imaginam. Claro que não haverá uma mudança radical no comportamento do eleitor, mas se pode contar com maior cuidado na folha corrida do nome que o cidadão vai teclar.

É muito comum se ouvir que ano de eleição é financeiramente farto. E isso se constata a cada pleito, quando parte significante do eleitorado comemora as proximidades das urnas. Sabe que só através delas consegue aliviar o mínimo do que sofre para adquirir direitos, além de receber grana extra para expor tendências e opções. É um período longo de farras, onde uma cerveja quente enche copos incontáveis em bares esquecidos de ponta de esquina.

Esse tipo de eleitor ainda precisa ser conscientizado de que cada benefício gracioso que recebe é uma conivência com a corrupção e com a irresponsabilidade. É um triste descompromisso com o País e o Estado, além da concessão de impunidade aos ladrões reconhecidos, que desviam dinheiro do povo para suas contas bancárias.

Enfim: tudo o que se assiste em termos de prisões e de dinheiro encaixado posto em apartamentos de luxo, tem a digital do povo que se julga esperto ao contemplar com o voto àqueles que lhe deram quantia irrisória para a proporção do que saqueiam.

A conscientização começa também a chegar a essa gente, parte dela mantida em “currais eleitorais” e dominada por cabos eleitorais tão cafajestes quanto os políticos que chegam ao Poder pela corretagem dos votos. Apesar de ainda se deparar com esse vício que agride o cidadão, as próximas eleições terão o tom da escolha honesta e o perfil da mudança que o País e os Estados precisam urgentemente.

JANTAR PARA ELBER BATALHA

Na noite de ontem, rolou um jantar no apartamento funcional do senador Valadares oferecido ao suplente Elber Batalha, que está assumindo o mandato.

Um jantar entre família, do qual também participou o vereador Elber Filho.

COMENTÁRIOS EM SERGIPE

Sobre a posse de Elber Batalha Góes no Senado, alguns comentários em Sergipe, como o do advogado Emanuel Cacho, de que ficava feliz por ele.

Em geral, falou-se que “Elber merecia essa oportunidade”.

VALADARES RETORNA EM MARÇO

A metade da licença do senador Valadares é para tratamento de saúde e repouso, a outra é para cuidar de interesses particulares. Valadares só vai retornar em março.

Elber assume a titularidade do Senado pela primeira vez.

VAI SE PREPARAR PARA 2018

O senador Valadares já informou que se trata de uma cirurgia simples a que ele precisa submeter-se, com o objetivo de se preparar para as eleições de 2018.

Valadares disputa a reeleição ou o Governo.

SUKITA PRESIDE O PHS

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, é quem vai assumir a Presidência do PHS e disputar vaga na Câmara Federal.

A informação é do presidente nacional do PHS, Eduardo Machado.

NÃO HOUVE NENHUM TRAUMA

Segundo ainda Eduardo Machado, através de telefonema, não houve qualquer trauma para que a Presidência passasse para Sukita, tudo de acordo com Augusto Bezerra.

Machado acrescentou que Augusto jamais fez questão pela Presidência.

AGAMENON PARA ESTADUAL

Por falar no PHS, o ex-vereador Agamenon Sobral está em campanha eleitoral na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Garante que não tem rejeição.

Em São Cristóvão, ninguém entendeu porque ele não se reelegeu vereador.

REUNIÃO COM PREFEITOS

Poucos prefeitos de Sergipe e de todo o País viajaram a Brasília para tentar atualizar os repasses do Governo Federal.

Ontem os prefeitos se reuniram com a bancada federal do Estado.

NÃO CRÊEM EM SOLUÇÃO

A maioria dos prefeitos ficou desenganada com essas viagens inúteis à Brasília, já que retornava com muitas promessas e ficava de mãos abanando.

Além disso, eles tinham gastos inúteis na viagem.

REJEIÇÃO NÃO SOA BEM

Dentro do PPS houve quem criticasse o pré-candidato do partido ao governo, Mendonça Prado, por anunciar que não faria composição com André Moura e Eduardo Amorim.

– Não se fecha as portas a ninguém tão antecipadamente.

MAS HÁ UMA RAZÃO

Na realidade, o que Mendonça Prado fez foi um desabafo. Ele é adversário pessoal de André e Amorim, ainda em razão das eleições de 2014.

À época o DEM apoiou a chapa de Amorim, mas Mendonça ficou com Jackson.

CONVITE PARA O PSD

O deputado estadual Robson Viana (PEN) recebeu convite do deputado federal Fábio Mitidieri para filiar-se ao PSD. Robson disse que iria analisar.

Viana perdeu o PEN, mas não vai decidir nada agora.

REUNIÃO DE APOIO A BELIVALDO

O PSD realiza, neste final de semana, encontro na fazenda do deputado Luiz Mitidieri, para declarar apoio à candidatura de Belivaldo Chagas ao Governo do Estado.

Jackson sugere a todos os partidos da base aliada que declarem o apoio.

PT SE REÚNE E DISCUTE 2018

O Diretório Municipal do PT reuniu-se na noite de ontem para discutir atividades da legenda em Aracaju e fazer planejamento para 2018.

O partido apóia Belivaldo Chagas ao Governo.

PONTE ARACAJU/SÃO PAULO

Rogério Carvalho (PT), pré-candidato ao Senado em 2018, apareceu bem em pesquisa realizadas no final de semana em Sergipe.

Rogério faz ponte aérea entre Aracaju e São Paulo para visitar a mulher que mora lá.

VALMIR E MARIA SILENCIAM

O prefeito Valmir Monteiro e a deputada Maria Mendonça, de Itabaiana, baixaram as armas políticas e evitam discussões sobre quaisquer questões.

Entretanto, a reconciliação se tornou impossível…

ALMOÇO COM POLÍTICA

Em Itabaiana, almoçaram Talysson Costa e Ibrahim Monteiro, candidatos a deputado e filhos dos prefeitos Valmir de Francisquinho (Itabaiana) e Valmir Monteiro (Lagarto).

À mesa alguns vereadores e lideranças políticas.

PENSAMENTO UNÂNIME

Durante o almoço de Talysson e Ibrahim houve a unanimidade: o candidato ao Governo é Eduardo Amorim, “mas quando André Moura entra tem mais chance de ganhar”.

Sobre Valadares, o pessoal admitiu que lhe falta grupo político.

Notas

Taís Araújo exagera – Secretário Municipal de Educação do Rio, César Benjamin, escreveu que o racismo é uma “criação dos Estados Unidos”, e criticou Taís Araújo. A atriz disse, durante uma palestra no evento TEDXSão Paulo, que “a cor do meu filho faz com que as pessoas mudem de calçada”, a informação é de Radar.

0x0

Relatório Reservado – A depender do resultado das eleições para a presidência do PSDB, uma fieira de tucanos poderá estrear no “Caldeirão do Huck”. Na última Sexta-feira, o apresentador e quase pré-candidato já participava de conversas sobre os despojos da guerra do PSDB.

0x0

Não representam – Segundo pesquisa nacional online do Instituto Paraná, para 81,9% das pessoas, os políticos que estão no poder não representam, de fato, os interesses da população brasileira. Já para 84,8% dos brasileiros, os partidos políticos também não representam, de fato, a população brasileira.

0x0

Rever decisão da Alerj – O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux disse, ontem, que “certamente” a Corte irá rever a decisão da Assembleia Legislativa da Rio de Janeiro (Alerj) de soltar o presidente da Casa, Jorge Picciani, e os deputados Paulo Melo e Edson Albertassi – todos do PMDB. (Estadão)

0x0

Deputados voltam à cadeia – O desembargador Paulo Espírito Santo deu o terceiro voto a favor do restabelecimento da ordem de prisão de Jorge Picciani e seus comparsas. Segundo O Globo, ele “se uniu ao discurso de indignação dos juízes com o fato de a Alerj ter expedido alvará de soltura sem comunicar à Justiça”.

0x0

Ordem para destratar Buarque – Segundo relata “O Antagonista”, o deputado Roberto Freire está pedindo aos líderes estaduais do PPS que fortaleçam, junto às bases, a possível candidatura do apresentador global Luciano Huck pelo partido. E desidratem a do senador Crestavam Buarque, que também pretende disputar o mandato.

Conversando

Retirar placas – Segundo Jorge Araújo, a Prefeitura de Aracaju vai recorrer da decisão judicial que manda retirar as placas de uso exclusivo para ônibus.

Qual problema – Jorge Araújo complementa que o problema é que as ruas da capital não são apropriadas para serem exclusivas de ônibus.

É muito ruim – Cresce em todo o País receptividade a Bolsonaro como pré-candidato a presidente da República. É muito ruim, mas pior não pode ficar.

Viagem a Brasília – O governador Jackson Barreto viajou a Brasília ontem para tentar liberação de recursos nos Ministérios.

Nas pesquisas – Impressionante, alguns candidatos a deputado agradecendo ao povo sua aparição em pesquisas proporcional. Todos com percentual abaixo de 1%.

Haverá mudança – Segundo cálculos de alguns parlamentares, haverá mudança de aproximadamente 40% na Assembleia Legislativa no próximo ano.

Sargento Edgard – Parte da imprensa brasileira tem medo de pessoas sérias, honestas e, principalmente, pessoas que não podem ser chamadas de corruptas.

Está difícil – As eleições para deputado federal em Sergipe serão mais difíceis que para Governo e Senado proporcionalmente, claro.

Corruptos ativos – Esquerda e Direita se unem no Brasil para derrubar a Lava Jato. Usam todas as artimanhas que a lei protege para manter corruptos ativos.