Aracaju, 17 de abril de 2024

Cemar: amplo atendimento especializado é oferecido em duas unidades em Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
22

Dividido em dois polos, um no bairro Siqueira Campos, na zona Oeste da capital, e outro no conjunto Augusto Franco, na zona Sul, o Centro de Especialidades Médicas (Cemar), gerido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta um amplo serviço médico e odontológico e vem integrar uma rede de saúde pública municipal que conta ainda com 44 Unidades de Saúde da Família (USF), além dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.

Voltado para o atendimento gratuito, oferecendo consultas, exames e atividades de prevenção, ambas as unidades do Cemar não atendem somente os usuários de Aracaju, mas se estendem, acolhendo também os pacientes do interior do estado. Para ter acesso a qualquer uma das especialidades, contudo, é preciso que o usuário seja encaminhado. São os médicos das Unidades Básicas de Saúde que identificam quais pacientes necessitam dos serviços especializados do Cemar. Em caso de indicação, o paciente realiza a marcação da sua consulta no próprio posto de saúde em que foi inicialmente atendido, apresentando a sua carteira do SUS e um documento de identificação. Depois de marcar, ele recebe um documento que confirma o dia, hora e o profissional já designado para o atendimento.

Com uma coordenação geral e diversas gerências para dar conta de cada um dos setores, o Cemar atende diariamente centenas de pessoas. Mesmo com uma capacidade menor, o do Augusto Franco consegue suprir satisfatoriamente com serviços diferenciados. Por ser mais ampla, a unidade do Siqueira, inclusive, consegue ofertar até mesmo cirurgias mais simples.

Há mais de dez anos no Cemar, Dôra Brito, coordenadora da Rede Especializada, sabe bem o quanto os serviços são importantes para a população. “O Cemar é um mundo e fico honrada quando vejo a dedicação das equipes que trabalham nas duas unidades porque mesmo quando não temos condições de atender determinado problema, damos um jeito e os pacientes sempre voltam, nem que seja para agradecer. Ter um serviço especializado disponibilizado gratuitamente para a população é o que faz dele ainda mais importante e nos faz refletir sobre o compromisso e responsabilidade que temos que quem atendemos”, considerou.

Ambas as unidades, funcionam das 7h às 19h sem interrupção.

Siqueira Campos

Com um quadro mais diversificado, cerca de 400 funcionários, e dividido em três blocos, o Cemar do Siqueira Campos compreende serviços Hematologia, Dermatologia , Ortopedia, Mastologia, Urologia, Geriatria, Endocrinologia, Cardiologia, DSTs, SADT (pré-natal de auto-risco), ambulatório cirúrgico, que oferta várias especialidades médicas, o Centro Cirúrgico, que atende pacientes para pequenas cirurgias, o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca),  serviço de Fisioterapia e laboratório.

Entre os tantos serviços, o Endocrinologia é um dos mais completos e ocupa um setor completo com profissionais de diversas áreas como médicos endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiros, entre outros. “Nele há o atendimento da enfermeira que faz todo um acompanhamento com o paciente diabético. São oferecidos ainda aula, ensinando, por exemplo, como ele deve usar a insulina, orientando sobre o pé diabético, além da distribuição de aparelhos e fitas para o controle diário da glicemia. Nesse setor, trabalho com o tratamento, mas, sobretudo, com orientação”, afirmou a coordenadora da unidade, Luciana Araújo.

Atendimento a criança e adolescente

É também no Cemar do Siqueira que existe o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), outro importante e vasto setor da unidade. Além de diversas especialidades médicas, uma brinquedoteca é um atrativo para a distração dos pequenos pacientes.

No setor, são oferecidos atendimentos nas áreas de Cardiologia Pediatria, Neuropediatria, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Reumatologia, Dermatologia, Alergista e Imunologia, Geneticista, Pneumologia, além de nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros.

Milena Amaral Melo, gerente do Cemca, ressaltou a importância de um setor volta exclusivamente para crianças e adolescentes. “Os pacientes vêm agendados pela unidade de saúde e chegando aqui são atendidos, mas, não é qualquer atendimento. No setor, nós não tratamos o paciente como mais um, temos um olhar diferenciado para cada um deles. Tentamos dar toda a atenção possível ao usuário porque, afinal, lidamos com vidas, e vidas que estão apenas no começo”, disse Milena ao frisar que há um projeto em desenvolvimento que pretende promover palestras e atividades no momento da espera das consultas.

Augusto Franco

Em outra região da cidade, o Cemar do Augusto Franco não abrange tantas especialidades como o do Siqueira, mas também oferta serviços que não são oferecidos na outra unidade. Nele, os usuários podem encontrar acupunturista, gastrologista, cardiologista, reumatologista, angiologista, oftalmologista, otorrino e dentista.

O serviço diferenciado que o usuário pode encontrar são os programas de Tabagismo, este que não precisa de marcação e nem encaminhamentos prévios, e o de Glaucoma, que apenas exige um relatório médico atestando a enfermidade ocular.

Carmem Bittencourt, coordenadora do Cemar Augusto Franco, trabalha no local há quase 30 anos, e entende o quanto o serviço é essencial. “Nós damos o melhor atendimento que podemos. Nosso intuito é fazer com que as pessoas saiam daqui com os problemas de saúde resolvidos e, caso não seja possível, por uma questão ou outra, que elas possam, ao menos, se sentirem acolhidas”, frisou.

Foto Sérgio Silva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também