Aracaju, 29 de março de 2024

Conselheiros do Conselho Municipal do FUNDEB empossados em Socorro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

Na manhã desta quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) empossou os 20 conselheiros titulares e suplentes que atuarão diretamente no Conselho de Acompanhamento do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), a fim de realizar o acompanhamento, monitoramento e julgamento de todas as despesas realizadas no município com recursos do Fundeb.

A posse aconteceu na Casa dos Conselhos, localizada na Praça Getúlio Vargas, centro de Socorro.

O diretor de planejamento escolar da Secretaria Municipal de Educação, Uilder Celestino, explica que o processo para eleger os conselheiros estava em andamento desde o mês de agosto e agora foi oficialmente finalizado com a posse dos conselheiros. “Quando foi disparado o processo eleitoral, cada segmento elegeu seu representante por assembleia específica de cada categoria. Em seguida cada um desses representantes foi empossado pela Semed e nesse momento estão assumindo seus lugares na mesa diretiva do Conselho para os próximos dois anos”, conta Uilder.

Eleito com sete votos, o representante dos diretores, Nilson Abílio, agora é também presidente do conselho do Fundeb. “A nossa principal função é fiscalizar a devida aplicação do Fundeb e nossa meta é acompanhar para que os recursos sejam aplicados da maneira correta. Vamos trabalhar para garantir que seja feito sempre o melhor pela educação do nosso município”, garante.

Importante destacar a participação expressiva dos estudantes e pais de alunos, segmentos que não estavam atuando no conselho nos últimos tempos. “Acreditamos no protagonismo juvenil e no exercício da democracia para construir uma educação de qualidade para os socorrenses”, diz o conselheiro Uilder, representante da Semed no Conselho do FUNDEB.

Representando os pais dos alunos, a senhora Aline Pereira, 29 anos, moradora do Conjunto João Alves, conta que é uma oportunidade para aprender e auxiliar para a formação dos alunos. “Para mim é importante participar, porque a gente sempre aprende coisas novas, nos permite ter acesso a informações que muitas vezes não eram devidamente repassadas. É desta forma que construímos o melhor para os nossos filhos”, revela Aline.

Votação

Representando os diversos segmentos envolvidos, candidataram-se ao cargo de presidente do conselho a senhora Adenilde (representante dos professores, indicada pelo Sintese), a senhora Rosemeire (representante dos servidores da educação, indicada pelo sindicato) e o senhor Nilson Abílio (representante dos diretores, indicado por seus pares).

No momento da votação Abílio foi eleito por maioria dos votos, sete no total, enquanto as demais concorrentes obtiveram dois votos cada. Na oportunidade o diretor da Creche Mariana, professor Josenaldo, foi eleito por aclamação como vice-presidente do Conselho.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também