Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Turismo: alunos de capacitações participam de encontrão em Gararu

21

Capacitandos dos municípios de Amparo do São Francisco, Canhoba, Propriá, Gararu e Estância puderam trocar experiências e apresentar oficinas do que aprenderam nos cursos de “Vendedores de artigos para turismo”, “ Elaboração de roteiros para condutores e visitantes” e  “Informações turísticas”

Alunos dos cursos de capacitações promovidos pelo Governo do Estado tiveram um grande encontro na tarde e noite dessa quarta (dia 22), no Ginásio de Esportes José Inácio de Resende Silva, em Gararu. Capacitandos dos municípios de Amparo do São Francisco, Canhoba, Propriá, Gararu e Estância puderam trocar experiências e apresentar oficinas do que aprenderam nos cursos de “Vendedores de artigos para turismo”, “ Elaboração de roteiros para condutores e visitantes” e  “Informações turísticas”.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, o Estado tem atuado em diversas frentes para a promoção do Turismo. “Estamos realizando obras estruturantes, para preparar as localidades; realizando a promoção de Sergipe em outros estados e países, com participação em feiras e em breve com campanhas de publicidade; e capacitando as comunidades para que entendam a importância deles no contexto e estejam preparados para receber os turistas”, explicou Fábio Henrique.

O secretário fez questão de enfatizar a determinação do governador Jackson Barreto de que o turismo deve ser usado para inserção das comunidades e na promoção de emprego e renda. Hoje, mais de cinco mil pessoas estão sendo capacitadas, por meio do Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), em vários pólos em cursos de capacitações com níveis de escolaridades básico, médio e de pós-graduação.

Estímulo

Para o secretário Fábio Henrique, o mais importante é que as pessoas capacitadas estão tendo uma profissão para atuar e muitas delas irão promover o desenvolvimento em suas comunidades. A estudante de pedagogia Crislaine Pinheiro decidiu fazer o curso de vendedor de artigos para o turismo, em Propriá. “Essa é uma área que está crescendo muito e tenho que me preparar. Estamos tendo uma outra visão do turismo e estou tendo a noção do que posso desenvolver nas comunidades”, disse Crislaine.

O servidor público Edilson Alencar, que faz o curso de elaboração de roteiros em Gararu, elogia a qualidade do curso que se preocupou com conteúdos em sintonia com o mercado de trabalho. A prefeita de Gararu, Elizabeth Freire, enalteceu o fato das pessoas serem capacitadas para receber os turistas. Ela apresentou as propostas para que o município gerido seja preparado para o turismo, principalmente pela bela orla à margem do rio São Francisco.

O prefeito Iokanaan Santana, de Propriá, ressaltou a integração dos participantes e a promoção do desenvolvimento social. “O Governo, por meio da Secretaria do Turismo, está de parabéns por promover a educação para gerar trabalho para apopulação”, defendeu Iokanaan. O prefeito de Canhoba, Manoel Messias, disse que mais o sensibilizou foram os gestos de agradecimento dos participantes das capacitações em uma sociedade, muitas vezes, injusta. O encontro foi finalizado com uma passeata do turismo pelas ruas de Gararu, com apresentações culturais, do ginásio de esportes até a orla.

 

Leia também