25/11/17 - 06:57:36

Jackson Barreto visita obras que ampliarão serviços no Huse

Unidade ganhará 100 novos leitos e, em dezembro, entrará em operação o novo acelerador linear da radioterapia, ampliando os serviços para pacientes em tratamento de câncer

O governador Jackson Barreto visitou, nesta sexta, 24, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) ao lado do secretário de Estado da Saúde e representantes do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPESE), dentre eles, o procurador-geral de Justiça Rony Almeida.

“Estamos ampliando os serviços do Huse, aumentando o número de leitos, o que é fundamental, usando áreas que anteriormente estavam subutilizadas, na unidade. Na área da oncologia, temos o novo bunker, que será inaugurado no mês de dezembro, ampliando os serviços de radioterapia. Visitamos uma área na qual criaremos 45 novos leitos e vários novos ambientes que vão transformar o Huse em um hospital mais solidário no acolhimento às pessoas. Posso definir essas melhorias com as mesmas palavras do Papa Francisco: é a misericórdia de acolher melhor as pessoas. Estamos trabalhando para prestar um melhor serviço e atendimento à população em todas as áreas da saúde”, disse Jackson.

“Vamos ampliar os serviços do Huse para população sergipana, aumentando o número de leitos, o que é fundamental, usando áreas que anteriormente estavam subutilizadas, na unidade. Na área da oncologia, temos o novo bunker, que será inaugurado no mês de dezembro, ampliando os serviços de radioterapia. Visitamos uma área na qual criaremos 45 novos leitos e vários novos ambientes que vão transformar o Huse em um hospital mais solidário no acolhimento às pessoas. Posso definir essas melhorias com as mesmas palavras do Papa Francisco: é a misericórdia de acolher melhor as pessoas. Estamos trabalhando para prestar um melhor serviço e atendimento à população em todas as áreas da saúde”, disse Jackson.

Para o governador a ampliação dos serviços e dos atendimentos no Huse condizem com o direcionamento da sua gestão, de priorizar o cuidado com a população, sobretudo com aqueles que mais precisam dos serviços públicos. “Estou aqui na companhia do Ministério Público e do presidente da Assembleia Legislativa, e estamos observando o quanto está sendo realizado de obras novas, no sentido de melhorar a estrutura da saúde do Estado e fazer com que o Huse possa prestar um melhor serviço à população. É muito mais do uma prestação de contas, é um cumprimento da responsabilidade de quem está na frente de uma pasta tão importante, como é a pasta da Saúde, que dialoga diretamente com as pessoas mais pobres, que são as que mais precisam do nosso cuidado”, reforçou.

Principal porta de entrada da saúde pública do estado, o Huse recebe pacientes de todo o território sergipano e de estados vizinhos e presta atendimentos de baixa, média e alta complexidade. No último fim de semana, por exemplo, o Pronto Socorro da unidade registrou 604 atendimentos a usuários do SUS. No Hospital Pediátrico Dr. José Machado de Souza, localizado no Huse, foram 202 atendimentos.

Uma das melhorias mais aguardadas é a entrega da nova unidade de radioterapia (acelerador linear) do Hospital de Urgência. O acelerador linear da nova radioterapia já foi instalado e está em fase de testes. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, o novo equipamento deverá começar a operar a partir de 14 de dezembro. Os pacientes gradativamente começarão a ser atendidos.

Com a nova unidade de radioterapia, a fila para o tratamento será rapidamente zerada. No hospital, funciona uma radioterapia, que esteve quebrada por um período, gerando uma fila de 600 pessoas à espera do tratamento. A Secretaria de Saúde recuperou o aparelho, diminuindo a fila para 142 pacientes. Com o novo acelerador os atendimentos serão duplicados e o objetivo é zerar a fila.

O novo acelerador linear é um aparelho CX da Varian, com duas energias de fótons (para tumores mais profundos) e cinco energias de elétrons (para tumores mais superficiais). Para receber o novo acelerador linear, o Estado construiu um bunker para adaptar a oncologia ao novo acelerador. O investimento na construção do bunker foi de R$ 2.129.997,03 (recursos do Ministério da Saúde).

Atualmente, em Sergipe existem duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e de outros estados: 3D no Huse e a 2D no Hospital de Cirurgia. A construção do novo bunker permitirá que o Hospital de Urgência amplie e fortaleça o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no estado.

Novos Leitos

Cem novos leitos serão disponibilizados nos próximos dias no Huse. Eles serão instalados em uma área que estava sendo utilizada pela Central de Equipamentos, que foi remanejada. Hoje, a unidade tem 596 leitos para suas diversas áreas, pronto-socorro, oncologia, UTI e hospital infantil. Futuramente, ganhará esses 100 novos leitos.

“Ao realizar a ampliação de leitos, ao mostrar uma melhoria no atendimento no Hospital de Urgências e nos convidar para esta visita hoje, junto com os promotores da área da Saúde, para testemunharmos essas melhorias, isso mostra a transparência do Estado. Há uma necessidade muito maior de se fazer um serviço de saúde mais qualificado em Sergipe, mas tudo que foi feito aqui é bem-vindo, merece nosso reconhecimento. O Ministério Público continuará diligente para fiscalizar o sistema de saúde como um todo, não só o Huse, mas também o Cirurgia e as unidades de saúde do estado. Há promotores em todos os municípios, fiscalizando e tentando, através de suas ações, melhorar o atendimento prestado à população de Sergipe”, pontuou o procurador-geral Rony Almeida.

De acordo com Almeida Lima, os espaços estão sendo ampliados para aumentar a assistência e a qualidade dos serviços. “ Essa visita demonstrar a transparência da Secretaria de Estado da Saúde e do governo de Sergipe diante das realizações que têm feito no Hospital de Urgência de Sergipe. O governador Jackson Barreto nos orientou a tomarmos uma série de providências internas no hospital a partir da necessidade da criação de novos leitos. Aqui, programamos, inicialmente, para uma média de 100 novos leitos; apresentamos 45 hoje, mas até o final do mês de fevereiro teremos exatamente esse número para oferecer a população de Sergipe”.

Novas unidades e equipamentos

O Huse está recebendo uma significativa parte dos 465 equipamentos hospitalares que foram apresentados pela Secretaria de Saúde na última quinta-feira, 16 de novembro. Os novos equipamentos vão permitir que o hospital preste aos pacientes uma assistência com maior qualidade. O hospital recebeu uma vasta gama de equipamentos que servirão a toda a unidade hospitalar, desde os centros cirúrgicos à fisioterapia, passando pela UTI.

No final de outubro, o secretário Almeida Lima determinou a criação de espaços de Hemodinâmica e Nefrologia no Huse. A criação de um espaço para a Hemodinâmica envolve todo um trabalho de cirurgia cardíaca e vascular. Cirurgias eletivas que normalmente são feitas no Hospital Cirurgia, com o novo espaço, passarão a ser realizadas no Huse.

O Centro de Nefrologia e Hemodiálise vai reduzir o gargalo na prestação da terapia que é hoje prestada por clínicas conveniadas, além de permitir a realização de cirurgias urológicas e renais.

Foto: Marcelle Cristinne