Aracaju, 28 de março de 2024

JACKSON BARRETO LEVA GOVERNO EM AÇÃO PARA CONJUNTO BUGIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

O governador Jackson Barreto conferiu toda a programação que foi disponibilizada à comunidade e regiões circunvizinhas, no Governo Itinerante por uma Cultura de Paz. Na ocasião, Jackson foi homenageado com Certificado de Reconhecimento pelos moradores

A comunidade do Conjunto Bugio, zona norte de Aracaju, reservou o sábado, 25, para ir até a Escola Estadual Francisco Rosa, aproveitar os diversos serviços que foram oferecidos pelo governo do Estado, em mais uma edição do Governo em Ação. Na ocasião, o governador Jackson Barreto, acompanhado do vice-governador Belivaldo Chagas e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, conferiu toda a programação que foi disponibilizada à comunidade e regiões circunvizinhas, no Governo Itinerante por uma Cultura de Paz. Na ocasião, Jackson foi homenageado com Certificado de Reconhecimento pelos moradores e ainda visitou o local onde será instalada uma imagem em homenagem aos 300 anos de Aparição de Nossa Senhora Aparecida no bairro.

Para a senhora Maria José dos Anjos, o Governo em Ação foi a oportunidade de levar o pequeno Gabriel para adquirir sua primeira identidade. Segundo ela, o projeto veio em boa hora e economizou tempo e dinheiro. “Por conta do trabalho não tive tempo de levar meu filho para fazer a carteira. Foi ótimo. Aproveitei e também me consultei no ginecologista”, declarou.

De acordo o governador Jackson Barreto o programa já se tornou referência para a comunidade.  “Uma ação de cidadania, que levamos para a população, oportunizando para àqueles que têm dificuldades, o acesso aos serviços essenciais. Trouxemos por exemplo, médico oftalmologista. Além de realizar a consulta, oferta-se  óculos também. A pessoas têm a oportunidade de adquirir todos os seus documentos aqui, como identidade, carteira de trabalho, entre outros. É um serviço dado pelo governo do Estado, assim como, pela prefeitura. Além disso, mobiliza-se a escola, o Grêmio, os estudantes e professores. É um envolvimento muito bonito com a comunidade. Eu fico muito feliz porque essa experiência eu comecei como prefeito e deu certo. As pessoas se sentem mais próximas do governador e mais próximas do Estado”, declarou.

O Programa Governo em Ação é coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil e pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH, com a participação das demais secretarias e órgãos do Governo do Estado.

Na opinião do vice-governador e secretário da Casa Civil, Belivaldo Chagas, o Governo em Ação é uma forma de aproximar ainda mais o governo da comunidade. “É uma satisfação muito grande ver a alegria da população desfrutando de tantos serviços essenciais. O programa dialoga com a sociedade na questão de assuntos importantes do seu dia-dia, como prevenção a doenças, a questão da criminalidade e das drogas. Além disso, a escola recebe um reforço importante na sua estrutura física que também é um ganho para a comunidade. É uma verdadeira integração com a comunidade”, disse.

A sociedade civil organizada também se integra ao Programa, que, nesta edição, conta com a participação da Defensoria Pública do Estado, que realizou atendimentos, e do INSS. A iniciativa é um trabalho voltado para aproximar, conhecer e diminuir as necessidades da população mais carente, garantido mais conforto e acolhimento.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, na ação as comunidades têm acesso a serviços de extrema importância na área da assistência social,  assim como qualificação profissional, saúde e segurança pública.  “Sinto-me muito feliz em estar aqui, juntamente com o governador Jackson Barreto, levando tantos serviços importantes para esta comunidade tão querida. Um bairro que já realizei tantas obras. Nós estamos trabalhando e vamos continuar trabalhando pela comunidade do Bugio sempre”, disse o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Serviços

Segundo a superintendente da Casa Civil, Conceição Vieira, nesta edição, antes da prestação de serviços e atendimentos, o governo do Estado proveu à comunidade uma série de palestras. “É uma ação forte do governo de Estado no intuito de chegar às comunidade levando cidadania. Primeiro levamos palestras e informações e depois é que a pessoas irão para os serviços. São serviços em geral, estamos com parceria com vários órgãos, e todos os programas de polícias púbicas com o governo do Estado”.

As palestras são Educação Previdenciária (INSS), A Cultura da Paz começa em cada Um – (SEED/SEIDH), Saúde do Homem (SEED) e Mediação de Conflitos (ACORDE/SSP). Houve apresentação de teatro realizada pela Brigada da Dengue da SEED, a peça abordou o Combate à Dengue.

A Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres da SEIDH esteve presente com a Unidade Móvel (ônibus lilás) de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A Unidade Móvel também prestou atendimento ginecológico e aferição do Índice de Massa Corporal (IMC).

O NAT se fez presente emitindo carteiras de trabalho. A SEIDH, em parceria com a SEED, entregou mudas frutíferas e disponibilizou à população acesso ao MOPS – Mapa de Oportunidades e de Serviços Públicos, portal do Ministério do Desenvolvimento Social que reúne e organiza informações de diferentes fontes, acerca de oportunidades de inclusão produtiva e disponibilidade de serviços, equipamentos e programas públicos identificados em municípios, microrregiões e estados no país.

O jovem Daniel aproveitou para participar das atividades recreativas juntamente com os amigos, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer  que ofertou atividades esportivas, oficinas socioeducativas e emissão da Identidade Jovem.

A SSP esteve presente com o Comitê de Desarmamento. Já na área da Saúde, a população do Bugio e região teve acesso a atendimento médico com a presença de clínico geral e a prestação de serviços como medição de pressão arterial, teste de glicemia, testes para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), teste para hepatite e orientação sobre saúde bucal.

A SEPLAG levou uma unidade móvel do CEAC que prestou sua carta de serviços à população. São serviços como, emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação e passe livre intermunicipal. Levará ainda serviços prestados pelo IPESAÚDE e por órgãos federais como o INCRA e o INSS. E o SESI levou a Unidade Móvel Odontológica para prestar atendimento à população.

Homenagem

Na ocasião, o governado recebeu um Certificado de Reconhecimento, maior honraria concedida pela Associação de Moradores do bairro, no intuito de homenageá-lo pelos serviços prestados à comunidade do Bugio.

Segundo Aragão, presidente da Associação, os moradores não esqueceram que há trinta anos, quando Jackson era prefeito de Aracaju, realizou importantes obras de pavimentação e asfalto no conjunto. “Foram muitas obras realizadas em benefício da nossa população, que hoje são mais de 75 mil habitantes. Portanto, é um reconhecimento por tudo que foi feito e que o governador ainda realiza pela nossa comunidade”, justificou.

Sensibilizado o governador  agradeceu e reforçou o compromisso de continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Hoje, eu abraço a todos do Bugio. Sei que o governo do Estado tem dificuldades. Eu não pedi a Deus para governar o estado nesta crise que o Brasil atravessa. Mas, parece que Jesus escolhe os seus bons soldados para as suas batalhas mais difíceis. Eu estou aqui no Bugio porque eu não quero perder nunca minha ligação com esse conjunto. Vou continuar trabalhando para ajudar a todos do Bugio.Obrigado pelo título que recebi”, agradeceu o governador.

Foto Marcelle Cristinne

ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também