27/11/17 - 06:47:54

Novembro Azul: usuários do NAT recebem orientações sobre prevenção

Tentamos fortalecer isso: o homem precisa se cuidar, assim como a mulher

Além de realizar ações de intermediação de mão de obra, com encaminhamento de sergipanos ao mercado de trabalho, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) busca contribuir para a informação dos seus usuários. Dando continuidade às ações do Novembro Azul, mês de destaque para a saúde do homem, o serviço realizou nessa sexta-feira, dia 24, uma palestra sobre prevenção e tratamento do Câncer de Próstata.

“A palestra faz parte do projeto “Bom dia com o NAT”, onde realizamos o acolhimento para as pessoas que procuram a unidade diariamente. O enfermeiro Fábio Leite vem ministrando palestras com foco na saúde do homem, tirando todas as dúvidas dos usuários. O que mais nos chamou atenção é que, coincidentemente, o público era 80% masculino e participou ativamente”, destacou Sandra Magna Rezende, coordenadora Estadual do Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Inclusão Social (Seidh).

Para o palestrante Fábio Leite, o encontro foi muito proveitoso. “Na palestra, conseguimos alcançar o objetivo. Foram tiradas muitas dúvidas a respeito da saúde do homem, em especial sobre  a prevenção do câncer de próstata e do infarto agudo do miocárdio”, disse.

A programação do Novembro Azul continua na próxima semana, quando a equipe da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) estará na unidade conversando com os usuários sobre a conscientização da importância da prevenção. “Trabalhamos em parceria com diversas instituições. À medida que o usuário espera para ser atendido, ele tem acesso às informações, levando para sua família. Nossa intenção é orientar da melhor forma possível, respondendo às dúvidas e ajudando a quebrar o tabu do homem sobre os exames preventivos. Tentamos fortalecer isso: o homem precisa se cuidar, assim como a mulher”, complementou a coordenadora.

Para o secretário de Estado da Inclusão, Zezinho Sobral, informar sobre saúde também é exercer a cidadania. “As pessoas que procuram o NAT estão em busca de emprego e, em alguns casos, não encontram uma palavra amiga no dia a dia para orientar sobre saúde e prevenção. Essa ação é muito especial porque ajuda os usuários a refletir melhor sobre como é importante cuidar da saúde. O Novembro Azul é uma campanha fundamental que serve para que todos os homens abram seus horizontes acerca dos cuidados preventivos. O homem com a saúde em dia tem mais vitalidade e entusiasmo para vencer os obstáculos na vida e ter êxito em suas batalhas profissionais. Ganha ele e a família também”, afirma Zezinho Sobral.

Fonte e foto assessoria