Aracaju, 28 de março de 2024

Prefeitos impopulares têm “peso reduzido” para eleições 2018!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Estamos nos aproximando do final do ano e a realidade financeira de muitos municípios sergipanos é de profunda crise. Muitos prefeitos, que já não conseguem honrar o pagamento dos servidores públicos dentro do mês trabalhado, terão sérias dificuldades para garantir o compromisso constitucional de quitação do 13º salário. Sem contar que os mesmos gestores estão com débitos acumulados com fornecedores, prestadores de serviços, além de praticamente não terem realizado nada do que prometeram nas eleições de 2016.

O sentimento da comunidade é de profunda decepção, na maioria dos municípios, por conta dos maus gestores, da ineficiência de suas equipes de trabalho e, evidentemente, da escassez de recursos públicos. O País está em crise em todas as esferas, o dinheiro não circula, o comércio vive “capenga” e a economia tem melhorado, mas bem lentamente e os reflexos de tudo isso atingem diretamente as gestões.

Com o desemprego ainda em alta, o pai de família não tem condições financeiras de honrar seus compromissos e, muitas vezes, os impostos acabam ficando em segundo plano. E isso atinge a “saúde” do Estado e das prefeituras, que sem receitas, ficaram reféns dos repasses do governo federal. Em Sergipe, o governador Jackson Barreto (PMDB) amarga uma rejeição superior a 60%, conforme os diversos levantamentos que são feitos no Estado.

No mesmo sentido, vários prefeitos sergipanos também não estão bem avaliados. Quem já está no segundo mandato, pode até ter feito algo lá atrás, mas agora ou “cortou na carne” e está trabalhando no limite ou já perdeu o controle e não está empreendendo mais nada; pior é para quem está no primeiro ano de gestão e não conseguiu desenvolver seu pleno de governo prometido pelos quatro cantos, nos palanques eleitorais do ano passado.

É comum a liderança política apostar todas as fichas no apoio político desse ou daquele prefeito municipal. Mas se o próprio governador não está bem avaliado, se não ajuda muito o pré-candidato do seu agrupamento, muitos prefeitos também perderam essa “liderança” junto ao eleitorado. Não será surpresa para ninguém o “poder de transferência de votos” de alguns gestores. A sensação é que prefeitos impopulares terão “peso reduzido” para as eleições de 2018. As pesquisas estão apenas refletindo a realidade. Não custa ficar de olho…

Veja essa!

O cenário político em Sergipe começa a entrar em ebulição já visando o processo eleitoral de 2018. Há uma nítida movimentação no Palácio de Despachos para fortalecer a pré-candidatura do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) para o cargo de chefe do Executivo.

E essa!

PMDB, PT e PSD já realizaram atos com suas bases para confirmar o nome do “galeguinho” e tentam ajudar no sentido que ele comece a crescer nas pesquisas de intenção e votos.

Colados em JB

Os deputados estaduais Luciano Bispo (PMDB) e Jeferson Andrade (PSD) demonstram alinhamento com o projeto político. Participam dos atos e estão “colados” no governador Jackson Barreto e no vice Belivaldo Chagas.

Oposição

Por sua vez, a oposição também começou a se movimentar. Não há definição sobre o pré-candidato do agrupamento, mas todo mundo está querendo ganhar espaço até que se chegue ao consenso.

Valadares

Quem sempre aparece a frente nos levantamentos é o senador Valadares (PSB), mas seu afastamento por licença médica por 121 dias, para tratamento de saúde, abre uma “janela” para que os demais líderes Eduardo Amorim (PSDB), André Moura (PSC) e Valadares Filho (PSB) fortalecerem seus projetos.

REDE

O pleito para 2018 também registra uma boa movimentação na REDE Sustentabilidade, que acaba de definir a pré-candidatura de Emerson Ferreira ao governo do Estado. O partido se posiciona nas redes sociais e foca em determinados segmentos do eleitorado. Os membros da legenda também já começaram a difundir seu projeto político pelo interior do Estado. A teoria é ampliar a representatividade da legenda.

Conferência Estadual

Falando na REDE Sustentabilidade, Emerson Ferreira e Natália Dalto foram escolhidos na Conferência Estadual para exercerem a Coordenação Geral do partido no biênio 2018-2019. No próximo dia 5, às 18 horas, na AEASE, será realizado o lançamento oficial da pré-candidatura de Emerson para o governo, além dos projetos para senador, deputado federal e deputado estadual.

Marina Silva

Convém ressaltar que segundo a Legislação Eleitoral apenas a Convenção Eleitoral, a ser realizada em junho do próximo ano, definirá os candidatos que disputarão a eleição pela Rede Sustentabilidade. Ainda na Conferência foi aprovada uma moção de apoio à pré-candidatura de Marina Silva  para a presidência da República.

PPS

Também não se pode deixar de levar em consideração o PPS com a pré-candidatura de Mendonça Prado para o governo e de João Fontes para o Senado Federal. Comenta-se que o suplente de senador Laurinho Menezes também estuda um projeto pelo partido junto com outras lideranças no interior

Com o DEM

Sem contar que o PPS está estreitando laços com o DEM da pré-candidata a deputada federal Ana Alves, herdeira do legado do ex-governador João Alves Filho e da senadora Maria do Carmo Alves.

Pesquisa

O Instituto França de Pesquisa – IFP realizou pesquisa quantitativa de opinião pública nos municípios da região Centro-Sul, sobre intenção de voto para 2018. A pesquisa foi realizada nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2017 com 1.050 eleitores entrevistados e uma margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Centro-Sul

Pelo levantamento, o pré-candidato a deputado federal Gustinho Ribeiro (PRP) lidera tanto na pesquisa em toda a região Centro-Sul, além de ser disparado o mais citado no município de Lagarto. Na região, Gustinho aparece com 14,8% empatado com o deputado federal Valadares Filho (PSB). Em seguida aparece o deputado federal Fábio Reis (PMDB) com 14,4%.

Demais

Também foram citados no Centro-Sul para deputado federal em sequencia: André Moura, Adelson Barreto, Pastor Jony, Fábio Mitidieri, João Daniel, Fábio Henrique, Ana Alves, Sukita, Rodrigo Valadares, Laércio Oliveira, Bosco Costa, Márcio Macedo, Valdevan 90, José Carlos Machado e Coronel Rocha. Mais de 37% disseram não saber em quem votar ou que pretendem votar nulo.

Lagarto

Já no levantamento realizado em Lagarto, especificamente, Gustinho dispara com 26,5%, a frente de Fábio Reis que tem 25,7%. “A força da nossa aliança com o prefeito Valmir Monteiro (PSC) tem feito a diferença e impulsionado nosso nome na região e em todo Lagarto”, destaca o pré-candidato a deputado federal.

Outros

Ainda foram citados em sequência: Valadares Filho, André Moura, Adelson Barreto, Sukita, Pastor Jony, João Daniel, Fábio Mitidieri, Fábio Henrique e Márcio Macedo. Mais de 35% disseram não saber em quem votar ou que pretendem votar nulo.

Gustinho Ribeiro

Para o deputado sua liderança na região se deve a carência da população por uma renovação na Câmara Federal. “As pessoas estão cansadas de apostar nos mesmos nomes. Foi sentindo esta carência que decidi colocar meu nome a disposição do povo e do agrupamento. Não temos uma boa representação no cenário nacional e é hora de mudarmos esta realidade”.

Deputado estadual

Na pesquisa espontânea para deputado estadual, na região Centro-Sul, a mais citada foi Goretti Reis com 3,8%, seguida de Ibrahim Monteiro com 1,9%, Gustinho Ribeiro com 1,2% e Luciano Pimentel com 1,1%.

Mais citados

Também foram citados para deputado estadual Valadares Filho, Dílson de Agripino, Augusto Bezerra, Adelson Barreto, Angélica Guimarães, Duílio de Salgado, Ana Lúcia, Marival de Simão Dias, Cabo Zé, Magno Araújo, Laércio Oliveira, Maísa Mitidieri e Esmeraldo Leal. Mais de 85% disseram não saber em quem votar ou que pretendem votar nulo.

Cinco nomes

Para deputado estadual ouvindo os eleitores do município de Lagarto, apenas cinco nomes foram citados: Goretti Reis, Ibrahim Monteiro, Adelson Barreto, Gustinho Ribeiro e Cabo Zé. Mais de 80% disseram não saber em quem votar ou que pretendem votar nulo.

Copemcan I

Os agentes e guardas prisionais lotados no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) fizeram uma minuciosa revista nas alas A e B do pavilhão cinco da unidade. Foram apreendidos 108 telefones celulares, 70 chunchos (armas artesanais), 1,2 quilo de maconha e 20 gramas de cocaína. A revista aconteceu das 7 às 14 horas e não houve nenhum incidente.

Copemcan II

Além de recolher o material ilícito, foi feita toda higienização das duas alas, solda nas portas de ferro e grades e verificação em toda estrutura de concreto. O vice-diretor do Copemcan, Ronny Anderson Nascimento, explicou que o trabalho foi muito tranquilo, sem a necessidade de uma atuação enérgica por parte da segurança.

Como entra?

A coluna apenas faz um questionamento aos responsáveis pelo presídio: como entram 108 telefones e mais de um 1 kg de drogas? E não vai nem questionar a existência de 70 chunchos…

Machado

Depois de um ano sem funcionamento, a agência do Banco do Brasil de Poço Verde foi reinaugurada no sábado (25). Para o ex-deputado federal José Carlos Machado, que participou do evento, um ato de justiça que se faz ao povo do município. “Poço Verde é o maior produtor de feijão do Estado e os moradores e produtores agora terão a vida facilitada”, afirma.

Poço Verde

Em seu discurso, o ex-prefeito do município, Everaldo Oliveira, fez referências elogiosas a Machado por conta de uma obra importante para Poço Verde, que foi a do abastecimento de água da cidade, realizada no primeiro governo de João Alves  e inaugurada em 1984. O senador Eduardo Amorim, o deputado Zezinho Guimarães, a superintendente do Banco, Eliane Moura Gascon, o prefeito, Iggor Oliveira, o vice, Roberto Correia, o prefeito de Simão Dias, Marival Santana, e diversas outras autoridades participaram do evento.

Emília Corrêa

A vereadora Emília Corrêa (PEN) defende a ampliação do atendimento especializado as mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo ela, os centros de referência da mulher são os principais locais procurados por mulheres em situação de risco, sendo necessária a ampliação da sua capacidade de acolhimento.

Emília Corrêa II

De acordo com Emília também é muito importante que o atendimento policial e pericial especializado às vítimas sejam feitos, preferencialmente, por pessoas do gênero feminino. “Por mais que os policiais homens tenham sensibilidade, a cultura masculina interfere no momento do acolhimento e aconselhamento das vítimas”.

Róbson Viana I

O deputado estadual Robson Viana (PEN) quer a criação de uma política de atendimento às gestantes no estado de Sergipe. Ele apresentou, na semana passada, uma indicação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), sugerindo ao Governo do Estado a instituição dessa política, através do envio de um Projeto de Lei.

Róbson Viana II

“O objetivo é assegurar às cidadãs do Estado de Sergipe um importante instrumento de planejamento das ações voltadas ao atendimento adequado na área de saúde. O Plano Estadual de Atendimento à Gestante fará com que esse serviço público seja executado em estrita observância dos princípios constitucionais que norteiam a administração pública, como a legalidade, a moralidade e a eficiência, além do princípio democrático da participação popular”, falou Robson Viana.

Venâncio Fonseca I

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) foi convidado para prestigiar, na tarde desse sábado (25), a XIV Edição do Leilão Vaquejada do Ana Dantas Ranch, no Parque das Palmeiras, em Lagarto, espaço moderno que abriga até este domingo (26) um dos maiores eventos da modalidade, com uma série de premiações para os competidores. Venâncio foi conferir de perto o investimento do empresário Geraldo Majella, criador de Quarto de Milha e conselheiro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

Venâncio Fonseca II

Durante o leilão Venâncio estava acompanhado do líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC); dos também deputados estaduais Paulinho Filho e Gustinho Ribeiro (PRP); dos prefeitos de Laranjeiras, Paulão das Varzinhas (DEM), e de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC); além do suplente de senador Laurinho Teixeira, do ex-deputado Zeca da Silva e de amigos empresários e políticos da região, e do ex-governador de Alagoas, Manoel Gomes de Barros.

Vaquejada

Ao abraçar o empresário Geraldo Majella, Venâncio enalteceu o tamanho do investimento e destacou que “estamos diante de um dos maiores Parques de Vaquejadas do País, uma das tradições do nosso Nordeste, com uma estrutura impecável, boas atrações, conforto e muita segurança. Sem contar que este tipo de evento movimenta a economia local e traz investidores de todo o Brasil. É uma satisfação para nós, sergipanos, ter um investimento tão grande e com tanto potencial como este”.

Rio São Francisco

Debater a situação do rio São Francisco, importante fonte de água para a maioria da população sergipana, e encontrar formas de sua utilização compatibilizando o abastecimento humano e animal, além de sua utilização para a produção de energia e irrigação, bem como estar em defesa contra a ameaça de privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

João Daniel

Esses são alguns dos objetivos do seminário proposto pelo deputado federal João Daniel (PT/SE), através da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que será realizado na próxima sexta-feira (1º), às 9 horas, no 12 Tênis Clube do município de Propriá.

Com Ana Lúcia

Segundo o deputado, o seminário – realizado em conjunto com o mandato da deputada estadual Ana Lúcia (PT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Comunidades Tradicionais da Assembleia Legislativa – quer debater a situação da Bacia do rio São Francisco e propor medidas para a sua revitalização e os programas de utilização de suas águas para as diversas atividades com responsabilidade social e sustentabilidade.

Café Quente 

Foi um sucesso o Café com Política Debate sobre segurança pública e sociedade, promovido pelas jornalistas Katia Santana, Magna Santana e Eclair Nascimento.  O encontro reuniu autoridades no assunto, integrantes das forças policiais, pesquisadores, além de autoridades políticas, professores e estudantes na área do direito, empresários e outros influenciadores.  As organizadoras do evento prometem repetir o sucesso nas próximas edições que sempre abordarão temas de interesse coletivo.

Sucesso

O XXV Congresso Estadual de Gestão de Pessoas, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Sergipe (ABRH/SE) foi um sucesso! O evento tratou dos desafios da liderança na era da transformação digital e contou com a presença de grandes nomes na área de gestão. Na foto, a presidente da ABRH/SE, Claúdia Soledade, e o palestrante Marcelo Pirani que explanou sobre como conduzir equipes para resultados consistentes.

Senac

Na próxima segunda-feira (4), o Senac/SE, órgão vinculado ao Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, promoverá uma confraternização entre alunos, instrutores e colaboradores. Na ocasião serão exibidos os filmes do projeto Curta Senac Pleno 2017, feitos por alunos e ex-alunos da casa, e entregue o Troféu Senac Pleno – Narrativas Exemplares (IV Edição) à jovem cientista política Tábata Pontes. O evento acontecerá a partir das 14h no Ginásio Charles Moritz (Sesc).

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também