27/11/17 - 15:38:15

SISTEMA HÓRUS DO MS OSCILA E COMPROMETE ATENDIMENTO NO CASE

A manhã desta segunda-feira, 27, foi de lentidão no atendimento prestado pelo Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) aos seus usuários. Isso porque o Sistema Hórus, do Ministério da Saúde, utilizado pela unidade para dispensação dos medicamentos oscilou durante toda a manhã, sem qualquer perspectiva de ser corrigido nesta primeira parte do dia. “Desde o início do atendimento que o sistema apresentou oscilação, hora funcionando lentamente, hora caindo”, explicou o coordenador do Case, Paulo Roberto Andrade.

Tão logo o problema foi detectado, a farmacêutica do Case, Taís Andreza Costa, entrou em contato com o Ministério da Saúde, via e-mail, para denunciar a situação. “Ficamos então sabendo que o problema atinge mais de 10 Estados do país, ou seja, todos os que usam o sistema Hórus”, informou Taís Costa, acrescentando que o Ministério prometeu resolver o problema no menor espaço de tempo possível e encaminhou a reclamação para o Datasus, órgão responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Como consequência do problema, o horário de atendimento externo do Case foi reduzido para as 12 horas. “Entregamos as senhas de atendimento até as 14 horas mas, como estamos com a unidade lotada e o fluxo de atendimento correndo lentamente vamos precisar abreviar o horário de atendimento externo ou não daremos conta da demanda”, explicou o coordenador.

O Hórus é o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, no módulo Básico, que permite executar as ações de gestão dos medicamentos do Componente Básico, por meio da realização de movimentações como entrada, distribuição e dispensação.

O sistema também permite acompanhar essas ações através da emissão de diferentes relatórios contendo informações gerenciais, que subsidiam o planejamento e desenvolvimento das ações de Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, disponibilizando, desta forma, informações técnicas necessárias para a qualificação dos serviços e gestão do cuidado.

SES