Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Belivaldo recebe comandante da 6ª Região Militar do Exército

Antes de deixar o comando da 6ª Região Militar, em janeiro, o general de Divisão, Joarez Alves Pereira Junior, se reuniu com o vice-governador Belivaldo Chagas, na manhã, desta terça-feira, 28, no Palácio dos Despachos. Na visita, o general anunciou sua saída do Comando da 6ª Região Militar e fez o convite para a posse do novo comandante. A visita foi acompanhada pelo comandante do 28º Batalhão de Caçadores coronel Marco Aurélio Küster de Paula, pelo assessor parlamentar do Exército, coronel Leão;  e o chefe do gabinete Militar de Sergipe,  coronel Eduardo Henrique Matos.

Segundo o vice-governador Belivaldo Chagas, foi uma visita de despedida e ao mesmo tempo de cortesia do comandante.” Tive o prazer de recebê-lo ano passado quando veio nos visitar logo que assumiu a região. E agora, vem num momento de despedida onde deverá deixar Salvador, sede da 6 Região para ir ao Rio de Janeiro. Portanto, veio comunicar ao Governo de Sergipe e agradecer por todo período que esteve a frente da Região”, informou.

Para o comandante da 6ª Região Militar, Joarez Alves Pereira Junior, “foi um período de extrema alegria, em que me realizei muito como comandante da  6ª Região. Uma área que engloba dois estados, Bahia e Sergipe, que são muito importantes para o Nordeste. Tive boa convivência, não só no ambiente profissional, como também, com as autoridades desses estados, a exemplo do governador e vice de Sergipe. Pessoas da qual fiz amizades. Foi sem dúvida, uma satisfação muito grande participar desses quase dois anos de comando aqui”, avaliou.

Ainda nesta terça-feira, 28, às 17 horas, o comandante do 28º Batalhão de Caçadores coronel Marco Aurélio Küster de Paula receberá, na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Sergipano. A outorga do título decorreu de iniciativa do Deputado Georgeo Passos.

Histórico 

A 6ª Região Militar foi criada em 1º de outubro de 1821 e sua área abrange os estados da Bahia e de Sergipe. 16 organizações militares são subordinadas e vinculadas à região. Participou das batalhas pela consolidação da Independência na Bahia (1823), a Campanha de Canudos (1897) e o envio de tropas para a Força Expedicionária Brasileira (1944/1945).

O general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior assumiu em agosto de 2016 o comando da 6ª Região Militar  “Região Marechal Cantuária”, em Salvador. Antes, ocupou o cargo de 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército em Brasília. É natural de Bragança Paulista, em São Paulo. Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, além de ter estudado e exercido funções no exterior, como a de Observador Militar da Organização das Nações Unidas, na Iugoslávia, dentre outras.

O 28º Batalhão de Caçadores foi criado em 28 de fevereiro de 1838, ainda no Brasil Império, na cidade de Desterro, hoje Florianópolis, chegando ao estado de Sergipe em 09 de março de 1917. Participou de conflitos marcantes da história do Brasil, como: Guerra do Paraguai (1865-1870) e Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932. No cenário contemporâneo, o Batalhão participou da Missão de Paz do Brasil no Haiti, de Grandes Eventos, com o envio de tropas para a Segurança da Copa das Confederações em 2013, na cidade de Salvador e, Copa do Mundo em 2014, nas cidades de Salvador e Aracaju e, Olimpíadas em 2016, na cidade de Salvador.

O comandante do 28º Batalhão de Caçadores, coronel de Infantaria Marco Aurélio Küster de Paula nasceu em 14/12/1968 em Foz do Iguaçu, Paraná. Incorporou às fileiras do Exército em 21/02/1988, na Academia Militar Das Agulhas Negras. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola De Comando e Estado-Maior do Exército. Entre outras coisas, chefiou a 3ª Seção Do 20º Batalhão de Infantaria Blindado e a 4ª Seção do 17º Batalhão de Infantaria De Selva. Foi Subcomandante do 17º Batalhão de Fronteira e já chefiou a 4ª Seção da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

Leia também