Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Estacionamento: cobrança é um absurdo, escândalo, diz deputado

12

O deputado Venâncio Fonseca (PP) lamentou na sessão desta terça-feira, 28, que a prática da chamada bitributação esteja acontecendo em estacionamentos localizados na capital sergipana. Ele lembrou ter encabeçado uma luta e apresentado projeto [assinado com a deputada Ana Lúcia Vieira (PT)], contrário à cobrança de  taxas de estacionamento na Universidade Tiradentes (Unit) e nos shopping- centers.

“Ano passado eu travei uma luta muito grande sobre a cobrança de estacionamento e lendo aqui uma nota publicada no blog do jornalista Cláudio Nunes com o título: ‘Cobrança de estacionamento público com intimidação de motoristas e fechamento de ruas é correto?’, vejo que ele se refere à cobrança de 10 reais no estacionamento do Centro de Convenções, quando tem shows e eventos no Teatro Tobias Barreto”, afirma.

Da tribuna, o parlamentar completou: “concordo com o jornalista, mas pior é a Universidade Tiradentes que invadiu parte de uma avenida, fechou, construiu o estacionamento no terreno público e cobra. Pior porque no Tobias Barreto, acontece só nos dias de shows e eventos e depois está liberado, mas na Universidade Tiradentes não. O estacionamento vem sendo cobrado dentro de um estacionamento público, quando o aluno já paga uma mensalidade exorbitante e já está imbutido o estacionamento, sendo uma bitributação. Travei essa luta com o aval da deputada Ana Lúcia que várias vezes foi comigo para a frente da universidade e inclusive assinou o projeto comigo”.

Venâncio Fonseca também lamentou a cobrança no estacionamento dos shoppings.

“É um absurdo, um escândalo, uma falta de respeito, o cidadão vai para os shoppings e quando faz suas compras, já está imbutido o estacionamento, é uma bitributação. Para se construir uma universidade, um shopping e qualquer estabelecimento, quando vai à prefeitura pedir o alvará pedindo autorização para a construção da obra, tem que constar no projeto a área de estacionamento para as pessoas que vão utilizar daquela repartição ou daquele comércio. É obrigação, é dever, inclusive para prestar uma melhor comodidade para usuários e clientes. E hoje vemos nos shoppings, o aumento à cada hora pelos estacionamento. Isso é um absurdo, é meter a mão nos bolsos dos contribuintes”, entende.

O deputado finalizou ressaltando que ao sair contra a cobrança de estacionamento na outra legislatura, enfrentou situações duras. “Eu sei o quanto sofri com pessoas que eu pensava que tinha outra concepção educacional. Quando apresentei o projeto, fiquei surpreso inclusive com educadores que se sentiram incomodados, quando aqui denunciei a invasão da parte da avenida da Universidade Tiradentes, que foi fechada e construíram um estacionamento para cerca 1.500 carros e até hoje está cobrando e massacrando os estudantes, sem nenhuma solução”.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões

Leia também