Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

CODEVASF: PRESIDENTE E ANDRÉ ANUNCIAM RECURSOS PARA SE

12

Os recursos não param de chegar a Sergipe. Desta vez, cerca de 1500 produtores do Baixo São Francisco serão beneficiados com os investimentos das ordens de serviço a serem assinadas pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, o superintendente regional César Mandarino e o responsável pela liberação das verbas, o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC/SE). A solenidade ocorrerá na sexta-feira (01) às 17h, no auditório da Superintendência em Sergipe da Codevasf.

As ordens de serviço são resultantes da emenda parlamentar da bancada federal de Sergipe para ações de reabilitação dos projetos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, revitalizando a infraestrutura de uso comum dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco sergipano, responsáveis pela geração de cerca de oito mil empregos e pela produção anual de mais de 30 mil toneladas de alimentos.

As propostas financeiras para execução das obras foram recebidas no processo licitatório no dia 30 de agosto e dentre os serviços previstos no projeto estão a reabilitação de canais, a instalação de sistemas de captação flutuantes, a recuperação de vias de circulação interna, a limpeza da rede de drenagem, entre outras. “O presidente Avelino disse que conseguiria dar início às obras ainda este ano e está cumprindo. Fizemos uma soma de esforços e como resultado temos uma enorme vitória para o povo sergipano”, comemorou o líder André.

Além dos recursos para os perímetros irrigados, também será anunciado o início das ações do acordo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), oficializado no dia 13 de novembro. O objetivo é proporcionar por cinco anos a atuação conjunta entre os órgãos para o fortalecimento das organizações de produtores nos projetos de irrigação da estatal, buscando promover melhores práticas no campo e incentivar o associativismo.

Economia Criativa – Atuando em um mercado crescente, cerca de 70 artesãos e produtores familiares dos vales dos rios São Francisco e Vaza-Barris irão expor e comercializar seus criações no 16º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais, realizado de 1º a 3 de dezembro, das 8h às 19h, também na sede da Codevasf, em Aracaju.

Foto AssCom/AM

Por Marcelo Gomes

Leia também