Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Trajetória de Ilma Fontes é destacada durante homenagem aos 50 anos de Jornalismo

1

Os 50 anos de profissão da jornalista Ilma Fontes foram destacados durante Sessão Especial realizada no final da tarde desta segunda-feira, 27 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A propositura é de autoria da deputada Ana Lúcia Vieira (PT).

No discurso, a deputada Ana Lúcia destacou a coerência e o compromisso com o ordinário.

“Jornalista, cineasta, escritora, ativista cultura, Ilma editorou, roteirizou, dirigiu e conquistou prêmios. Pintou e bordou mundo à fora; dona de variadas medalhas de honra ao mérito. Foi colaboradora de uns 100 números de antologias nacionais, publicou em Portugal, na Itália, na Tunísia, na Grécia. Suas letras alcançaram a Coréia e à China, mas nunca deus as costas ao Quadrado de Pirro. Na TV Aperipê, roteirizou e dirigiu a primeira minissérie realizada por uma TV Educativa, fora do eixo Rio-São Paulo, que foi a Última Semana de Lampião. Editora do Jornal O Capitão, o melhor jornal cultural do mundo e foi curadora do Espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Sergipe, entre os anos 2003 a 2017”, ressalta lembrando que na infância  Ilma queria ser marinheira e aos 50 anos de Jornalismo, ainda tem muito a dizer e a mostrar.

“Estou muito feliz com o público presente. Pessoas da altíssima qualidade vieram prestigiar. Geralmente nessas homenagens, aparecem mais pessoas da família, mas estou pobre de família porque meus pais morreram, mas a quantidade de amigos que eu tenho, me conforta”, ressalta.

Sobre sua atuação no Jornalismo ela completa: “Fundei alguns jornais como o Pipiri, trabalhei oito anos na revista Aracaju Magazini, trabalhaei na Gazeta de Sergipe. Eu fazia Medicina e o Jornalismo era perfeito. Mas, a coisa do Jornalismo é muito preminente, a gente não é dona da vontade da gente, o destino leva. Eu me preparei para a Medicina, mas o destino me jogou para o Jornalismo e eu me sinto muito honrada, pois fiz a escolha certa na hora certa porque com o temperamento e a sensibilidade que eu tenho, ver a Medicina no estado em que se encontra nesse país, eu morria. Com o Jornalismo eu posso combater isso, ter uma tribuna em defesa da comunidade, defendendo também a minha sensibilidade”, destaca agradecendo a iniciativa da deputada Ana Lúcia. ‘Esses 50 anos de homenagem, me embarga’.

Livro

Na oportunidade, Ilma Fontes fez a entrega por meio do jornalista Kleiber Vieira, do livro Memórias de Álvaro Santos, ao deputado Jeferson Andrade (PSD), que presidiu a Sessão Especial.

“Sem a Assembleia Legislativa de Sergipe a gente não teria feito esse trabalho, que contou com o apoio do presidente Luciano Bispo. Vamos fazer a entrega nos gabinetes para todos os deputados e para a Diretoria de Comunicação da Alese”, enfatiza

A homenageada é psiquiatra e Médica Legista. Trocou a Medicina, quando atuava no Rio de Janeiro, pelo Jornalismo, Cinema e Ativismo Cultural. Publicou os livros: “Melhor de Três- Roteiros para Cinema e a Fúria da Raça. Escreveu, produziu e dirigiu junto com Uoya Wurch, os filmes: Arcanos (O Jogo) e o Beijo.

Foi produtora, roteirista e diretora do curta A Taieira, do seriado de TV A Última Semana de Lampião; dirigiu o Departamento de Produção da TV Educativa de Sergipe, onde fez inúmeros documentários e direção de cinco programas semanais: TeleSaudade, Primeira Chamada, Som-Vídeo, Aperipê Especial e Forró no Asfalto, além de produzir e dirigir todos os vts institucionais da TV Aperipê e recebeu o Prêmio Anchieta de Teatro no Festival Nacional de São Mateus, no Espírito Santo.

Foi diretora da Clínica Adauto Botelho, presidente do Conselho Municipal de Cultura, presidente da Funcaju, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; membro do Sindicato dos Escritores  do Rio de Janeiro, membro da Sociedade de Cultura, do Sindicato dos Jornalistas e Radialistas de Sergipe.

Foi fundadora da Associação Sergipana de Psiquiatria e fundadora dos jornais Folha da Praia, com Amaral Cavalcante, Vídeo Artes News, Jornal da Cultura, com Lânia Duarte. Trabalhou na Gazeta de Sergipe com Anselmo Góes, no Diário de Aracaju e outros jornais. Dirigiu o Complexo Cultural Lourival Batista, tendo coordenado os Prêmios Santo Souza, de Poesia e Núbia Marques, de Contos e dirigiu a Galeria Horácio Hora.

Ilma Fontes possui várias outras publicações e entre as várias contribuições para o jornalismo e cultura sergipana, realizou por vários anos, o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Mesa

A mesa foi composta pelo deputado Jeferson Passos (Silvio Santos, presidente da Funcaju, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o magnífico reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa de Mendonça, a segunda-tenente Letice, representado a Capitania dos Portos de Sergipe, jornalista Kleiber Vieira, presidente da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), Estácio Bahia, representando a Academia Sergipana de Letras, Mário Brito, membro da Academia de Letras de Aracaju.

No plenário, os deputados Ana Lúcia, Georgeo Passos (PTC) e Maria Mendonça (PP), além de várias personalidades a exemplo do empresário Albano Franco, da ex-vereadora Míriam Ribeiro, a professora Ubaldina Fonseca, o jornalista Pascoal Maynard, o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento e Antonio Saracura representando a Academia de Letras de Itabaiana,  jornalistas e artistas plásticos.

“Quero dizer do orgulho que sinto hoje em presidir essa sessão, pois a senhora deixa um legado não apenas para os sergipanos, mas para pessoas de vários lugares”, finaliza o deputado Jefferson Andrade, agradecendo a presença dos convidados.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: César de Oliveira

Leia também