Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

EDVALDO E SECRETÁRIOS DISCUTEM PROJETOS CIDADE INTELIGENTE

1

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu parte do secretariado, na manhã desta quarta-feira, 29, para discutir as iniciativas do programa “Cidade Inteligente” para Aracaju. No evento, cada secretário expôs o andamento dos projetos que estão sob a sua responsabilidade. O programa envolve ações nas áreas de Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Protagonismo do Cidadão.

“Conforme o compromisso que assumi com todos os aracajuanos, nosso governo tornará Aracaju uma cidade mais humana, inteligente e criativa. Todo o nosso planejamento tem sido neste sentido. Mas para alcançarmos êxito temos que priorizar o essencial para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Estou cada vez mais convencido de que vivemos novos tempos, nos quais não adianta as mesmas ideias e soluções do passado. É preciso encontrar novos caminhos e trabalhar com foco. É correr atrás para que os projetos deem resultado”, afirmou o prefeito.

Na reunião, foram discutidos os projetos “Aracaju na palma da mão” (a partir do qual o cidadão terá as condições de interagir diretamente com a prefeitura através da internet), “Aracaju Conectada” (que prevê a instalação de Wi-Fi gratuito em áreas públicas de lazer e grande movimentação de pessoas), Prontuário Eletrônico (ação que irá digitalizar a rede municipal de Saúde para integrar informações dos usuários e agilizar o atendimento), além do cadastro unificado de informações do cidadão.

Também foi abordado o projeto “Aracaju Segura”, que prevê uma série de ações de enfrentamento à violência na capital, o que inclui o fortalecimento da Guarda Municipal, o desenvolvimento de programas e campanhas de combate às drogas, o funcionamento do sistema de videomonitoramento da Guarda e ações de arte e cultura.

Para a área da Educação, se discutiu a modernização tecnológica da rede, com a implantação de um sistema integrado de gestão pedagógica e administrativa. No campo da mobilidade urbana, estão previstas a implantação de semáforos inteligentes, do sistema de controle operacional e de informação em tempo real.

Participaram da reunião os secretários Jorge Santana (Desenvolvimento Econômico), Aristóteles Fernandes (Transporte e Trânsito), Luiz Fernando (Defesa Social), Waneska Barboza (Saúde), Cecília Leite (Educação), Augusto Fábio (Planejamento) e Renato Telles (Chefia de Gabinete).

Foto: Marco Vieira/PMA

Por Valter Lima

 

 

Leia também