Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Eliane Aquino firma parceria para combater exploração sexual

11

O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é uma das prioridades no trabalho da Secretaria Municipal da Assistência Social. Na manhã desta terça-feira, 28, a vice-prefeita e secretária Eliane Aquino recebeu representantes da AtivaCidade, uma empresa coletiva de diálogo e implementação de Políticas Públicas, e Joilda Aquino, coordenadora pedagógica do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), para uma conversa estratégica a respeito do enfrentamento aos casos de abuso e de exploração sexual nas áreas turísticas em Aracaju.

Com o objetivo de trabalhar em unidade com a Secretaria da Assistência e combater os índices de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes em Aracaju, a empresa AtivaCidade, vencedora de um edital custeado pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), desenvolverá o Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Decorrente da Atividade de Turismo em 11 cidades sergipanas onde os índices de exploração sexual são mais evidentes.

Para Eliane Aquino, a parceria chega em um bom momento. “Nós estamos em uma fase de sistematização dos dados a respeito do tema, porque tivemos um hiato de quatro anos sem uma análise direcionada. Para que possamos trabalhar de forma inteligente, a fim de modificar a realidade da população, necessitamos de estatísticas e elas estão sendo geradas pela nossa equipe de planejamento. A chegada desse grupo para trabalhar conosco só tem a nos fortalecer e eu tenho certeza que os resultados gerados através dessa parceria serão belíssimos, porque eu acredito demais no potencial das atividades realizadas a várias mãos. Essa já é uma marca da Prefeitura de Aracaju”.

Atualmente, a diretoria de proteção social da Secretaria de Assistência está se dedicando à produção de dados a respeito da incidência de trabalho infantil em Aracaju. Através das visitas técnicas aos locais, as equipes têm se deparado com um grande número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, principalmente na prática da exploração sexual nos ambientes de grande circulação de turistas.

“Dialogar com a Secretaria de Assistência é um passo fundamental para o desenvolvimento do nosso projeto, uma vez que ela faz parte dessa rede garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Nós temos dez meses para executá-lo e dialogar com os entes voltados para essa área facilitará bastante o nosso trabalho, que está dividido nas fases de pesquisa e seminários”, explica Anderson Nascimento, consultor associado da AtivaCidade.

Para Joilda Aquino, a realização do trabalho junto com a Prefeitura de Aracaju é bastante importante. “Somos parceiros da Prefeitura de Aracaju há algum tempo e sempre conversamos bem de perto, principalmente com Eliane Aquino, que sempre está à frente das lutas em favor das crianças e dos adolescentes. Quando vimos que esse projeto chega a Sergipe com uma proposta tão interessante, buscamos construir essa parceria”.

PMA

Foto Danilo França

Leia também