Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

MOVIMENTO NESTE MOMENTO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Dois fatos aconteceram nestes últimos dias que provavelmente deram um novo ritmo à pré-campanha para as eleições. Um deles foi o encontro promovido pela base aliada ao governador Jackson Barreto, realizado pelo PSD, de apoio à pré-candidatura de Belivaldo Chagas a governador. O outro aconteceu com a divulgação de uma pesquisa inexpressiva pelo Instituto França, que, de alguma forma, serviu para constatar tendências.

No encontro do PSD, que consolidou o nome de Belivaldo como o definitivo para disputar a sucessão estadual, sentiu-se também o coro de lideranças dos demais partidos pela candidatura de Jackson Barreto ao Senado Federal. Os discursos inflamados mexeram com JB, que ainda não confirmou, mas a cada dia se mostra mais animado a isso.

Já as pesquisa fizeram o senador Eduardo Amorim (PSC) comemorar a sua posição por indicação ao Governo, mesmo que as opções tenham ocorrido em percentual pequeno. Paralelamente, o pré-candidato Belivaldo Chagas também viu o seu bloco vibrar com o seu crescimento na mesma avaliação, o que começa a dar maior ânimo ao bloco aliado e perspectivas de que a partida foi dada.

Percebeu-se um recuo do líder do Governo no Congresso, deputado federal André Moura. Até o momento sem explicação. Tem quem acredite que os números não lhes são favoráveis, mas seria muito cedo para uma avaliação, em razão da distância para que se tenha uma fotografia do pleito. Mesmo assim, uma coisa fica no ar: será que a oposição a Temer, por parte de Eduardo Amorim, esteja provocando o afastamento de André Moura?

Bom, isso é um novo fato a se analisar…

NOME DE JB AO SENADO

Luciano Bispo, em discurso na reunião do PSD, sábado, anunciou: “vamos ganhar o Senado sim! E Jackson Barreto é candidato a senador sim”.

Segundo Luciano, na hora certa Jackson vai dizer que disputará o Senado.

TERÁ DOIS CANDIDATOS

Luciano Bispo, que é o presidente da Assembleia Legislativa, lembrou que serão dois candidatos ao Senado: “e o primeiro a ser votado é Jackson Barreto”.

Quem estava na reunião aplaudiu e fez sinais de apoio.

AGORA OS HISTÓRICOS

Peemedebistas históricos, que antes viam entrelaçada a candidatura de Jackson ao Senado, agora já admitem que ele deve disputar vaga no Congresso.

Não têm dúvida que ele sairá vitorioso.

HELENO DECLARA APOIO

Já o ex-prefeito Heleno Silva (PRB) disse, também na reunião do PSD, que “o objetivo principal desse grupo aqui é o troféu. E o troféu é Belivaldo Chagas governador!”

– E com o PRB nós estamos juntos, concluiu.

READEQUAR CONVERSAS

Sobre o discurso de sábado, na reunião do PSD, o ex-prefeito Heleno Silva disse, ontem, que “vamos readequar as conversas”.

– O PRB vai se reunir sexta-feira e colocar em pauta muitos assuntos.

ACEITAR SEGUNDO PLANO

Segundo ainda Heleno Silva, essa reunião de sexta-feira servirá, também, para discutir se o PRB aceita ficar em segundo plano nas eleições de 2018.

Segundo plano não seria ficar fora da chapa majoritária.

DEPOIS DE FALAR COM JB

O deputado federal Jony Marcos, presidente regional do PRB, já avisou que só fará reunião de apoio a Belivaldo depois de conversar com Jackson Barreto.

Jony voltou a dizer que será Belivaldo governador e Heleno senador.

ALMOÇO E BOA CONVERSA

Prefeito de Socorro, padre Inaldo (PCdoB) almoçou, semana passada, com o senador Eduardo Amorim (PSDB), junto com Edvan Amorim, presidente do PR.

Cardápio: carne do sol recheada de conversas cativantes.

DISSOLVER SEUS DIRETÓRIOS

Em reunião da Executiva Nacional do partido, ontem, o DEM (Democratas) decidiu dissolver todos os seus diretórios estaduais.

Convocou assembleia extraordinária da legenda para 14 de dezembro.

PMDB MUDARÁ SIGLA

Já está marcada para dia 19 de dezembro a convenção nacional do PMDB, em Brasília. O assunto principal é mudança da sigla, que voltará a ser MDB.

Benedito Figueiredo já recebeu o convite.

NÃO FICA NO PHS

Ex-vereador Agamenon Sobral está decidido: não ficará no PHS, porque não concorda com a forma como a legenda foi entregue a Manoel Messias Sukita.

Ele admitiu que foi um desrespeito com os que já estavam filiados.

TERÁ MAIS CONVERSA

Agamenon Sobral disse que não tem nada contra Sukita e que o conhece há anos, mas terá uma conversa com ele para explicar as razões da sua saída.

Sobral já tem convites do PTB, PMN e conversará com o PPS.

ANDRÉ JÁ PENSA NA REELEIÇÃO

Segundo informação de membro do PSC&Cia, o líder do Governo no Congresso, André Moura, voltou a pensar em disputar a reeleição.

Eduardo Amorim fixou os olhos no Governo.

AINDA TERÁ UMA DEFINIÇÃO

De qualquer forma, segundo a mesma fonte, o PSC&Cia vai decidir após reunião o nome que disputará o Governo e Senado, dentro de um consenso.

O grupo, de qualquer forma, perdeu força política…

EFEITOS DAS PESQUISAS

Ainda do PSC&Cia chega à informação que os resultados das pesquisas, tanto os que foram publicados, quanto os que não puderam ser, não foram bons para André.

Principalmente no que se refere ao quesito rejeição.

CANDIDATURAS PETISTAS

O PT pode apresentar três candidatos a deputado federal para o próximo pleito: João Daniel, Marcio Macedo e a vice-prefeita Eliane Aquino.

Mesmo assim o PT não fará mais que um parlamentar.

VALADARES BEM SATISFEITO

Quem também está satisfeito com as últimas avaliações, mesmo muito ralas, é o deputado federal Valadares Filho (PSB).

O seu nome foi lembrado até para governador.

  1. EMERSON CIRCULA

O pré-candidato da Rede ao Governo, Dr. Emerson, faz visitas a lideranças no interior do Estado, criando núcleos da legenda em vários municípios.

Hoje fará o fórum Sergipe Verde em Rede, na cidade de Itabaianinha.

THEOTÔNIO VAI PARA O TCE

Theotônio Neto será o novo diretor de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e assume a partir de janeiro, quando junto com a nova Diretoria.

É um dos melhores nomes da área em Sergipe.

Notas

Cunha se mantém preso – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal negou ontem um recurso da defesa do ex-deputado Eduardo Cunha e manteve a prisão dele. Cunha está detido por causa da Operação Lava Jato desde outubro do ano passado. (NP) Mas ainda tem força no Poder em razão de tudo que sabe.

0x0

Está faltando malas – A Polícia Federal em Brasília registrou ter recebido sete malas de dinheiro apreendidas no bunker da propina atribuída a Geddel Vieira, informa o repórter Aguirre Talento, da Época. O auto de apreensão lavrado pela PF na Bahia em setembro, ao encontrar os R$ 51 milhões, registrava nove malas.

0x0

Constata lesões – O exame de corpo de delito de Anthony Garotinho no IML, feito na sexta-feira passada, constatou lesões no joelho e no pé causadas por objeto contundente. Segundo o delegado Wellington Vieira, porem, o laudo não atesta se ele se autolesionou ou se foi agredido por alguém.

0x0

Capitalismo de quadrilha – Gustavo Franco, no Roda Viva, respondendo ao apresentador Augusto Nunes sobre se a Lava Jato prejudica a economia, como dizem os “críticos” da operação: “É uma bobagem sem tamanho. O que a Lava Jato atacou foi o capitalismo de quadrilha — que, aliás, não deu certo.”

0x0

Condena bloqueio – O advogado Cristiano Zanin divulgou uma nota condenando a decisão do TRF-4 que manteve o bloqueio de R$ 16 milhões de Lula. Disse que ela afronta a Constituição Federal e que bloquear os bens do ex-presidente decorre do “mau uso das leis” para –vocês adivinharam– “fins de perseguição política”.

0x0

Ministros por Cunha – Segundo o Jota, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, dois ministros que participam da sessão de ontem na Segunda Turma do STF, votam para que o colegiado receba o habeas corpus apresentado pela defesa de Eduardo Cunha e julgue, portanto, o pedido de liberdade do deputado cassado.

Conversando

Está no esquenta – Começa a esquentar a pré-campanha e se inicia o período de denuncismo. É um candidato querendo desqualificar o outro.

Para o Senado – Está em bom entendimento o bloco que apóia Belivaldo Chagas ao Governo do Estado, mesmo que para o Senado ainda existam senões.

Racha na esquerda – Há um racha entre os partidos autênticos de esquerda, que podem sair divididos nas próximas eleições, o que é ruim para todas as legendas.

Quarto poder – Tem gente que ainda leva com seriedade que a “imprensa é o quarto poder”. A mídia como um todo tem só o poder de divulgar e nada mais.

Tenta reeleição – O deputado federal Laércio Oliveira disse, ontem, que vai trabalhar como candidato à reeleição para o pleito do próximo ano.

Muito difícil – Uma das eleições mais concorridas em 2018 será por uma vaga na Câmara Federal. A renovação sequer dá para se avaliar.

Aceleram contatos – Apenas Mendonça Prado (PPS) e Belivaldo Chagas (PMDB) estão em pré-campanha ao Governo do Estado. Aceleram os contatos…

Noventa sem sigla – Valdevan Noventa ainda não definiu partido a se filiar. Tem convite do PDT e manteve conversa com o PPS e o DEM.

Nome do terrível – Quem vai popularizar o nome do terrível Bolsonaro são candidatura como a de Lula e a de Alckmin. Dois nomes viciados na política do antigamente.

Leia também