Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

SERGIPE VAI PARAR NO DIA 5 DEZEMBRO CONTRA REFORMA PREVIDÊNCIA

11

Por: Iracema Corso

As entidades que compõem a Frente Brasil Popular dão o pontapé inicial para organizar mais uma Greve Geral, no dia 5 de dezembro, em Sergipe, em defesa da Previdência, dos direitos dos trabalhadores e da soberania nacional. Na tarde desta quarta-feira (29/11), organizações do movimento sindical e social decidiram orientar os trabalhadores sergipanos a cruzarem os braços, na próxima terça-feira.

O presidente da CUT/SE, Rubens Marques (professor Dudu) garantiu: “No dia 5 de dezembro não haverá transporte público, o comércio vai fechar, assim como estradas e rodovias também serão bloqueadas”.

A reunião realizada na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Aracaju, contou com a presença de lideranças da CUT, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), Sinttra (Sindicato dos Rodoviários), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MOTU (Mov. Organizado dos Trabalhadores Urbanos), MPA (Mov. dos Pequenos Agricultores), MCP (Mov. Camponês Popular), PT (Partido dos Trabalhadores), mandato da deputada Ana Lúcia, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude e Central de Grêmios Estudantis.

LUTA NACIONAL – A greve geral segue orientação das centrais sindicais e será realizada em todo o país, no dia 5 de dezembro, contra a Reforma da Previdência. A motivação das centrais sindicais é o anúncio feito pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) que promete impor ao Congresso Nacional que vote a reforma na próxima semana.

Caso a reforma seja aprovada, grande parte dos brasileiros terão mais dificuldade e muitos até serão excluídos do acesso à aposentadoria. Entre as propostas do governo, está o aumento do tempo de contribuição para servidores públicos e a obrigação dos trabalhadores do setor privado terem 40 anos ininterruptos de carteira assinada para poder se aposentar, uma realidade impraticável no Brasil devido à alta rotatividade dos trabalhadores nos empregos.

As centrais sindicais que fazem parte da Frente – CUT, UGT e CTB – já estão orientando as categorias filiadas a paralisarem as atividades e participarem dos atos públicos que serão realizados nas ruas para parar o estado de Sergipe nesse dia.

Na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, às 17 horas, cinco centrais sindicais – CUT, CTB, UGT, Força Sindical e Conlutas – vão se reunir na sede da CUT para ampliar a organização e fazer os últimos acertos.

FRENTE BRASIL POPULAR – Formada no segundo semestre de 2015, a Frente Brasil Popular surgiu como organização de resistência em defesa da democracia. Desde seu surgimento, as organizações dos trabalhadores que compõem a Frente alertavam que a derrubada do governo eleito Dilma Roussef não seria apenas um golpe contra o governo e o seu partido, mas também um golpe da classe empresarial contra os direitos da classe trabalhadora. Percebe-se, na atualidade, que as avaliações da Frente Brasil Popular foram acertadas e hoje o governo ilegítimo de Michel Temer atua diariamente para desmontar os direitos sociais, trabalhistas e previdenciários conquistados pelo povo brasileiro, com muita luta, no último século.

Foto assessoria

Leia também