Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

PMA E UNIT FIRMAM PARCERIA PARA RESTAURAR O PALÁCIO

12

A prefeitura de Aracaju deu, na manhã desta sexta-feira, 1º, um importante passo para a restauração do Centro da capital. O prefeito Edvaldo Nogueira e o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa, firmaram uma parceria público-privada para recuperação do Palácio Inácio Barbosa, antiga sede do Poder Executivo Municipal, que será transformado no Museu Memorial de Sergipe. O investimento para completa reforma do prédio, que é tombado pelo Patrimônio Histórico, é de cerca de R$ 5 milhões.

Na solenidade, Edvaldo assinou o projeto de lei que autoriza a cessão de uso do imóvel, que fica localizado na Praça Olímpio Campos, ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ligado à Unit. A propositura, que estabelece um prazo de concessão de 20 anos, para que o ITP desenvolva atividades museais e educacionais de interesse da comunidade, será enviada para ser submetida à análise dos vereadores da cidade.

“Estou muito feliz por este momento. Como prefeito, todo o meu esforço tem sido no sentido de ajudar a nossa cidade a melhorar. Mas, pela crise que vivemos, não existe chance de a prefeitura resolver tudo sozinha. Não há recursos suficientes. Por isso, é tão importante esta solenidade na qual firmamos uma parceria com a Universidade Tiradentes, que atendendo a uma proposta que fiz ainda no ano passado, antes mesmo de tomar posse como prefeito, irá revitalizar o Palácio Inácio Barbosa e transformá-lo no Museu Memorial de Sergipe”, afirmou Edvaldo.

Para ele, esta parceria “quebra paradigmas”, pois insere na gestão, de maneira efetiva, as parcerias público-privadas (PPPs). “Encontrei um parceiro empreendedor e que tem amor por Sergipe. Jouberto Uchôa se une a nós na realização deste sonho de restaurar o prédio da antiga sede da prefeitura. A PPP é para fazer o bem, para melhorar a vida da cidade. O prédio se encontra deteriorado, mas com a Unit, que investirá R$ 5 milhões em recursos próprios, nós teremos um novo espaço de cultura no Centro. É um presente para Aracaju. A Prefeitura e as instituições privadas se somam para trabalhar para que Aracaju volte a ser a capital da qualidade de vida”, ressaltou o prefeito.

Visão moderna

O reitor da Unit, Jouberto Uchôa, se disse muito feliz com o estabelecimento da parceria com a prefeitura. Em seu discurso, ele elogiou o trabalho de Edvaldo. “O nosso prefeito tem uma visão moderna de gestão. Acreditamos que com ele Aracaju sairá na frente de todos os municípios brasileiros, diminuindo a burocracia na administração. O prefeito nos fez o convite para este projeto e aceitamos de pronto. Esta é uma iniciativa para preservar a memória de nossa terra. Queremos guardar a memória das pessoas que fizeram história. O prédio da antiga sede da prefeitura foi totalmente destruído, mas iremos, a convite do prefeito, restaurá-lo. Assim como Edvaldo, nós temos o compromisso de preservar a memória de Sergipe. A atitude do prefeito é ousada, de coragem. Ele restaurou o prédio da antiga Alfândega e agora faremos o Palácio Inácio Barbosa. Esperamos em até oito meses finalizar a obra”, disse.

O projeto

O novo Memorial de Sergipe, instalado no prédio restaurado do Palácio Inácio Barbosa, será um equipamento de cultura e educação contemporâneo. O vasto e importante acervo museal que a Universidade Tiradentes possui será apresentado através de novas instalações expográficas, mesclando as peças físicas com recursos tecnológicos, potencializando assim as perspectivas de interação e aprendizagem.

No acervo da Unit estão peças arqueológicas, objetos e documentos históricos, biblioteca sergipana, o acervo de Rosa Farias, do Instituto Tobias Barreto, o acervo fotográfico de Lineu Lins, além da maior coleção de objetos e pertences do Cangaço, toda a produção de Luiz Antônio Barreto, entre outras preciosidades.

“Iremos levar todo o material do Memorial de Sergipe, acrescentar um espaço específico para o Cangaço, com todo o acervo de Lampião, além da memória de grandes sergipanos que contribuíram para imortalizar a história do Estado. o ITP, uma unidade privada sem fins lucrativos que tem 19 anos estabelecendo diversas PPPs com órgãos nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento do Estado, contribuirá assim para que as próximas gerações possam conhecer a nossa história. Teremos inovações tecnológicas para apresentar a nossa história e muita interatividade para dialogar com um novo público. Ninguém se apaixona pelo que não conhece. Este é nosso propósito”, pontuou Diego Menezes, presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).

De mesmo modo, o vereador Antonio Bittencourt, professor da Unit e líder do governo municipal na Câmara de Aracaju, reforça a importância da recuperação do prédio da antiga sede da prefeitura a partir de uma parceria entre Edvaldo Nogueira e Joubert Uchôa.  “Estou muito feliz, pois este momento une duas personalidades importantes, ousadas, modernas, empreendedoras, cada um na sua lógica de atuação – uma do mundo privado e outra do mundo político. Eles dois estabelecem esta parceria que beneficia a população de Aracaju. A restauração daquele prédio por si só já seria um grande feito, mas, além disso, ali serão depositados equipamentos valiosíssimos da nossa história. É um grande presente”, comentou.

Prestigiaram a solenidade a vice-prefeita Eliane Aquino; o vice-presidente do ITP, Jouberto Uchôa de Mendonça Junior; o superintendente da Unit, Ian Damasceno; o deputado federal André Moura; os vereadores Nitinho Vitale (presidente da Câmara), Thiaguinho Batalha, Zezinho do Bugio, Jason Neto, Fábio Meirelles, Bigode do Santa Maria e Soneca, além dos secretários municipais.

Por Valter Lima

Foto: Sérgio Silva

Leia também