Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

CENÁRIO TENDE A SE CONSOLIDAR

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As pesquisas constantes que vêm sendo realizadas pelo Instituto França de Pesquisa (IFP) tem ouriçado candidatos. Incrível como os nomes citados para estadual e federal acham que os percentuais irrisórios de hoje vão crescer dentro de uma proporção que os elejam. Ainda não se tem ideia de quem esteja financiando essas avaliações prematuras. Como já foi dito aqui, é um investimento que não tem a menor garantia de retorno, além de não influenciar o eleitorado, em razão da distancia para o pleito.

Ainda há muita movimentação pela frente, com acomodações que deixarão cair o queixo. Nada está decidido e ainda não se pode antecipar previsões porque o anúncio oficial de candidaturas só se dará na primeira semana de agosto do próximo ano. Nesse campo minado, em que se preparam os pleitos, não existem bobos. Talvez idiotas, mas bobos não. Todos sentem na pele jogadas que virão de adversários. Sabem se proteger e contra-atacar com a mesma intensidade.

Quem diz que o cenário das eleições estaduais de 2018 só vai se fixar com a decisão do governador Jackson Barreto em disputar ou não vaga no Senado Federal acerta na mosca. Caso faça opção por concluir o Governo, a situação será uma e, lógico, se desincompatibilizar-se em abrir para concorrer ao pleito, o quadro será outro, totalmente diferente. De tal forma que, essa discussão sobre participação na chapa majoritária da base aliada, voltará à estaca zero.

Acontece que Belivaldo Chagas assumindo o Governo por nove meses, para passar por uma disputa à reeleição, as condições se modificam, porque lhe dará chance de tratar diretamente com lideranças políticas, integrantes da base aliada, e até de ampliá-la dentro de um conjuntura político eleitoral extremamente difícil.

Lógico que é esperar para ver, mesmo que se possa antecipar fatos: Jackson é candidato ao Senado, sem mais rodeios.

PODE FILIAR-SE AO PSD

O deputado federal Fábio Mitidieri disse ontem que há grande chance do pré-candidato a governador, Belivaldo Chagas, trocar o PMDB pelo PSD.

Acrescenta que isso “é uma decisão do próprio Belivaldo”.

CONVITE JÁ FOI FEITO

Segundo ainda Fábio Mitidieri, o PSD fez o convite para Belivaldo filiar-se ao partido, “e o PT mais o PRB concordaram no ato”.

– Foi uma forma de harmonizar e conciliar a chapa majoritária.

TUDO PASSA POR JB

Sobre a formação da chapa majoritária do bloco aliado, Mitidieri acha que tudo passa pelo governador Jackson Barreto ser candidato ou não ao Senado.

– Ele disputando o Senado é um cenário. Não disputando muda tudo…

DANIELA DÁ CURSO

A delegada Daniela Garcia está no Rio de Janeiro dando instruções à Polícia carioca. Ela dá aula sobre a prática criminosa da lavagem de dinheiro.

As cursos são da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

SUSTA DEMISSÃO NO INCRA

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, através de portaria, tornou sem efeito, quinta-feira, a demissão do chefe do Incra em Sergipe, Carlos Tadeu Rosa.

O ex-deputado Sergio Reis interferiu no caso.

SÉRGIO ESTÁ EM SILÊNCIO

Nesses 15 dias que passaram, o ex-deputado Sérgio Reis saiu do circuito para descansar e ficar com a família. Estava no Rio de Janeiro.

Sérgio trabalha para ser suplente de Jackson Barreto.

PRB VAI ANUNCIAR APOIO

O presidente estadual do PRB, deputado Jony Marcos, disse ontem que o seu partido vai anunciar apoio à pré-candidatura de Belivaldo Chagas (PMDB), no começo de janeiro

Na mesma reunião anuncia a pré-candidatura de Heleno Silva ao Senado.

CHAPA A DEPUTADO ESTADUAL

Durante a reunião que realizou sexta-feira, o PRB analisou se aceita ou não novos nomes para chapa proporcional, inclusive de deputado estadual.

Nos cálculos do PRB, os pré-candidatos a estadual somam 90 mil votos.

FILIAÇÃO DE PARLAMENTAR

O PRB, segundo Jony Marcos, analisa a possibilidade da filiação de político com mandato e fará nova reunião dentro de 15 dias para avaliar isso.

A expectativa do partido é eleger três deputados estaduais.

UM MIMO AOS PREFEITOS

Michel Temer avisou que o Governo vau transferi R$ 2 bilhões a mais para prefeitos no fim de 2017. Os recursos são para garantir o pagamento do 13º salário.

– E para que municípios fechem as contas deste ano “com mais tranquilidade”.

NÃO RESOLVE NADA

Um prefeito da região do São Francisco, reclamou: “o Governo tira dinheiro em agosto, setembro e outubro, e libera em dezembro como se fosse uma ajuda”.

– Não resolve nada! Bom, mas pior é nada!

FABIO E AS CONVERSAS

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) confirmou a conversa por telefone, quarta-feira, com o deputado federal Valadares Filho (PSB), que lhe fez a ligação.

Conversaram sobre política, mas sem envolver a reunião de apoio a Belivaldo.

UM PAPO COM ROGÉRIO

Fábio Henrique e Rogério Carvalho conversaram ontem, logo após a abertura do Festival de Cultura de São Cristóvão (Fasc). O assunto foi política…

Rogério tenta viabilizar sua candidatura ao Senado.

FOI ELEITOR EM 2010

Rogério Carvalho e Fábio Henrique sempre conversaram politicamente, tanto que nas eleições de 2010 o voto do ex-prefeito ao Senado foi para ele.

Pode ou não se repetir no próximo ano…

VALADARES SE MOVIMENTA

O deputado federal Valadares Filho (PSB) pegou fôlego e também pensa em disputar mandato majoritário. A ideia de ser vice de Eduardo Amorim toma pé.

No bloco da oposição essa especulação é crescente.

DIZ QUE VAI À REELEIÇÃO

Aos aliados, Valadares Filho bate no pé e afirma que sua candidatura é à reeleição em 2018 e considera muito cedo para tomar qualquer decisão.

Mas não esconde que está à disposição do projeto para ganhar o Governo.

MENDONÇA É OPOSIÇÃO

Mendonça Prado (PPS), pré-candidato a governador, faz um discurso de oposição geral e mira firme nos problemas da Saúde.

Sabe-se que Mendonça não compõe com o grupo de Amorim.

SOBRE AÇÃO NOVENTA

Um líder político de Sergipe disse ontem que a impetuosidade de Valdevan Noventa, que se diz candidato a deputado federal, não passa de “alegoria”.

– Não é fácil alguém chegar, ganhar uma eleição a deputado e ir embora, disse.

Notas

Processo de Jaques Wagner – A Justiça Eleitoral da Bahia recebeu os processos envolvendo o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Jaques Wagner, candidato a ‘poste’ de Lula em 2018. Segundo delatores da Odebrecht, ele recebeu 12 milhões de dólares da empreiteira no caixa dois para a campanha de 2010.

0x0

Sobre voto impresso – O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou ontem que somente em torno de 30 mil urnas eletrônicas estarão aptas a emitir o voto impresso nas eleições do ano que vem. “Estamos estimando em torno disso”, afirmou Mendes, que alega falta de recursos.

0x0

Vira “Téo Bobão” – José Nêumanne comenta: Depravação total: filho de Teotônio Vilela, herói da luta contra ditadura militar, ex-presidente nacional do PSDB e ex-governador de Alagoas, virou Téo Bobão, acusado de ter recebido propina da Odebrecht na construção do Canal do Sertão (Jornal Eldorado).

0x0

Torcida por Aécio – Segundo publica O Antagonista, os petistas mineiros torcem para que Aécio Neves seja candidate ao Senado por Minas Gerais. Eles acreditam que, assim, ele afundará de vez a eventual candidatura de Rodrigo Pacheco ao governo do estado, ajudando a reeleger o governador Fernando Pimentel.

0x0

Arthur breca Alckmin – O PSDB pensava em lançar Geraldo Alckmin à Presidência da República na convenção do próximo dia 9. Mas, como surgiu “o problema Arthur Virgílio”, que quer ser o candidato tucano ao Planalto, o PSDB estabeleceu 4 de março como data-limite para o oficializar o nome de Alckmin.

0x0

Patriota quer expulsar – O Patriota quer expulsar da legenda o promotor Moisés Rivaldo, preso ontem pela Polícia Federal. Embora tenha apoiado o mesmo candidato de Randolfe Rodrigues, da Rede, nas últimas eleições, o investigado é o atual presidente estadual do partido de Jair Bolsonaro no Amapá.

Conversando

Assalto a motel – Até mesmo nos motéis – em desuso – os casais ficam tranquilos. Em Lagarto, por exemplo, bandidos invadiram um deles e a noite ficou sem tesão.

Sobre o rio – Ana Lúcia participa de Seminário sobre graves problemas que a Bacia do Rio São Francisco está enfrentando e propõe encaminhamentos para sua revitalização.

Dinheiro nas ruas – Em Brasília está um horror. Malas de dinheiro são encontradas em estacionamento. São corruptos desfazendo de provas.

Está no ComsensoWeb – Almir Santana alerta para os cuidados básicos com AIDS e diz que 50% dos sergipanos não utilizam camisinha.

Águas Tranquilas – Deputado Jony Marcos diz que PRB navega em águas tranquilas e, por isso, vários deputados têm buscado o partido.

Até pela oposição – George Magalhães diz que Breno Silveira vai ser candidato, nem que seja pela oposição. Deputados estão pressionando Jackson Barreto.

Conclusão de obras – Belivaldo Chagas salienta conclusão de diversas obras já concluídas ou em fase de conclusão do Proinvest.

Maior discrição – Apesar de estar atuando na liberação de recursos, André Moura mantém mais discrição sobre sua atuação parlamentar.

Cara no celular – De Rilton Morais: Uma pessoa estranha começa a puxar um papo chato comigo em lugar público e imediatamente enfio a cara no celular.

Leia também