Aracaju, 28 de março de 2024

Dia Mundial de Luta Contra a Aids: SES alerta para prevenção à doença

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

A equipe do Programa fez um alerta sobre a prevenção à doença e a importância do uso dos preservativos nas relações sexuais

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta sexta-feira, 1, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Unidade Móvel do Programa IST/Aids, ofertou cerca de 200 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C para a população, em uma ação realizada na Praça General Valadão, no Centro da cidade, em alusão a data. Além disso, a equipe do Programa fez um alerta sobre a prevenção à doença e a importância do uso dos preservativos nas relações sexuais.

Segundo Almir Santana, gerente do Programa da SES, ações como esta são sempre importantes para a prevenção e o combate à Aids e as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “Quando ofertamos os testes rápidos, estamos facilitando o acesso da população à saúde, tanto que a procura pelos exames é sempre grande. E durante a mobilização, estamos dialogando com a população e falando sobre a prevenção à Aids e a importância do uso do preservativo. Precisamos falar muito mais sobre a doença porque os casos de Aids tem crescido em Sergipe”, alerta. No Estado, de 1987 até este ano, foram notificados 6.027 casos de HIV/Aids, sendo 4.011 homens e 2.0126 mulheres.

E a doméstica Inezilina Martins, foi uma das que aproveitou a ação para fazer os testes. Ela conta que está sem fazer este tipo de exames há mais de dois anos. “Estava passando pelo Centro e vi a ação. Como tem mais de dois anos que fiz os testes, aproveitei a oportunidade para refazer os exames. É sempre bom cuidar da saúde, ainda mais assim quando o acesso aos testes é mais fácil”, disse.

Já o aposentado Luiz Antônio dos Santos, ficou sabendo que haveria a ação na praça e foi à Unidade Móvel para fazer os testes rápidos. “Não faço estes exames há muitos anos. Apesar de não estar com nenhum sintoma, fiquei sabendo da ação e vim ao Centro da cidade só para fazer os testes. Fui muito bem atendido e estou saindo ainda mais feliz porque peguei os resultados e está tudo bem com a minha saúde”, declara.

Dezembro Vermelho

Com base na Lei 13.504/2017, sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, que institui a Campanha Nacional de Prevenção à Aids e Demais Infecções Sexualmente Transmissíveis, chamada de Dezembro Vermelho, a SES realizará durante todo este mês diversas ações de prevenção à doença, para sensibilizar a população sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais. Entre elas, palestras em praças, escolas, empresas, ações educativas, e a oferta dos testes rápidos com a Unidade Móvel do Programa IST/Aids.

“Nosso objetivo no Dezembro Vermelho é conscientizar a população sobre a prevenção à Aids porque, infelizmente, muitas pessoas continuam não utilizando o preservativo nas relações sexuais. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisas, apenas 50% da população usa camisinha nas relações ocasionais, o que é muito preocupante, já que temos várias campanhas de conscientização e também preservativos disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF)”, comenta o gerente do Programa da SES, Almir Santana.

Foto SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também