Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Biblioteca Infantil de Sergipe realiza Workshop Literário

????????????????????????????????????

O projeto #EULEIO! Sergipe faz parte da Rede Ler e Compartilhar

Representantes de escolas de Sergipe participaram hoje, 04, do evento Workshop Literário Rede Ler e Compartilhar #EULEIO!, realizado pela Biblioteca Pública Infantil de Sergipe, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com o objetivo de capacitar os professores, a Biblioteca, em parceria com a Rede Ler e Compartilhar, organizou uma programação repleta de atividades como roda de conversa, apresentação de metas para o próximo ano, oficinas práticas de mediação de leituras e contação de histórias, e por fim, a entrega dos certificados aos participantes.

Todos os anos o projeto acontece em vários estados do país com o programa de circulação de acervos, formação de leitores e orientação para mediação literária por meio de ações colaborativas que pretende levar centenas de títulos infanto-juvenis para escolas públicas. São entregues kits chamados de “sacolas literárias” a cada escola participante com livros didáticos para que sejam trabalhados nas bibliotecas e salas de leituras das respectivas escolas.

Nesta nova fase do projeto em Sergipe, sete escolas públicas receberam as sacolas literárias para trabalhar o incentivo à leitura junto à comunidade escolar. As escolas que receberam a sacola em 2017 poderão compartilhar e mostrar de que forma fora desenvolvido o projeto pelas unidades de ensino.

O projeto iniciado em abril de 2017 em Sergipe teve a participação das escolas públicas: Escola Municipal Raquel Cortês, Escola Municipal Alencar Cardoso, Escola Estadual 24 de Outubro, Escola Estadual Paulo Freire (Nossa Senhora do Socorro), Escola Estadual Roberta Ramalho (Japoatã) e Escola Municipal Manoel Costa Melo.

As escolas que entrarão no projeto em 2018 são: Escola Estadual Roberta Ramalho – Japoatã (SE), Escola Municipal Maria Virginia Leite Franco – Laranjeiras (SE), Colégio Estadual Professora Noêmia de Souza – Poço Redondo (SE), Escola Estadual Durval Rodrigues Rosa – Poço Redondo (SE), Escola Estadual Teotônio Alves China – Poço Redondo (SE), Escola Rural Povoado Feijão – São Cristóvão (SE), Escola Estadual Paulo Freire (Nossa Senhora do Socorro), Escola Municipal Leonor Barreto Franco – Povoado São Miguem -Propriá (SE) e Escola Municipal Leonídio Leite – Povoado Bom Jesus – Laranjeiras (SE).

A escritora Cláudia Lins, que coordena a Rede Ler e Compartilhar, ressalta a importância de ter difundido o projeto em todo o Estado. “É motivo de muito orgulho saber que Sergipe fez questão de participar desse nosso projeto. Nós temos o desejo de estar aonde provavelmente os livros não chegam, e cumprimos a meta de levar o #EULEIO! Sergipe para a zona rural. Espero que ao longo dos anos, apareçam mais e mais escolas com o intuito de promover e incentivar a leitura aos estudantes”, afirmou.

A diretora da Biblioteca Pública Infantil de Sergipe Cláudia Stocker, salientou ser voluntária no projeto e ter a obrigação de contribuir com a disseminação da leitura no estado. “É muito interessante saber que todas as escolas que aqui estiveram no dia de hoje cumpriram suas metas no tocante a propagação do material que foi entregue a eles na nossa última edição. A Biblioteca Infantil também já se comprometeu em levar as atividades que promovemos aqui para o interior do Estado”, destacou.

Escolas e grupos interessados em participar das atividades devem agendar horário pelo telefone (79) 3179 – 1965. A Biblioteca Pública Infantil de Sergipe está localizada junto à Biblioteca Pública Epifânio Dória, na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, no Bairro 13 de Julho, Aracaju.

Sobre o programa

A Rede Ler e Compartilhar é um programa colaborativo de circulação de acervos, formação de leitores e orientação para mediação literária. Só podem participar como receptoras de acervos escolas públicas ou escolas privadas que realizem alguma ação social comunitária, instituições, ONG’S ou movimentos organizados por pessoas físicas que atuem junto a comunidades tradicionais e/ou populações carentes, desenvolvendo ou desejando implantar um trabalho de leitura. Para receber o acervo, essas instituições e pessoas se comprometem a desenvolver durante o período de 01 ano um projeto de formação de leitores com empréstimos e circulação de acervos a partir de projetos planejados entre a coordenação da Rede Ler e Compartilhar e os representantes da escola, instituição e/ou comunidade beneficiada.

Fonte e foto ascom Secult

Leia também