Aracaju, 25 de abril de 2024
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Professores de escolas do campo de Sergipe participam de Formação Continuada

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Durante dois dias, mais de 100 educadores das redes pública estadual e municipais de ensino discutiram desafios e possibilidades dos anos finais do Ensino Fundamental na Formação Continuada da Educação do Campo

Por meio do Núcleo de Educação do Campo do Departamento de Educação, a Secretaria de Estado da Educação (Necam/Ded/Seed) promoveu, nos últimos dias 1 e 2, no Atalaia Apart Hotel, em Aracaju, o I Módulo da Formação Continuada para Professores das Escolas do Campo. A capacitação foi destinada aos profissionais que atuam em escolas do campo com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, como professores, coordenadores e técnicos pedagógicos.

Esta formação continuada objetivou oportunizar reflexões e debates sobre a Educação do Campo, de forma a possibilitar aos educadores uma ressignificação de suas práxis na perspectiva da valorização dos saberes, das culturas, das identidades e histórias das populações do Campo. Em regime de colaboração com os municípios, o Necam/Ded/Seed disponibilizou 30 vagas para professores das redes municipais de ensino que atuam em escolas do campo, as quais foram preenchidas por profissionais de 14 municípios sergipanos.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, professora Gabriela Zelice, as ações de capacitação contínua dos professores da rede pública é um dos eixos pedagógicos do Ded/Seed. Ela ressaltou que a educação não pode ser entendida sem a formação continuada dos educadores, em todas as modalidades e níveis de ensino. “Os conteúdos repassados nestas formações, o contato com outros professores e a socialização de experiências são coisas que os educadores levam para toda vida. São momentos importantes para todos os envolvidos”, destacou.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação do Campo da Seed, professora Acácia Daniel, ao realizar esta ação, o governo estadual implementa políticas educacionais voltadas às especificidades da educação do campo, visando a melhoria da qualidade da educação, a valorização dos sujeitos do campo e o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades rurais.

“Esta formação é para discutir com os professores as diferenças de realidade dos estudantes do campo e dos estudantes urbanos. Nosso desafio, na Seed, é para trabalhar essa especificidade, contextualizar as questões agrarias, agroecológicas, quilombolas, enfim, a realidade existente nas zonas rurais. São essas as perspectivamos que almejamos em nosso trabalho”, afirmou Acácia Daniel.

Programa

No primeiro dia de atividades do Módulo 1, a Formação Continuada abordou, por meio de uma palestra ministrada pela professora Dra. Marilene Santos (UFS), os desafios na formação de professores para a Educação do Campo, que, segundo explicou, enfrenta uma série de desafios, tanto no aspecto do que se constitui como conteúdo para formar o professor até a prática na sala de aula. “A sociedade traz desafios que nem sempre a formação acadêmica consegue contemplar, então precisamos, por meio destas formações continuadas, oferecer subsídios para que os professores possam se capacitar e contribuir, de fato, com uma educação que emancipe o cidadão”.

Após a palestra inicial, os cursistas participaram da Mesa: Reflexões sobre as práticas pedagógicas na Educação do Campo, com o professor José Adérico do Nascimento, diretor de projetos da secretária de Educação do município de Poço Verde e, em seguida, discutiram sobre o relato de experiência do Memorial Brejão dos Negros, uma ação desenvolvida na Escola Estadual Quilombola Maria Amélia Machado, do município de Brejo de Grande.

Com uma programação extensa, no sábado, dia 2, os professores inscritos na Formação Continuada participaram de uma Oficina de Planejamento, a partir de práticas pedagógicas, discutiram contribuições da cultura e da arte na construção dessas práticas e socializaram os trabalhos produzidos.

Colaboração

Participante do curso, a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação do município de Tomar do Geru, Joquebede Santos de Jesus, responsável por 16 escolas do campo, ressaltou que esta formação serviu para os professores pensarem uma educação voltada especificamente para o homem do campo. “A Seed ter aberto a possibilidade de os municípios participarem também foi muito importante, pois é justamente a nossa parceria com o Estado que nos ajuda a alcançar muitas das nossas metas, e a formação de professores é uma delas”.O professor José Roberto, secretário municipal de Educação de Nossa

Senhora de Lourdes, ao agradecer a oportunidade proporcionada pelo Necam ao ofertar vagas para as redes municipais de ensino, destacou que é uma tarefa árdua trabalhar com educação do campo, “pois, embora seja ofertada no campo, muitas vezes a educação é urbana, pensado por que e para quem vive nos centros urbanos”. “Esta formação para professores de escolas do campo representa um novo passo para as escolas do campo das redes municipais e seguramente fará irá fazer diferença”, salientou Roberto.

De acordo com Acácia Daniel, coordenadora do Necam, em 2018 a Seed retomará as ações de formação continuada para professores de escolas do campo de todos os níveis e modalidades de ensino da educação básica.

Foto Maria Odilia

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