Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Reforma de privilégios

Este governo temerário tenta cooptar o número suficiente de deputados para aprovar, ainda este mês, a famigerada Reforma da Previdência. Principais vítimas do indigesto projeto em tramitação na Câmara Federal, os trabalhadores devem pressionar os parlamentares e ir às ruas protestar contra a preservação de privilégios. Ora, se a tal Reforma é tão boa, por que os militares e congressistas ficaram de fora dela? Desejasse mesmo acabar com o rombo previdenciário, o governo faria com que os recursos da assistência social fossem investidos unicamente no setor. Além disso, para além do corte de gastos, seria possível atuar do lado das receitas, recuperando a arrecadação, por exemplo, com a cobrança da dívida das empresas com o INSS, acabando com isenções fiscais e incentivando a formalização no mercado de trabalho. Simples assim!

Discurso ameaçado

Será que a prisão da demista Ana Alves mudará alguma coisa na projetada aliança política entre o DEM e o PPS? Não será fácil sustentar a retidão política, como discursa a turma do PPS e, ao mesmo tempo, fechar uma aliança com um partido que tem sua presidente estadual presa sob a acusação peculato, formação de organização criminosa e obstrução de investigação. Aff, Maria!

Baços cruzados

Os trabalhadores vão enfrentar problemas para chegar ao emprego nesta terça-feira. Isso por conta da paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus da Grande Aracaju. Eles vão aderir à greve geral convocada pelas centrais sindicais contra a indecorosa Reforma da Previdência.

Ficha suja

O PRB segue ameaçando abandonar o barco governista se o pastor Heleno Silva não fizer parte da chapa majoritária. Resta saber se o evangélico conseguirá o registro da candidatura, pois foi condenado, em 2ª instância, sob a acusação de ter participado da Operação Sanguessuga, que apurou fraudes em licitações para compra de ambulâncias. Marminino!

Sangue novo

E quem fará festa, amanhã, para lançar a pré-candidatura à Câmara federal é o servidor público Hebert Pereira (Rede). Funcionário do Tribunal de Justiça de Sergipe, o moço é um defensor dos direitos humanos e um ardoroso lutador contra a corrupção. O lançamento vai acontecer na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe.

Pão e água

Um em cada três domicílios do Nordeste recebe recursos do Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal. Segundo estudo do IBGE, são 29,3% dos 18,3 milhões de domicílios existentes na região. Reportagem do Valor Econômico mostra que pouco mais de 90% daqueles que recebem Bolsa Família estão entre os 30% com os menores rendimentos do país. Misericórdia!

Comendo veneno

A abobrinha foi o alimento no qual foram encontrados mais resíduos de agrotóxicos. Estudo da Avisa revela que entre as 229 amostras de abobrinha, 48% foram consideradas insatisfatórias, 45% por terem ingredientes ativos não autorizados. O levantamento também constatou excesso de veneno no feijão, alface, fubá de milho, tomate e uva. Com tanto agrotóxico na lavoura, o difícil é descobrir qual alimento não está envenenado.

E-mail falso

Com a proximidade das eleições, hackers costumam enviar e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral. Com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, os e-mails possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso. A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores. Portanto, mensagens dessa natureza devem ser apagadas.

Nem aí

Cerca de 26% da população não estão interessados nas eleições 2018, quando os eleitores vão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados. Conforme a pesquisa do Ibope, 16% dos entrevistados disseram estar “muito interessados” nas eleições deste ano, 29% responderam “interesse médio” e 29% avaliaram ter “pouco interesse”. Homem, vôte!

Novo livro

O cientista político Ibarê Costa Dantas lança, quarta-feira próxima, o livro “Leandro Maynard Maciel na politica do século 20”. Trata-se de uma biografia do ex-governador Leandro, nascido em Rosário do Catete, em 8 de dezembro de 1897. O lançamento acontecerá, a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. Prestigie!

Recorte de jornal

2

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 27 de dezembro de 1897.

Resumo dos Jornais

Leia também