Aracaju, 29 de março de 2024

QUALQUER OPERAÇÃO INCOMODA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Lógico que a chamada Operação Desmonte incomoda. E muito. Inclusive cria expectativa até onde pode mexer no cenário político que está se formando. Não dá ainda para adotar conclusões precipitadas. É bom que cada um entenda o momento que o Brasil está passando e as consequências que virão no pleito de 2018. Também não dá para antecipar julgamentos.

Toda a apuração está andando muito superficialmente e ainda em sigilo. Aprofundar comentários e sugerir culpados antes de pronunciamentos jurídicos é perigoso. Não há indiciados e nem condenados, mas determinações preventivas que não revelam, pelo menos até agora, qualquer indício de culpa real. Presume-se que possa haver, mas até chegar a essa conclusão tem muito que apurar.

Vive-se em clima de receio e medo. Qualquer convocação para prestar esclarecimentos, mesmo que superficiais, passa a ser motivo para “condenação pública”, através das redes sociais, onde a informação é posta ao bel prazer dos pensamentos momentâneos, sem nenhuma responsabilidade de apuração dos fatos com o rigor que o assunto merece.

Tudo isso decorre dos maus exemplos expostos pela ação da Operação Lava Jato, onde se mede os políticos por baixo. E essa aferição passa a ser feita como se todos já estivessem com a corda no pescoço ou com a cabeça na guilhotina. Infelizmente está assim e continuará dessa forma até que se chegue a culpados, sem interromper o percurso dos inocentes. O momento busca moralidade. Em alguns casos, os próprios segmentos que investigam são imorais.

É bom deixar ver até onde vai acontecer, torcendo que tudo seja posto à mesa, sem a exposição de interesses políticos às vezes suspeitos. É bom, mesmo no lamaçal, separar bem o joio do trigo…

JACKSON VAI SAIR EM ABRIL

Neste final de semana, a aliados mais próximos, o governador Jackson Barreto (PMDB) chegou a falar que deixaria Governo na primeira semana de abril.

É candidato ao Senado, apesar de não ter batido o martelo.

POSSIBILIDADE CONCRETA

Jackson Barreto já admitiu possibilidade concreta de disputar o Senado em 2018, mas mantém discrição sobre isso, em razão de objetivos administrativos.

Está empenhado na administração do Estado.

DESTACA AÇÃO DE ROGÉRIO

O gesto de Rogério Carvalho em buscar o entendimento com aliados foi elogiado por JB ontem. Ele acha que o bloco deve manter o clima fraterno.

E admite que a unidade pesa muito na disputa eleitoral.

MUDANÇAS NO SECRETARIADO

Com as desincompatibilizações haverá mudanças no secretariado. Até agora se tem certeza de dois: Zezinho Sobral, da Ação Social, e Esmeraldo Leal, Agricultura.

Vagará também a Casa Civil, já que Belivaldo assume o Governo.

GOVERNADOR VIAJA A BSB

Jackson Barreto viajou ontem a Brasília para audiências no Ministério das Cidades e acompanhar processos. Estava com o secretário do Planejamento, Rosmam Pereira.

O governador retorna nesta terça-feira.

A BUROCRACIA COMPLICA

Jackson conta que a burocracia complica e lembrou que estava em um Ministério para audiência e desistiu de esperar. Preferiu ir à igreja Dom Bosco em Brasília.

Havia apenas duas pessoas e Jackson fez orações por duas horas.

PRÉ-CAMPANHA ESTÁ LANÇADA

Presidente do PRB, Jony Marcos, está anunciando apoio à pré-campanha de Belivaldo Chagas ao Governo, inclusive pelas redes sociais.

Mas acrescenta: “e Heleno Silva ao Senado”.

PRB NÃO PRETENDE RECUAR

O PRB não pretende recuar da candidatura de Heleno Silva ao Senado, embora haja uma tendência para o petista Rogério Carvalho.

A legenda avisa que vai às últimas consequências.

PROFESSORES E O 13º SALÁRIO

Os professores vão entrar no mesmo sistema dos demais servidores do Estado, para receberem o 13º Salário integral, através de empréstimo via Banese.

É que o dinheiro do Fundeb veio com valor inferior que o do mês passado.

DESTINO SERÁ A CADEIA

Pré-candidato a deputado estadual, Alessandro Vieira (Rede) diz que o destino da “política velha é a cadeia”. Para ele não há outra expectativa.

– Na medida em que a Justiça toma conhecimento das coisas, o final será esse.

REDE FAZ EVENTO HOJE

Hoje terá evento da Rede Sustentabilidade em que serão postas as pré-candidaturas a governador [Dr. Emerson] e proporcionais.

Um detalhe: a Rede não aceita candidatos que tenham processos.

PCDOB QUER PARTICIPAR

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) disse, ontem, que seu partido quer participar ativamente da discussão para formação da chapa majoritária.

Apóia Belivaldo ao Governo e Jackson ao Senado, caso ele dispute.

AS DEMAIS CANDIDATURAS

O PCdoB quer sentar à mesa para discutir a indicação do vice-governador e do outro candidato ao Senado. A questão da suplência discutirá de forma efetiva.

Edvaldo lembra que o PCdoB tem as duas Prefeituras importantes no Estado.

ELIANE MANTÉM O ÂNIMO

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) está mesmo animada para disputar o mandato de deputado federal nas eleições do próximo ano.

Internamente, o partido é favorável ao seu nome.

MOSTRA CRESCIMENTO

A informação de que houve crescimento do nome de Eliane Aquino é de setores do PT, que invocam uma pesquisa para consumo interno feita pela Padrão.

Essa pesquisa teria provocado uma reunião convocada por Jackson Barreto.

NADA DE ANTECIPAÇÃO

O deputado federal Valadares Filho (PSB) disse ontem que a oposição não está conversando sobre antecipação de candidatura ao Governo.

O entendimento é que seja escolhido entre janeiro e fevereiro.

FÁBIO E SUA CANDIDATURA

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) continua avisando que é candidato a deputado federal e a mulher, deputada estadual Silvia Fontes, à reeleição.

Segundo ainda Fábio, não há problemas internos no partido.

ALIADOS FAZEM APELO

Pessoas ligadas a Fábio Henrique informam que seus aliados defendem que Silvia não seja candidata para não dificultar a disputa dele a federal.

Isso está para ser resolvido mais adiante…

SEM A MÍNIMA CONDIÇÃO

Justiça do Trabalho determina que grevistas devem manter 40% do serviço de transporte público funcionando. Não há condições para isso.

Nenhum grevista vai calcular esse percentual.

Notas

Gilmar critica prisões – O ministro do STF, Gilmar Mendes, criticou as prisões da Lava jato e reforçou sua defesa de revisão do início da execução penal após decisão de 2ª instância. Para Gilmar, a prática confere muito poder à Justiça de 1º grau e o Ministério Público e tornou dispensável no contexto da Lava Jato. (Poder360)

0x0

Relator conclui parecer – O relator da ação penal contra Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4 concluiu seu parecer e voto sobre uma apelação feita pelo ex-presidente contra a condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP). O juiz federal João Pedro Gebran Neto encaminhou o processo para análise do revisor, Leandro Paulsen, sexta-feira passada.

0x0

Reforma da Previdência – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), espera votar a reforma da Previdência ainda neste mês. Ele afirmou que os partidos apoiadores do governo devem intensificar as conversas para garantir os votos de deputados a favor do projeto até amanhã ou quinta-feira.

0x0

Decisão certa de Huck – Pesquisa do Instituto Paraná com 2002 entrevistados em 152 municípios de 24 estados entre 29/11 e 2/12 mostra que 82% das pessoas acham que Huck tomou a decisão certa ao desistir de ser candidato a presidente da República. Apenas 11,9% dos entrevistados acham que ele errou com a desistência.

0x0

Impedimento de Gilmar – Segundo O Globo, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse ontem que ainda está analisando os pedidos de impedimento que seu antecessor no cargo, Rodrigo Janot, fez contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e que em breve decidirá sobre o assunto.

0x0

Defesa do legado de Temer – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o candidato apoiado pelo governo à Presidência em 2018 terá que defender todo o “legado” de Temer. O ministro não descarta ser esse nome. Avalia ser difícil que o candidato do Planalto seja o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Conversando

Sobre compras – Empresários do setor comercial sentem um aumento ainda tímido nas vendas para festas de final de ano. Mas esperam crescimento em relação às vendas.

Buenos Ayres – O vôo semanal de Aracaju a Buenos Ayres faz escala em Salvador e de lá segue para a capital argentina. Salvador trás bem mais argentinos no retorno.

Divulgar Sergipe – A Secretaria de Turismo vai trazer jornalistas da área de Turismo a Aracaju, para que conheça a potencialidade turística do Estado.

Em silêncio – A oposição está silenciosa em relação à sucessão estadual, embora o senador Eduardo Amorim (PSDB) esteja aparecendo mais junto ao eleitorado.

Toma fôlego – Já o nome de Belivaldo Chagas começa a tomar fôlego no interior, com a participação de lideranças declarando apoio à sua candidatura.

Auxilio-moradia – Segundo Ricardo Noblat, Câmara Federal gasta mais de R$ 4 milhões em auxílio-moradia para deputados, mesmo com 84 apartamentos vazios.

Greve geral – Amanhã greve geral em Sergipe, sem funcionamento de bancos e provavelmente dos transportes. Uma semana mais curta com o feriado de sexta-feira.

Juros e multas – O fechamento das agências bancárias faz com que todos os pagamentos sejam feitos com juros. Alguns até com multas.

Cruza os braços – Todo corrupto gostaria de ser julgado por Gilmar Mendes. É lamentável essa constatação que o próprio Supremo cruza os braços.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também