Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

COMENTÁRIOS SURPREENDEM

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Alguns novos comentários [ou palpites] surgem entre uma revoada de outros. Alguns até surpreendem, porque ainda não haviam chegado à tona das especulações feitas para tumultuar o processo ou, claro, para desviar do que realmente vem sendo montado. A oposição estaria no meio desse terremoto para chegar a um nome que dispute o Governo e mais outro ao Senado.

O senador Valadares já está certo que tentará a reeleição.

A oposição promete revelar candidaturas entre janeiro e fevereiro. Os nomes prováveis sempre foram o dos senadores Eduardo Amorim (PSDB), Valadares (PSB) e deputado André Moura (PSC). No bloco boa parte admite o recuo do líder do Governo no Congresso, embora não haja posição tomada. André continua atendendo a interesses da Prefeitura de Aracaju e ontem acompanhou Edvaldo Nogueira ao Ministério da Saúde, que fez pleitos financeiros e deixou as portas abertas.

Hoje o périplo continua. André e Edvaldo vão ao ministro das Cidades para tratar sobre mobilidade urbana e a recuperação de recursos já conquistados junto à Caixa Econômica, que falta apenas endosso do Ministério. Essa ação provavelmente magoa àqueles que pretendem chapa majoritária.

Tanto que, nas opiniões dos mais próximos a André Moura, Eduardo Amorim e os Valadares querem que ele anuncie sua candidatura à reeleição, para formalizarem seus nomes ao Governo e Senado. Ainda no bloco de oposição, falam que caso André tome essa decisão, embaralha qualquer perspectiva de vitória.

Mas, mais que de repente, surge o nome de Valadares Filho. Já tem quem aposte que ele será o candidato a governador do bloco oposicionista e o vê bem animado para isso. É bom esperar, as águas estão turvas para se fazer uma boa pescaria.

TV-SERGIPE FICA NO ESTADO

Exclusivo: a TV-Sergipe ficará integralmente no Estado. A empresária Lourdes Franco e a filha, Caroline, compraram os 50% que pertenciam ao cunhado Albano Franco.

Amanhã a emissora deve comunicar oficialmente a transação.

GRUPO MINEIRO FICA FORA

O grupo mineiro Integração, que comanda afiliadas em cidades de Minas Gerais, ficou fora dessa transação empresarial, com o interesse de Lourdes na compra integral.

Já a partir de agora, o comando total da TV é da empresária.

FICA SEM DORMIR BEM

Jackson Barreto diz que os problemas do Estado, principalmente com o servidor, têm lhe provocado insônia já há tempo. Mas acredita que até o final do ano haja melhora.

E brinca: “se eu dormir bem durante três dias, ficarei feliz”.

AGORA POSIÇÃO DO PCDOB

Foi vista com surpresa à declaração do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), de que o partido terá participação efetiva na escolha do Senado e da vice.

E mais: estará de olho no nome para suplente de JB.

TAMBÉM QUER ESPAÇO

Edvaldo diz que integra a base aliada, apoia Belivaldo Chagas ao Governo em 2018 e Jackson Barreto ao Senado caso ele dispute o mandato.

Mas admite que o PCdoB deva discutir posição na chapa majoritária.

APOIO CERTO A AMORIM

De Socorro chega a informação de que o prefeito Padre Inaldo (PCdoB) confirma que está tudo certo para ele apoiar Eduardo Amorim a governador.

Acrescenta que Inaldo só terá compromisso com Jackson, se ele for candidato.

DEPENDE DE FÁBIO VICE

Acrescenta-se na informação que em caso do ex-prefeito Fábio Henrique ser o vice na chapa de Belivaldo Chagas, Padre Inaldo não votará em JB para senador.

Inaldo sempre esteve ao lado do grupo liderado por Amorim.

QUESTÃO É PAROQUIANA

A opção do Padre Inaldo por uma chapa majoritária para 2018 independe de nomes. A sua posição é de não ficar onde Fábio Henrique estiver.

É uma questão paroquiana da política de interior.

LUCIANO E A NOTA MIL

Presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB) disse ontem que Belivaldo Chagas tem uma vantagem no meio político: “ele é nota mil”.

– Todo mundo gosta e acredita em Belivaldo, disse.

SOBRE NOME PARA VICE

Sobre seu nome para vice, Luciano Bispo que não pode porque é do PMDB. E se Belivaldo filiar-se ao PSD? O deputado responde: “estou às ordens”.

O nome de Luciano tem uma vantagem: “ajuda mais que atrapalha”.

SOBRE A FILIAÇÃO AO PSD

O deputado Fábio Mitidieri (PSD) diz que seu partido quer estar na majoritária. Já fez convite a Belivaldo Chagas para filiar-se, mas não “fará tempestade por isso”.

Até o momento o vice-governador não se manifestou.

TEM NOMES NO PARTIDO

Segundo Mitidieri, o PSD tem “grandes nomes” que podem disputar outros espaços na chapa majoritária, com boa penetração junto ao eleitorado.

Cita como exemplo Luiz Mitidieri, Jéferson Andrade e ele próprio.

EXPECTATIVA NA OPOSIÇÃO

A fonte é confiável: Eduardo Amorim e os Valadares ainda não decidiram a chapa da oposição ao Governo e Senado, porque dependem de uma posição de André Moura.

Esperam apenas que André anuncie sua candidatura à reeleição.

UMA TORCIDA SOBRE ISSO

Aliados de André torcem por isso e acham que Amorim e os Valadares darão uma total “baixada de bola”, porque ai vão resolver quem disputa o Governo e o Senado.

– André correndo livre, põe em risco a eleição majoritária, admitiu um deles.

AGORA UMA SURPRESA

O nome do deputado Valadares Filho (PSB) vem sendo bem comentado junto a setores da oposição para disputar o Governo. O outro é Eduardo Amorim.

Valadares tem demonstrado interesse sobre isso.

É BOM NÃO SUBESTIMAR

A mesma fonte faz um alerta: “é bom que ninguém subestime as candidaturas de Dr. Emerson (Rede) e Mendonça Prado (PPS) ao Governo do Estado”.

– Os dois podem surpreender, revela.

RODRIGO VAI A FEDERAL

Rodrigo Valadares (PTB) terá reunião hoje, em Brasília, com Roberto Jefferson e vai discutir, entre outras coisas, sua candidatura a deputado federal.

Para estadual, o PTB fará a chamada ‘chapinha’ da legenda.

FILIAÇÕES COM CHANCES

PPS realiza hoje uma série de filiações fortes. Estão Laurinho da Bomfim, Zé Américo (de Propriá), Jailton Santana e, ainda provavelmente, Luíza Ribeiro.

Filia-se também Osmar Farias, ex-prefeito de Monte Alegre, candidato a Federal.

Notas

Lula desafia sobre provas – No Espírito Santo, o ex-presidente Lula da Silva (PT) desafiou o juiz Sergio Moro, o Ministério Público e a Polícia Federal a “apresentarem um centavo que eu cometi algum deslize nesse país”. Disse mais: “o processo contra o Lula é o processo contra as coisas que nós fizemos no Governo”.

0x0

Marina é resistente – Marina Silva publicou um vídeo em suas redes sociais em que conta ter enfrentando “cinco malárias, três hepatites, uma leishmaniose e contaminação por metais pesados”. Depois, a pré-candidata da Rede ao Planalto lembra que perdeu a mãe aos 14 anos e ajudou a criar os sete irmãos. (Por O Antagonista)

0x0

PMDB fecha questão – A bancada do PMDB na Câmara Federal decidiu ontem fechar questão a favor da reforma da Previdência. No jargão político, o “fechamento de questão” é quando as siglas ameaçam punir os congressistas que não votarem como determina o comando partidário, informa o Poder360.

0x0

Recolhimento domiciliar – Lúcio Vieira Lima pediu a aliados que consultem técnicos da Câmara Federal sobre o pedido de Raquel Dodge para que ele cumpra recolhimento domiciliar noturno, noticia Andréia Sadi, da Globo News. O deputado quer saber se precisará mesmo cumprir a decisão, caso o STF acolha o pedido.

0x0

Acordo não é aceito – Aquele acordo para vetar a entrada de políticos que votarem contra a reforma da Previdência nos partidos governistas foi para o espaço, informa a Época. O DEM e o PSD não toparam a proposta de PTB, PP e PRB. A ideia era que as cinco legendas aderissem para que houvesse acordo.

0x0

Mantém bloqueio de contas – A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve ontem, por unanimidade, o bloqueio de R$ 4 milhões das contas correntes do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, que se encontra preso preventivamente desde 31 de julho, no âmbito da Operação Lava Jato.

Conversando

Barrar a corrupção – Sargento Edgard diz que só há uma maneira de tentar barrar a corrupção. Começa com o eleitor não se corromper, não vender e nem trocar seu voto.

Tudo fechado – A maioria das agências bancárias fechou em Aracaju e os caixas eletrônicos com problemas para funcionar. Apenas o Itaú atendeu aos clientes.

Heleno gripado – O representante de Sergipe em Brasília, Heleno Silva (PRB), não acompanhou Jackson Barreto à Capital Federal, porque estava gripado.

Sobre segurança – Deputado Capitão Samuel foi recebido ontem pela Câmara Municipal de Campo do Brito, para discutir Segurança Pública.

Sobre reforma – Deputado federal André Moura (PSC) atuando em Brasília para a votação da Reforma da Previdência. Conversa com deputados e senadores.

Presença festiva – André Moura reduziu mais sua presença festiva em municípios, embora mantenha o atendimento para liberação de recursos.

Em campanha – Rede Sustentabilidade já está com seus pré-candidatos em campanha desde ontem, inclusive o Dr. Emerson, que disputará o Governo.

Momento certo – Edvaldo Nogueira não está ausente das questões políticas. Deixa claro que entrará nas discussões no momento certo para defender interesses do PCdoB.

Triste constatação – Todo corrupto gostaria de ser julgado por Gilmar Mendes. É lamentável essa constatação que o próprio Supremo cruza os Braços.

Leia também