Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Saúde informa que sexta-feira tem Dia “D” de Combate ao Aedes

2

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está mobilizando os municípios sergipanos para o Dia “D” de Mobilização contra o Aedes aegypti, que acontece nesta sexta-feira, 8, feriado da Padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição. E, por conta disso, a programação de abertura do evento estará concentrada no município de Nossa Senhora do Socorro, segundo informou a coordenadora da Sala de Situação da SES, Tereza Cristina Maynard.

De acordo com a coordenadora, a ação contará com a participação de um representante do Ministério da Saúde e autoridades dos governos estadual e dos municípios, com o objetivo de convocar gestores e a população a participarem efetivamente do combate ao mosquito transmissor da dengue, Zica e Chikungunya.  “Reforçamos que a adesão dos municípios é fundamental para o êxito da força-tarefa”, reforçou.

Em Socorro, a realização da ação vai envolver diversas secretarias municipais que somarão esforços para disseminar junto à nossa população informações que servirão para se proteger da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo informações da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, encaminhadas à SES, onde também informam a programação e abertura, que irá ocorrer na Escola José do Prado Franco Sobrinho, localizada na Avenida Perimetral B, Nº 36, Marcos Freire I, no horário das 9 horas às 12 horas.

A programação em Socorro consta de exposição de materiais confeccionados com materiais reaproveitados; mostra de cartazes; peça teatral com agentes de combate às endemias; estandes temáticos e de prevenção.

Microcefalia

Desde a implantação da notificação compulsória dos casos de microcefalia até o último dia 04, foram notificados 278 casos de microcefalia no Estado de Sergipe. Destes, 181 casos foram de bebês nascidos em 2015, sendo um caso notificado na semana epidemiológica 30, deste ano. Houve 93 casos notificados em 2016, dos quais três foram notificados na semana 27 de 2017. Este ano foram notificados quatro casos, destes, três descartados, e um, encontra-se em processo de investigação.

Zica

Em 2017 houve registro de 17 casos prováveis, sendo que desses, seis foram confirmados. Os demais foram descartados ou estão em análise. A predominância dos casos fica para a capital, onde foram confirmados três dos quatro casos notificados.

Febre Chikungunya

Em 2017, até o último dia quatro, foram registrados 398 casos prováveis de Chikungunya, com 141 casos confirmados até o momento.  Aracaju lidera o ranking de casos, com 74 casos confirmados, seguida do município de Nossa Senhora do Socorro, com 21 confirmações e São Cristóvão, com 18.

Dengue

Os casos de dengue lideram as arboviroses no Estado de Sergipe, com o registro este ano de 584 casos prováveis, com 263 confirmados até o momento. A maior incidência fica em Aracaju, com 92 confirmações e na sequência o município de Nossa Senhora do Socorro, com 82, seguido de São Cristóvão, com 51 casos confirmados.

Fonte e foto SES

Leia também