Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

APARECIDA VÊ ÍNDICES EDUCACIONAIS CAÍREM, DIZEM ESTUDOS

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileiro (IOEB) é um estudo que procura identificar o quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos. O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade e inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão – responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola.

De acordo com o segundo relatório publicado o Brasil ficou com nota de 4,7, Sergipe obteve 4,1, abaixo da média e ficando na 20ª posição entre os 27 estados da federação, embora tenha tido uma ligeira melhora. Estes estudos significa mais uma ferramenta para incentivar e cobrar que os de prefeito e governadores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados, uma vez que a atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da educação.

Entre os municípios Sergipanos, Nossa Senhora Aparecida, sitiado no Agreste Central, teve retrocesso nas duas pesquisas. Em 2015 o município apresentava média de 3,8, enquanto em 2017 esta nota caiu para 3,6, ficando atrás de cidades da região como Moita Bonita (4,0), Ribeirópolis (3,9), São Miguel do Aleixo (3,8), ou mesmo de municípios menores como Telha (4,0), General Maynard (3,7).

Leia também