Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Festival de Artes de São Cristóvão: Santo de casa faz milagre, sim!

1

No dia 03 desse mês, o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) celebrou a 34ª edição, aclamado pelo público, curando uma espera de 12 anos. Um momento admirável por si só e também de muito orgulho para nós sergipanos que, em meio à avalanche de retrocessos pela qual passa nosso país, São Cristóvão nos torna palco e exemplo para a fundamental importância e necessidade da cultura para um efetivo bem estar social.

A quarta cidade mais antiga do Brasil fez valer seu peso histórico. No entanto, ao fazermos uma avaliação do último dia do festival, dia de coroamento, prato principal, ápice de todo um trabalho realizado a muitas mãos, mais uma vez nossa baixa autoestima embala o pensamento. Para encerrar a programação, foi dado à banda pernambucana Nação Zumbi o prestígio de fechar com chave de ouro esse momento especial de retomada do movimento cultural sergipano. É Sergipe, é nosso, não é Pernambuco!

Reflitamos! A banda The Baggios na contramão das leis dos caranguejos sergipanos, segundo as quais o que está conseguindo se libertar da opressão cultural local é imediatamente puxado de volta pelos que estão junto com ele no cesto, extrapola Sergipe, o Brasil, e alcança um patamar internacional ao disputar o Grammy Latino 2017. Em nada, a Baggios deixaria a dever, talvez argumentem o fato de ter aberto para o show da Nação Zumbim, mas é justamente essa falta de empoderamento a qual me refiro. Ficamos devendo a nós mesmos o devido respeito ao nosso talento, a nossa cidade histórica, ao nosso papel de protagonismo em São Cristóvão.

Nação Zumbi é fantástica, é nordestina, também é um orgulho para nós, tem uma trajetória incrível, mas não é sobre isso que convido a avaliarmos. Também não é sobre o FASC. É sobre quando nos permitiremos sentar na janela, é sobre quando poderemos receber o título de atração nacional, até quando nossos santos farão milagres e nem assim nosso lugar de destaque será demarcado. The Baggios é internacional! Oremos a Arthur Bispo do Rosário, Tobias Barreto, Antônio Maia, Jenner Augusto, Cândido Aragonês de Faria, Leonardo Alencar, Clemilda etc.

Graziele Ferreira

Ativista Cultural

Conselheira de Estado da Cultura de Sergipe

Foto Carolina Timoteo

Leia também