Aracaju, 29 de março de 2024

Inscrições continuam abertas para Programa Missão Pedagógica no Parlamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
2

As inscrições para a oitava edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento, oferecido pela Câmara dos Deputados, iniciaram no dia 6 de novembro e prosseguem até o dia 13 de dezembro. O objetivo é capacitar gratuitamente professores de escolas públicas de todo o Brasil em educação para a democracia, de modo a contribuir para a valorização da escola como espaço para a vivência de experiências e valores democráticos.

Para participar, é preciso que o interessado esteja trabalhando como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico dos ensinos fundamental e/ou médio em escola pública.

O ingresso no programa se dará por meio de inscrição inicial e participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Serão disponibilizadas 16 vagas para a seleção por estado, totalizando 432 vagas. A inscrição deverá ser feita por formulário eletrônico e as vagas serão preenchidas por sorteio eletrônico.

Seleção

Participarão do Programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 professores, coordenadores ou orientadores pedagógicos com melhores desempenhos no curso a distância, sendo dois por estado.

A divulgação do resultado inicial do sorteio eletrônico será no dia 15 de dezembro de 2017. O processo seletivo: Curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento” se estenderá de 19 de fevereiro a 6 de abril de 2018. A divulgação do resultado final do processo seletivo será no dia 7 de maio de 2018.

Programação

O Programa Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos: uma formação presencial durante uma semana em Brasília com carga horária de 40h, que será realizado de 4 a 8 de junho de 2018, e outra na modalidade de educação a distância do Módulo de Aplicação com carga horária de 50h, de 30 de julho a 9 de novembro de 2018. A Câmara dos Deputados custeia passagem aérea, hospedagem e alimentação para que os educadores selecionados participem do Módulo Presencial.

O módulo presencial aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, o Parlamento. As despesas para esta etapa em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.

No módulo a distância, os participantes irão desenvolver uma ação de educação para democracia em sua comunidade escolar, de acordo com os princípios vivenciados durante a formação presencial e tendo como foco o Poder Legislativo.

Certificado de participação

Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados, com carga horária de 120 horas, sendo 30horas do processo seletivo e 90horas do programa.

Os educadores que foram aprovados no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, mas não foram selecionados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento, receberão certificado com carga horária de 30 horas.

Mais informações podem ser obtidas no Portal da Câmara na internet. https://escolavirtualdecidadania.camara.leg.br/site/850/missao-pedagogica-no-parlamento/

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também