Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Belivaldo participa do 37ª Festival do Jegue na cidade de Itabi

2

A festa homenageia o animal que é símbolo para os sertanejos e que continua sendo um importante recurso para o transporte de mercadorias no interior

O fim de semana foi marcado pela 37° edição do tradicional Festival do Jegue de Itabi. O vice-governador Belivaldo Chagas esteve presente no evento neste domingo, 10, e foi recebido pelo prefeito Manoel Oliveira Silva (Mané do Povo), pela vice-prefeita Goretti de Dindinho e por outras lideranças políticas da região. A festa homenageia o animal que é símbolo para os sertanejos e que continua sendo um importante recurso para o transporte de mercadorias no interior.

A programação do dia começou com a 3ª etapa do campeonato de motocross, que incluiu pilotos de diversos municípios sergipanos e também de fora do Estado. Pela tarde, houve o desfile de jegues fantasiados. Em seguida, Belivaldo acompanhou a famosa corrida do jegue, que contou com concorrentes de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

De acordo com o vice-governador, o Festival do Jegue é uma riqueza para o povo sergipano e nordestino. “Itabi tem uma tradição, que é a corrida do jegue. O prefeito diversifica com uma atividade esportiva, que é o motocross. Isso é bom porque aqui temos pessoas de fora. Então, a festa movimenta a cidade e faz com que ela tenha sempre um destaque maior. Vim aqui para prestigiar o município e estar ao lado do prefeito. Aproveito para agradecer a receptividade de um modo geral, e em especial dos amigos e das lideranças aqui presentes. Também não poderia deixar de ver essa tradição”, disse.

Segundo o prefeito, a realização da festa foi fruto de um grande empenho da gestão e da população itabiense. “Foi muito difícil realizar a festa diante das dificuldades em que os municípios se encontram, pois em Itabi não é diferente. Com muito esforço, estamos realizando essa festa. Esperamos que o povo venha participar. São muitas atrações e ainda temos a presença de diversas pessoas ilustres, como o vice-governador. Todos são muito bem-vindos a vir curtir nossa festa”, afirmou Mané do Povo.

Além das atividades pela manhã e pela tarde, o domingo contou com apresentações musicais na parte da noite. Subiram ao palco principal da festa atrações como Márcia Felipe, Jonas Esticado e Danielzinho. Segundo o comerciante Genilson Nogueira Souza, a presença de artistas de peso é fundamental para que o turismo e o comércio na cidade e na região se desenvolvam.

“Sou de Nossa Senhora da Glória e desde 2001 trabalho como comerciante nas festas, vendendo maçã do amor e outros produtos. Sempre venho prestigiar a festa do jegue em Itabi. Estou achando boa a festa, está super bem organizada. Tem algumas pessoas de fora, as vendas estão boas. Está sendo bom esse ano por causa das atrações e nos próximos vai ser mais ainda, vai engrenar”, considerou.

O aposentado Pedro José da Silva, de 60 anos, é natural de Nossa Senhora de Lourdes, mas mora há muitos anos em Itabi. Para ele, a mudança de data do festival teve grande impacto na presença do público. “Todo ano venho ver, participo. Neste ano, a data mudou de setembro para dezembro, e por isso muita gente não tomou conhecimento. Mesmo assim tem bastante gente. A tradição da festa é a corrida do jegue, é o que eu mais gosto. Mesmo com o país em crise, é importante preservar a festa e a tradição da corrida”, comentou.

Festival do Jegue

A primeira edição do Festival do Jegue ocorreu em 1979, ainda conhecida como Corrida do Jegue. Em 1997, com a inclusão de outras atividades na programação, o evento tornou-se Festival. Em 2017, a festa aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro, acrescida da realização do 1º Encontro Cultural de Itabi no dia 8.

O Encontro teve a inspiração do tema “Minha Terra, Nossa História” e contou com a presença de artistas como Erivaldo de Carira e Zé Manoel. Na grade de atividades, o Encontro Cultural incluiu manifestações folclóricas, teatro, dança, música e literatura de cordel. No sábado, já dentro do Festival, aconteceu a tradicional cavalgada partindo do Povoado Mata Grande, seguida de atrações musicais.

Foto Victor Ribeiro

Leia também