Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Instituto Banese promove Natal da Gente Sergipana

1

Mais uma edição do Natal da Gente foi realizada Museu da Gente Sergipana

O incentivo à cultura sergipana também é uma das preocupações do Banco do Estado de Sergipe (Banese), que na noite da última quinta-feira, 7, entrou no ritmo natalino com a realização da 5ª edição do Natal da Gente Sergipana. O evento é promovido pelo Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda e tem o objetivo de difundir a cultura valorizando a arte genuinamente sergipana.

De acordo com o superintendente do Instituto Banese, Ézio Deda, o Projeto do Natal da Gente Sergipana faz parte das tradições festivas anuais do Museu da Gente Sergipana. “O museu foi inaugurado em novembro de 2011, quase no período natalino. E a partir de 2012 começamos a comemorar o aniversário do museu junto com o Natal e assim surgiu a primeira edição do Natal da Gente Sergipana. Sempre pensamos em programações que sirvam de investimento e incentivo à cultura e a arte, sempre mesclando o erudito e o popular. Em cada edição buscamos trazer artistas locais para as apresentações”, informou.

Ézio destacou que a principal apresentação é a Orquestra Jovem de Sergipe, que tem o patrocínio do Instituto Banese e é formada por crianças e jovens do bairro Santa Maria. “Nesta edição, também trouxemos a Orquestra Sanfônica, que foi uma relação do clássico com o popular”, explicou.

O superintendente também destacou a participação do público. “A comunidade frequenta muito o Museu e quando chega próximo ao Natal esse evento se torna um grande atrativo para a população. Esse evento, além de valorizar os artistas locais, gera uma forte integração entre o público, levando alegria e descontração às famílias. Esse ano também trouxemos o presépio do artista Véio, que esculpe suas obras em madeira. No mês de agosto já trouxemos algumas esculturas dele para o museu e agora conseguimos expor esse lindo presépio no nosso Natal”, acrescentou.

A programação teve início com a Feirinha da Gente, que contou com 10 barracas vendendo artigos artesanais tradicionais e contemporâneos de economia criativa, confeccionados por artistas sergipanos. As artistas e irmãs Ana Maria Bonfim de Souza Couto e Maria Amália de Souza Gonçalves foram expor seus produtos, que são fabricados em casa. “É um trabalho feito com muito carinho e hoje estamos participando pela primeira vez dessa feirinha no museu e estamos muito satisfeitas em mostrar nossos produtos. Temos diversos produtos de decoração para o Natal”, disse Maria Amália.

O presépio, composto por peças em madeira feitas pelo artista sergipano Véio, foi montado no foyer do museu, dando boas vidas em clima natalino a todos que visitam o local. Já no estacionamento, foi montado um palco para as apresentações musicais, por onde passaram a Orquestra Jovem de Sergipe, a representação teatral de um Auto de Natal, encenado pelo grupo Boca de Cena e também a Orquestra Sanfônica.

Para o diretor Administrativo do Banese, José Marcelino Andrade, a abertura do Natal em Aracaju praticamente virou tradição no Museu da Gente Sergipana. “Cada ano se torna muito mais bonito. É uma forma de valorizar os artistas, e cada ano há uma inovação com diferentes apresentações. Desde o ano retrasado que contamos com a Orquestra Jovem, que faz um belo trabalho numa comunidade carente de Aracaju”, afirmou.

O diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, João Francisco dos Santos, destacou a importância de realizar esse evento natalino. “É no Natal que renovamos nossas esperanças, que lembramos do nascimento de Jesus. O museu preza pela cultura sergipana e o Natal faz parte da nossa cultura. É um momento especial para a família sergipana e lembrar deste momento é muito gratificante para todos nós”, ressaltou.

Aceitação do Público

A população se sentiu encantada com as apresentações. O casal Alexandre Maynard Wendel e Fabíola Jurisse foi prestigiar o Natal ao lado da filha de apenas um ano de idade. “Assim que ficamos sabendo desse evento chamamos nossos familiares e amigos e hoje estamos todos aqui unidos, comemorando essa linda celebração que é o Natal. Este ano é o primeiro Natal ao lado de nossa filha e ela está adorando”, disse Fabíola. Já para Alexandre Maynard, esse é um momento de renovar as esperanças. “Nesse momento difícil que o país está passando iniciativas como essa são fundamentais para alegrar e trazer esperança para a população sergipana”, afirmou.

A aposentada Dilma Barreto sempre participa das atividades realizadas pelo museu e enfatizou sua alegria em prestigiar esse evento natalino. “Eu vim sozinha hoje para esse evento porque gosto dessa distração. Esse momento nos traz a esperança de um mundo melhor. É lindo ver essas artes, ver a apresentação desses jovens, que estão fazendo a música uma forma de viver melhor em busca de novas oportunidades. Estou encantada com as apresentações. Está de parabéns quem organizou esse evento”, pontuou.

A Orquestra Jovem de Sergipe tem mais de três anos e meio e é patrocinada pelo Instituto Banese. O maestro e coordenador pedagógico da Orquestra, Márcio Boer Bonifácio, explica a importância da orquestra para os jovens e crianças do Santa Maria. “Esses jovens têm, muitas vezes, uma realidade difícil, por problemas familiares, questões financeiras, a violência do bairro, então a orquestra é um refúgio para eles e um ponto de partida para transformar suas vidas. Em momentos como esse, eles se orgulham em participar, por se apresentarem para um grande público. Nós agradecemos muito essa grande parceria que temos com o Instituto Banese. Esse é o terceiro ano que participamos no Natal aqui no museu, mas todo ano há uma renovação e um novo desafio para essas crianças da Orquestra”, finalizou.

Da assessoria

Foto Luis Mendonça

Leia também