Aracaju, 29 de março de 2024

Deputado alerta para o crescente número de brasileiros com câncer de pele

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__83E9~1

“Depois do rosa e do azul, em dezembro, o Brasil se veste de laranja para conscientizar a população sobre a necessidade de combater e prevenir o câncer de pele”. Essa foi a afirmação do deputado federal Adelson Barreto (PR) que durante mais um discurso na Câmara mostrou-se preocupado como o número crescente de novos casos da doença no país.

Além de fazer um alerta sobre a importância da prevenção do câncer de pele, o parlamentar destacou que cerca de 176 mil novos casos surgem a cada ano no país, representando cerca de 30% dos tumores malignos.

“Essa campanha tem o objetivo de mostrar às pessoas o quão comum é a doença e como é fácil a sua prevenção e o tratamento. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura”, disse Adelson, destacando que há diferentes tipos de câncer de pele, mas todos eles têm como principal causa à exposição excessiva e sem proteção ao sol.

Segundo Adelson, é importante sempre estar atento aos sintomas. “Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta e que sangra facilmente; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento, podem ser sintomas do câncer de pele”.

“Podemos prevenir”, alertou Adelson, explicando que as altas temperaturas exigem medidas e cuidados para combater e prevenir o câncer da pele, o de maior incidência no Brasil e nos demais países. “O sol não é um vilão, mas a exposição solar indiscriminada, desprotegida e intermitente pode torná-lo um vilão por ele ser o principal fator de risco para o câncer da pele”, concluiu.

Da assessoria parlamentar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também