Aracaju, 28 de março de 2024

ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DO SINCADISE MARCADO POR HOMENAGENS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

Em um evento que reuniu mais de 300 convidados, o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Sergipe (Sincadise), comemorou o aniversário de 80 anos de sua fundação na noite de quarta-feira (13), numa festa realizada no Hotel Sesc Atalaia.

A celebração teve o seu ponto alto com a entrega da Comenda “Júlio Prado Vasconcelos”, mais alta honraria do Sincadise, conferida e pessoas as quais contribuíram para o desenvolvimento do setor do comércio atacadista e distribuidor em Sergipe. Foram homenageados os ex-governadores João Alves Filho e Albano Franco, o atual governador do Estado Jackson Barreto e o ex-presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Paulo Pennacchi.

Além deles, os ex-secretários de Estado da Fazenda Max Andrade e Fernando Mota, juntamente com o atual secretário da fazenda do município de Aracaju, Jeferson Passos, receberam placas com mensagem de honra ao mérito, por ajudarem o setor durante suas gestões. A denominação da Comenda “Júlio Prado Vasconcelos” é uma homenagem ao empresário nascido em 1908 e que atuou no setor desde 1916 até o ano de sua morte, em 2002, se tornando a maior referência do século passado no ramo do comércio atacadista.

Os homenageados foram comendados pelo presidente da ABAD, Emerson Luiz Destro, pelo presidente do Sincadise, Hugo Lima França e pelo vice-presidente da ABAD, Juliano César Faria Souto. Paulo Pennacchi destacou a sua gratulação em receber a Comenda Júlio Prado Vasconcelos.

“Estou vivendo um momento importante aqui em Aracaju, receber a comenda e comemorar o aniversário do Sincadise, que completa 80 anos de atuação sindical, trabalhando pelo crescimento do comércio atacadista em Sergipe. Este é um momento de muito orgulho para mim. Ficamos muito contentes de retornar ao estado para essa ocasião e de encontrar uma entidade madura, fortalecida e atuante em defesa do setor atacadista e alinhada com os princípios da Abad e da Fecomércio. Sabemos que a união é caminho para o fortalecimento, juntos podemos fazer muito mais”, destacou Pennacchi.

O presidente da ABAD, Emerson Luiz Destro, lembrou a importância do setor de comércio atacadista e distribuidor em Sergipe, valorizando a atuação do Sincadise, e no Brasil, enfatizando a capacidade de atendimento e distribuição de produtos por todo o território nacional.

“O setor atacadista e distribuidor atende mais de um milhão e cem mil empresas do varejo em todo o Brasil, somos responsáveis pela circulação de mercadorias em todos os 5.570 municípios, alimentando principalmente o pequeno varejo, que é o mais próximo das pessoas. Temos a importante missão de fazer fluir o comércio, como o principal setor provedor de produtos para a população. Em Sergipe não é diferente. O comércio atacadista e distribuidor é a principal alavanca do desenvolvimento econômico, pois atendemos a todos. Fico muito orgulhoso de participar da comemoração dos 80 anos do Sincadise, celebrando essa importante e renomada instituição sindical”, disse Destro.

Os homenageados Albano Franco e João Alves Filho enviaram como seus representantes, o imortal da Academia Sergipana de Letras, escritor Marcos Melo, e o superintendente do Patrimônio da União, Marcos Alves, para receberem suas comendas. Já o governador Jackson Barreto foi representado pelo governador em exercício, Belivaldo Chagas, que agradeceu a comenda e enfatizou a importância do setor em Sergipe.

“A gente comemora esse momento em que o sindicato completa 80 anos de existência. É um sindicato forte, organizado, que tem como principal objetivo aprimorar o comércio como um todo, com trabalho e desenvolvimento, feito de forma conjunta. A gente vem, parabeniza, participa e fica satisfeito de saber que temos hoje um comércio pujante pela organização existente no sindicato. Parabéns a todos que fazem o Sincadise e contribuem para o desenvolvimento da nossa economia”.

O presidente do Sincadise, Hugo Lima França, valorizou a história da entidade e sua trajetória de lutas em defesa dos interesses do setor empresarial da atividade que é a principal responsável pela circulação de mais de 23 bilhões de reais anuais na economia sergipana, já que é a base fundamental para toda a alimentação dos setores de comércio e serviços em Sergipe.

“Quero dizer da minha alegria de ter o prazer de comemorar essa data tão importante. São 80 anos, não é fácil. A nossa missão principal é desenvolver o comércio atacadista como um dos mais importantes setores da economia sergipana, sempre lutando para incentivar novos negócios e apoiar os existentes. Passamos por grandes mudanças nos últimos anos, estamos lutando e sobrevivendo. Com muitas lutas e vitórias, conquistamos melhorias para o setor e as pessoas aqui representadas merecem suas homenagens, pois têm sua parcela de contribuição para a fortaleza do comércio atacadista e distribuidor em nosso estado. Somos fortes, e assim continuaremos”, afirmou Hugo França.

O dia 03 de outubro de 1937 marcou uma mudança nas relações de consumo em Sergipe. Foi fundado por empresários que buscaram se organizar para poder oferecer melhores serviços para os comerciantes do estado, o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Sergipe (Sincadise) dando agilidade aos processos de vendas, fortalecendo a representatividade, com o aprimoramento do comércio atacadista e distribuidor, promovendo o desenvolvimento do setor produtivo em Sergipe, fortalecendo a economia sergipana.

A entidade passou por evoluções constantes ao longo dos anos, chegando ao seu octogésimo aniversário mantendo a credibilidade e confiança dos empresários que encontraram na entidade, seu braço forte na luta pelo desenvolvimento do comércio em Sergipe. Sempre assegurando aos empresários associados as melhores condições de competitividade, na busca por resultados positivos do crescimento da categoria que representa uma grande parte do PIB sergipano, com ações de aperfeiçoamento e orientação empresarial, ajudando as empresas do setor a conquistarem mais produtividade, além de prestar assessoria para as empresas, garantindo a relação harmoniosa entre as categorias econômicas dos setores de comércio e serviços com a indústria, já que os atacadistas são os seus representantes.

O vice-presidente da ABAD, Juliano César, agradeceu ao apoio provido pelo governador do Estado, Jackson Barreto, à atividade, vaticinando o atendimento nas questões de ordem tributária, que têm dado mais fluidez para o funcionamento dos atacadistas em Sergipe.

“Nós temos um estado que favorece a competitividade, devido à atuação dos nossos homenageados. Destaco a importância do governador Jackson, que é um homem sensível aos nossos pleitos, atendendo os nossos pedidos, o que gera um melhor ambiente de negócios em nosso estado”.

Participaram da solenidade acontecida no Hotel Sesc Atalaia, o superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, o presidente da CDL de Aracaju, Brenno Barreto, o presidente do Sicofase, Alex Garcez, e o presidente da ACESE, Marco Aurélio Pinheiro.

Por Márcio Rocha

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também