Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Seidh Conselho da Criança financiam projetos de cinco entidades sergipanas

2

A seleção foi feita por meio de edital publicado em maio, com o objetivo de fomentar atividades voltadas para o desenvolvimento de ações nas áreas de promoção e proteção à criança e ao adolescente

Representantes das cinco Organizações da Sociedade Civil (OSC) cujos projetos foram selecionados para receber recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNDECRIA) assinaram, na tarde desta última quarta-feira, 13, Termo de Fomento com a Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Ao todo, elas receberão R$ 650 mil para o desenvolvimento das atividades previstas em cada projeto.

A seleção foi feita por meio de edital publicado em maio, com o objetivo de fomentar atividades voltadas para o desenvolvimento de ações nas áreas de promoção e proteção à criança e ao adolescente. Foram contemplados o Centro Integrado Raio de Sol – CIRAS, o Instituto Dom José Brandão de Castro, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC, a Associação Beneficente Santa Terezinha do Menino Jesus e a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, conforme explica o secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral.

“São instituições com grandes serviços prestados, com ações que atendem crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade em todo o estado, nas suas diversas funções. É um momento muito importante porque o Estado volta a conveniar com entidades, após o novo marco regulatório e a partir da seleção criteriosa e técnica do Conselho”. Ainda segundo o gestor, a nova determinação legal possibilita maior participação e transparência. “É algo necessário para que toda a sociedade e os órgãos de controle tenham acesso. O desafio é prestar o serviço, fazer a assistência, incluir o voluntariado, aplicar o recurso público com transparência, com eficiência e atendendo à nova determinação legal”, detalhou o secretário.

A presidente do CEDCA, Luzijan Aragão, parabenizou os presidentes das entidades pela qualidade dos projetos contemplados. “Vocês vêm num momento muito importante, em que se faz necessária a participação da sociedade junto ao poder público. A gente está muito feliz porque a sociedade civil atendeu o nosso chamado e superou nossas expectativas no que se refere à qualidade dos projetos e, em especial, dos planos de trabalho, que nós iremos acompanhar. Quero parabenizar todos vocês e pontuar que um dos pontos mais positivos é que foram contempladas instituições com alcance em todo o estado. Foi a primeira vez, inclusive, que tivemos uma instituição que não tem sede na capital”, disse Luzijan.

Essa entidade foi a Filarmônica Nossa Sra. da Conceição. Com sede em Itabaiana, ela atende a 650 alunos e receberá R$ 200 mil para a manutenção das atividades, e pagamento de professores e monitores. “Creio que isso se deve a todo o trabalho realizado na região do Agreste, já que absorvamos alunos de diversas cidades. É um trabalho voltado para a erradicação do trabalho infantil e para a inclusão social, usando um veículo magnífico que é a música. Temos uma história de 272 anos de existência. Itabaiana não era nem cidade quando foi criado este grupo musical, como uma Orquestra Sacra, em 1745. Hoje, Itabaiana respira música. Ficamos felizes por isso e por contar com esse apoio do Estado e do Conselho”, concluiu o maestro Valtênio Alves de Souza.

Foto: Ascom / Seidh

Leia também