Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Balaio de gatos

Na época da UDN e do PSD, quem era de um lado não dirigia sequer a palavra a alguém de outra facção. Com a reabertura política, veio o pluripartidarismo, tendo a convivência entre os adversários se tornado respeitosa. Hoje, com a ideologia em desuso em todos os partidos, formam-se coligações que mais parecem feijão de cego, tamanha a variedade de pensamentos entre os integrantes do mesmo bloco político. Agora mesmo, o governista PRB ameaça se bandear para a oposição caso o seu líder Heleno Silva não seja contemplado com uma vaga na chapa majoritária. Portanto, nas eleições de 2018 o voto ideológico ficará ainda mais em desuso. Como os caciques partidários estarão preocupados unicamente em vencer o pleito, se juntarão com adversários de ontem para enfrentar aliados de hoje. Será nessas alianças políticas assemelhadas a um balaio de gatos que o eleitor terá a difícil missão de escolher os futuros presidente da República e governador de Sergipe, dois senadores, deputados estaduais e federais. Lastimável!

Compasso de espera

Ficou para 2018 o julgamento dos recursos impetrado no Tribunal Superior Eleitoral pelos deputados estaduais cassados sob a acusação terem usado indevidamente recursos públicos. O relator do processo, ministro Luiz Fux, já emitiu parecer pela manutenção das cassações dos parlamentares sergipanos.

Não esqueça

Você ainda lembra quais foram os nove deputados estaduais cassados sob a acusação de terem metido a mão grande nas verbas de subvenção da Assembleia? Para clarear sua memória, segue a relação dos condenados: Adelson Barreto, João Daniel, Augusto Bezerra, Paulinho das Varzinhas, capitão Samuel Barreto, Gustinho Ribeiro, Jeferson Andrade, Zezinho Guimarães e Venâncio Fonseca. Apesar de cassados, todos seguem no bem bom de seus mandatos. Aff Maria!

Paga a conta

O motorista embriagado que causar acidentes poderá ser obrigado a pagar as despesas com a assistência às vítimas. É o que prega projeto de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PP), aprovado pela Assembleia Legislativa. Segundo a parlamentar, além da perda de vidas nestes acidentes, o estado tem que arcar com as despesas hospitalares. “Isso não é justo”, discursa Maria. Certíssima!

Viva o Lions!

O senador sergipano Elber Batalha (PSB) ressaltou a importância para a sociedade do Lions Clube Internacional. “Em Sergipe, esta instituição se destaca por ações visando prevenir a cegueira, restaurar a visão e melhorar o atendimento na área da Oftalmologia”, discursou Elber.

Feitiço coletivo

Olha o que publica a coluna Radar, da revista Veja.com: “Dirigentes do PMDB de 10 estados, entre eles Sergipe, Alagoas, Paraná, Piauí e Pernambuco, prometem fazer uma quizumba contra a presidência da Romero Jucá durante a convenção do partido, marcada para a semana que vem.Diante da conflagração, Eunício Oliveira prometeu a um grupo de descontentes tentar convencer Jucá a adiar a reunião da sigla”. Pé de pato, mangalô três vezes!

Quaraquaqua

De um gaiato, ao ler num portal de notícias que o novo presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, conselheiro Ulices Andrade, se comparou a um juiz: “Só se for árbitro de futebol e olhe lá!”. Misericórdia!

Módicas parcelas

O Senado aprovou projeto permitindo a renegociação das dívidas de produtores rurais, estabelecendo descontos no pagamento de débito. Pela proposta, os agricultores em dívida com o Funrural poderão quitá-la pelo prazo de até 176 meses. Para tanto, precisam pagar uma entrada de 0,8% da receita mensal média obtida no ano anterior. Serão concedidos também descontos de 100% nos juros e multas de mora. Para vigorar, o projeto depende da sanção presidencial.

Toque de caixa

Às vésperas do recesso parlamentar, os vereadores de Aracaju aprovaram, numa única sessão, 33 projetos de Lei, nove requerimentos, um projeto de resolução e um substitutivo. Destas proposituras, nove foram aprovadas em redação final, ficando dependendo apenas da sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Martelo batido

O PT não abre mão da candidatura de Rogério Carvalho ao Senado. Pelo menos é o que garante o deputado federal petista João Daniel. Segundo ele, algumas lideranças estão querendo criar animosidade entre os aliados do governador Jackson Barreto (PMDB, “mas não conseguirão, pois há um clima de unidade entre os partidos da situação”. Então, tá!

Recorte de jornal

2

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 12 de setembro de 1914.

Resumo dos Jornais

Leia também