Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CERIMONIALISTAS PEDEM REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

Representantes do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP), instituição que agrega profissionais de cerimonial que exercem função junto aos órgãos públicos, entidades e empresas de todo o Brasil, reuniram-se na tarde desta quinta-feira (14) com o líder no Congresso Nacional, André Moura (PSC-SE), para apresentar duas demandas relacionadas à atividade.

Por meio do presidente, Silvio Lobo Filho, os cerimonialistas reforçaram junto ao líder a necessidade de regulação da profissão, cuja matéria é tratada no Projeto de Lei 5425/2009. O texto já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e de Serviço Público (CTASP) e pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Falta agora definir quem será o relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

De acordo com o presidente, é preciso que a profissão seja regulamentada, com a devida qualificação dos cerimonialistas. Como ação complementar, o presidente Silvio defendeu que sejam criados um conselho federal e conselhos estaduais de cerimoniais para que haja a devida fiscalização da atividade.

Após ouvir os pedidos feitos, o líder se comprometeu a ajudar. “Conversarei com o presidente da CCJC para que seja definido um relator para o projeto o mais rapidamente possível. Com isso, poderemos acelerar a tramitação do projeto aqui dentro da Câmara”, afirmou. Além do presidente do CNCP, participaram da audiência os cerimonialistas Astrogildo Lima Franco e Raab Simões.

Por Marcelo Gomes

Foto: Nefy Dias

Leia também