Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

NATAL: INAUGURAÇÃO DA CIDADE CENOGRÁFICA DE ESTÂNCIA

1

Uma cidade que abriga toda a magia do Natal. Assim é o Natal Iluminado de Estância, uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. Inaugurado na noite de ontem, sexta-feira, 15, na Praça Rio Branco, o espaço cenográfico é um convite a pessoas de todas as cidades a se envolver com o encanto da data e voltar a sonhar com dias cada vez melhores.

A abertura oficial foi feita pelo prefeito Gilson Andrade, acompanhado da vice-prefeita, a professora Adriana Leite, e vereadores. Na oportunidade, o público presente foi convidado a fazer um tour pelo espaço ricamente decorado. A primeira parada ocorreu em frente ao presépio, onde todos juntos rezaram o Pai Nosso pedindo a proteção divina para os festejos natalinos.

Em seguida, um grupo de crianças recebeu a incumbência de procurar pelo Papai Noel, que estava adormecido em uma das casas que compõem a cidade cenográfica. Após encontrá-lo, o Bom Velhinho foi conduzido até as autoridades para que ordenasse o acendimento da iluminação natalina, oportunidade na qual todos puderam apreciar um espetáculo de luzes e cores.

Além de abrigar o brilho do Natal, o espaço foi pensado para ir além da visitação, sendo permitido ao público interagir com a decoração, personagens, artesãos que comercializam produtos, assim como com as apresentações artísticas. E por falar em atrações, a primeira noite foi marcada pela presença do Coral Estanciano Vozes da Cidade Jardim, show da cantora Gospel Fernanda Azevedo e do grupo RR Instrumental.

Presenciando cada detalhe, Rosa Vieira, presidente da Associação de Artesãos Mãos Unidas, parabenizou a iniciativa da gestão municipal. “O Natal é uma data comemorativa festejada por todos, é uma festa familiar. A montagem da cidade cenográfica natalina só vem contribuir para ampliar esse clima de fraternidade. É também mais uma oportunidade para que, nós artesãos, mostremos a riqueza do artesanato de Estância”, destacou ela.

Cultura e turismo

Em meio ao público que prestigiou a inauguração estava Wilma Cruz dos Santos, 18 anos. Ela foi conferir de perto o cenário e gostou muito do que viu. “Estou achando linda a ornamentação. O prefeito presenteou os estancianos com esse projeto e está de parabéns. Achei muito legal mesmo e pretendo, nesses dias de festa, aproveitar e curtir bastante”, afirmou a jovem.

Diante de tantas demonstrações de agradecimento e feliz com o sucesso do projeto idealizado para dar à Estância mais um atrativo turístico, o prefeito Gilson Andrade declarou a emoção de dividir o momento com toda a população estanciana. “Tenho muita gratidão por todos que me permitiram está aqui, na condição de prefeito, fazendo a inauguração dessa linda cidade cenográfica já no meu primeiro ano de mandato. Realmente, o mês de dezembro nos proporciona uma reflexão para que possamos ser cada vez mais solidários. É um momento de muita alegria contemplar tudo isso”, disse ele.

O gestor municipal também ressaltou a felicidade de estar colhendo um importante fruto na esfera cultural, proveniente de uma semente plantada em sua administração, a partir da criação da Escola Estanciana das Artes. “Tivemos a apresentação do coral, que é composto por pessoas que iniciaram aulas de canto há poucos meses e já estão nos encantando por meio de sua voz. Trata-se de um coral que possui pessoas de diversos seguimentos, o que é, acima de tudo, inclusão social. É isso que estamos fazendo: inserindo pessoas e contribuindo para a cidadania. Fico muito feliz com a grandiosidade de tudo o que já fizemos até aqui. Com fé em Deus iremos fazer muito mais nos próximos anos”, acrescentou o prefeito Gilson Andrade.

Para o secretário da Cultura e Turismo Carlos Menezes Júnior, a cidade cenográfica representa o “renascimento das famílias estancianas no ambiente de Natal. Estamos presenciando a alegria do nosso povo voltando aos semblantes e os lares”, declarou ele ressaltando um dos pontos altos da inauguração. “Juntos oramos por um mundo mais justo e pela paz nos corações das pessoas. Esse clima vai permanecer até o dia 30 de dezembro, com diversas atrações culturais voltadas à cultura”.

Além da praça Barrão do Rio Branco, quem circular por Estância vai se deparar com outros pontos decorados com as luzes de Natal, a exemplo da fachada da Prefeitura e toda a extensão da avenida Capitão Salomão.

Foto: Rasiel Calazans

Por Alessandra Franco

Leia também