Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Funcionários da cozinha recebem treinamento educativo na MNSL

1

O objetivo do evento, que teve início no último dia 7 e prossegue até sexta-feira, 15, é promover a alimentação saudável dos colaboradores

Conhecer melhor a alimentação é questão de saúde. Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), as equipes que trabalham na cozinha estão sendo treinadas e informadas sobre como manipular alimentos e, mais que isso, saber para que serve cada um deles e o que pode oferecer de proteínas para o organismo. O objetivo do evento, que teve início no último dia 7 e prossegue até sexta-feira, 15, é promover a alimentação saudável dos colaboradores.

As estagiárias de Nutrição da UFS, Camila dos Santos Silva e Luana Edla Lima, são as responsáveis pelo evento e explicam que as ações realizadas na Nossa Senhora de Lourdes, são voltadas para as boas práticas de manipulação dos alimentos. “As pessoas produzem as refeições mas não sabem o porquê da escolha daqueles alimentos, sendo em ambiente hospitalar, principalmente uma maternidade”, observou a estagiária em nutrição, Camila Silva.

“Nosso foco é mostrar o que é um alimento seguro, ou seja, livre de contaminação e de micro-organismo que possam causar doenças que podem ocorrer de forma química, física ou biológica”, atentou Camila. Ela disse ainda que é importante abordar os 10 passos para uma alimentação saudável no dia a dia. São eles: fracionamento de refeições, consumir seis porções do grupo de cereais, consumir três porções de verduras e legumes, comer arroz e feijão todos os dias ou no mínimo cinco vezes na semana., consumir três porções de leite  por dia e consumir no máximo uma porção de óleos, incluindo azeite no dia.

Aconselha ainda evitar refrigerantes, diminuir o sal, ingerir dois litros de água por dia e  praticar exercícios físicos por, no mínimo, 30 minutos ao dia. Mas, é preciso cuidado com os mitos que são: ficar horas sem se alimentar emagrece;  consumir alimentos diet e light para ser saudável; existem alimentos que engordam; adoçante é melhor que açúcar; suco detox e água com berinjela ajudam a emagrecer, além de reduzir os níveis do colesterol ruim. “Tudo isso é falso!”, alertou.

Descoberta

Para quem participa do curso, a oportunidade abre, sem dúvida, um leque para uma nova visão da cozinha. Quem trabalha ali, no dia a dia, passa a descobrir um novo mundo. “Para mim tem sido muito importante, porque passei a conhecer os alimentos com os quais trabalho. Sei, agora, o que ofereço de saudável às pessoas. Cozinho com mais atenção e sempre entendendo como é importante manipular os alimentos de forma correta para que a saúde das pessoas seja favorecida”, declarou a funcionária da cozinha, Solange Batista Santos.

Foto assessoria

Leia também