Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Parcerias com setor privado apontam com uma das alternativas contra a crise

1

Em tempos de crise, é preciso se reinventar. E para um gestor público, em momentos de baixa arrecadação e dificuldades financeiras, usar a criatividade e modernizar a forma de gerenciar é a melhor saída para honrar com os compromissos assumidos junto à população. Dessa forma, a atual gestão da Prefeitura de Aracaju tem adotado como alternativa o uso de parcerias com o setor privado, que, desde o início do ano, tem trazido diversos benefícios para a população e inovado a forma de governar.

O prefeito Edvaldo Nogueira vê nas parcerias uma conquista a ser comemorada. “Temos que pensar fora da caixa, ver quem é parceiro. Essa ideia de parceria é fundamental nesse momento de crise e de dificuldade de caixa. Temos que ter parceiros para podermos efetivamente melhorar a vida das pessoas e eu estou muito feliz porque tenho encontrado parcerias extraordinárias”.

Para o secretário municipal da Comunicação Social, Luciano Correia, trata-se de uma alternativa para o atual momento econômico para as gestões públicas. “A crise que o país enfrenta obriga o poder público a repensar suas estratégias para resolver os problemas e para prestar os serviços. A gente tem feito as parcerias para vários setores que beneficiam a população e sem custo para a Prefeitura”, explica o secretário municipal da Comunicação Social, Luciano Correia.

Obras e mobilidade

Com a realização destas parcerias, a população é beneficiada em diversos pontos. Um deles é a mobilidade urbana. Em setembro deste ano, o bairro Coroa do Meio ganhou uma nova via. A avenida Dr. José Augusto Soares Barreto, que fica no entorno do shopping Riomar, foi uma compensação (urbanística e ambiental) do centro de compras pela autorização, dada pela prefeitura, para a ampliação do prédio.

Todos os custos da obra – cerca de R$ 3 milhões – foram arcados pelo grupo empresarial proprietário do shopping. A nova via, cuja extensão é de 1 km, representa um avanço na mobilidade urbana, pois desafoga o trânsito na localidade, e protege a vegetação nativa situada às margens do rio. “A parceria iniciou no momento de aprovação do projeto de expansão do shopping. Houve uma solicitação da Prefeitura, que foi aceita pelo shopping e avançamos com essa parceria ao longo da expansão”, explica o superintendente do shopping Riomar, Renato Martins.

Recentemente, um acordo firmado entre a Prefeitura e a Universidade Tiradentes (Unit), vai revitalizar um importante prédio de Aracaju, o Palácio Inácio Barbosa, antiga sede do Poder Executivo Municipal, que será transformado no Museu Memorial de Sergipe.

A Prefeitura autorizou a cessão de uso do imóvel, que fica localizado na Praça Olímpio Campos, ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ligado à Unit. A propositura, que estabelece um prazo de concessão de 20 anos, para que o ITP desenvolva atividades museais e educacionais de interesse da comunidade, será enviada para ser submetida à análise dos vereadores da cidade. O investimento da Universidade será em torno de RS 5 milhões.

Outro exemplo de obras que trouxe benefícios à população de Aracaju vem da parceria entre a administração municipal e a rede de supermercados Assaí. Em julho deste ano, as praças João de Menezes Barros Filho, no bairro Olaria, e Jaime Araújo Andrade, no bairro José Conrado de Araújo, começaram a passar por reformas e o Assaí será responsável pela manutenção dos espaços pelos próximos dez anos.

Resgate cultural

As festas de fim de ano, queridas pelos aracajuanos, estão de volta em 2017: o Natal Iluminado, a decoração natalina no Parque da Sementeira e o Réveillon na Orla de Atalaia. Após serem esquecidas pela gestão passada, as comemorações de fim de ano eram lembradas com saudade por cidadãos e turistas que, agora, poderão ver novamente uma cidade iluminada e a queima de fogos na virada do ano.

Isso foi possível graças às parcerias feitas pela Prefeitura de Aracaju. A Praça Fausto Cardoso recebe, desde 1º de dezembro, iluminação especial e uma programação cultural variada. Até o dia 6 de janeiro, quem circular pelo Centro da cidade, poderá ver a decoração do Natal Iluminado e se divertir com músicas e diversas apresentações culturais.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) investiu cerca de R$ 400 mil na iluminação e a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) entrou com a programação. A parceria deu certo e está levando centenas de pessoas diariamente à praça Fausto Cardoso.

Ainda no Natal, o Parque Augusto Franco (Sementeira), terá novamente uma iluminação especial. O prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Energisa, Ricardo José Charbel, assinaram o termo de parceria para iluminação natalina do parque e a montagem do presépio, que será inaugurada hoje. A expectativa é o número de visitantes, da cidade e turistas, aumente durante o período natalino. “A Prefeitura tinha um projeto, analisamos e entramos com os recursos. Estamos muito felizes em participar e entendemos que esse é um passo importante e um caminho a ser seguido”, afirma Charbel.

Para o presidente da Funcaju, Silvio Santos, este tipo de parceria proporcionou à cidade respirar novamente um clima natalino. “As buscas de parcerias são soluções criativas e eficientes para se enfrentar a crise e é o que se exige hoje de um gestor moderno. Já esta aí a iluminação natalina no Centro da cidade e será montada também no Parque da Sementeira, que é de fundamental importância neste momento, para criar este clima na cidade”.

Já a festa do Réveillon 2018, que acontecerá na Praia de Atalaia, também é fruto de uma Parceria Público Privada. Desta vez, os parceiros são o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp).

Social

As parcerias com o setor privado também chegaram à área social. Os moradores do bairro 17 de Março, durante oito meses, terão a presença do Serviço Social do Comércio (Sesc) na localidade. O projeto “Com Unidade”, que foi lançado no último dia 3, é um projeto piloto. Trata-se de um ponto fixo do Sesc instalado no bairro, em um espaço cedido pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que desenvolverá, durante oito meses, diversas ações para a comunidade. No local, trabalharão um educador social, um assistente social e um técnico de esporte, que desenvolverão ações contínuas, como cursos e oficinas voltados para qualificação e geração de renda.

O vereador Jason Neto elogia a iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira em buscar as parcerias. “Como acompanhamos a atual situação, não só de Aracaju, mas de todo o país, sabemos que a saída são as parcerias com o setor privado. Eu não tenho dúvidas que o prefeito Edvaldo Nogueira acertou e outras parcerias serão feitas para o bem da cidade de Aracaju. O futuro deste país é dessa forma. Então, quem sai na frente, dá um passo gigantesco para a melhoria da cidade. Essa é a saída para os gestores do país”.

No lançamento, foi oferecida à população uma série de serviços de assistência, campanhas de saúde, oficinas, atividades culturais e artesanais, além da programação de esporte e lazer para crianças e adolescentes. O Com Unidade é fruto da parceria entre a Prefeitura de Aracaju, a Federação do Comércio de Sergipe, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Instituto Mariana Moura.

PMA

Foto: Marco Vieira

Leia também